terça-feira, 30 de maio de 2006

MISTÉRIO DA CLARIDADE



Antonio Alves

O que significa este céu azul em que passeiam leves nuvens de branquíssimo algodão, esta luz espalhada por sobre o verde limpo, este brotar repentino de flores amarelas por toda parte?

O que quer dizer uma chuva forte na tarde do derradeiro domingo de Maio? Por que essa insistente cantoria de passarinhos, essa algazarra de crianças, esse pé-de-vento que resolve, de repente, espalhar as folhas no terreiro?


Há algo inexplicado na cor muito viva dessa parede nua, que exibe seus tijolos, e na maneira como o sol faz e desfaz e refaz sobre ela desenhos de sombra e luz.

Aqueles cachorros brincando na beira da estrada, o modo com saltam e correm, o olhar que me dirigem quando passo, sem medo, como se me convidassem a entrar no jogo, isso certamente é um enigma.


Há, sem dúvida, um motivo para que justamente agora aquela linda moça desça do ônibus e sorria para o namorado que a esperava e se abracem e saiam caminhando de mãos dadas, conversando tão alegres.

E o sabor desta fruta, que fica na memória muito tempo depois de ter estado na boca, traz uma mensagem e quer comunicar alguma coisa muito importante.


O que há, afinal, por trás de tudo isso?


Li o texto do Toinho Alves, no blog O Espírito da Coisa, e fiquei com água na boca ao lembrar do cupuaçu colhido ontem. Quebrei-o na tentativa de encontrar dentro dele alguma dica para decifrar os enigmas. Permanece o mistério da claridade.

5 comentários:

  1. Anônimo12:42 AM

    Ai, Altino, e ele ainda pergunta o que há, depois de nos encher os olhos, a boca, a alma de tanta doçura e luz e beleza?
    Estou aqui escolhendo com o que me deleito: com o cupuaçu (essa foto me encheu a boca d'água) ou com esse canto do Antônio cheio de delícias para todos os sentidos.
    Que maravilha!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo6:25 AM

    Também fiquei com água na boca ao ver esta fruta maravilhosa. Me lembro de um creme de cupuaçu preparado por uma acreana com todo o carinho. Que maravilha.... oh saudades deste Acre!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo11:29 AM

    Humm eu também estou aqui com água na boca só de ler e ver a foto do Cuapuçu.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo2:16 PM

    Depois que a tarde escancarou sua alegria.
    O sol que por todo dia se despiu.
    Deixou as estrelas espelharem-se, sobre
    o leito calmo do aquiri meu rio.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo2:28 PM

    Ô altino !
    O cupuaçu está deliosamente lindo. Mas
    este céuzão maravilhoso visto com as lentes do toinho, me desculpe...
    são do carrrrrraaawwoodczxsd !!!

    ResponderExcluir

Comentários neste blog passam por minha moderação, o que me confere o direito de publicá-los ou não. Textos assinados por mim refletem exclusivamente a minha opinião e não a das instituições para as quais trabalho ou venha a trabalhar. A reprodução do conteúdo é livre, desde que seja preservado o contexto e mencionada a fonte.