terça-feira, 11 de abril de 2006

AS ROLAS

Essas são as duas rolas que nasceram naquele ninho, com dois ovinhos, mostrado aqui na semana passada. As rolas são péssimas arquitetas de ninhos, tecidos malmente com talos secos de capim.

Também são preguiçosas e costumam se apossar de ninhos abandonados por outras aves. Não apresentam porte ou plumagem que causem encantamento quando adultas, mas os filhotes são tão feinhos quanto corujas.

Segundo o dicionário Houaiss, rola, que também significa pênis, é citada como exemplo, em lingüística, de tabuísmo: palavra, locução ou acepção tabus, consideradas chulas, grosseiras ou ofensivas demais na maioria dos contextos.

- São os chamados palavrões e afins, e referem-se geralmente ao metabolismo (cagar, mijar, merda), aos órgãos e funções sexuais (caralho, pica, boceta 'vulva', colhão, cona, foder, pívia, crica, pachoucho etc.), incluem ainda disfemismos pesados como puta, veado, cabrão, paneleiro, expressões tabuizadas (puta que pariu) etc.

As rolas são aves columbiformes. Clique sobre a foto para conferir, na borda do ninho, a falta de higiene da mãe rola.

3 comentários:

  1. Anônimo6:55 PM

    Escatologia aqui e no Ambiente Acreano

    ResponderExcluir
  2. Anônimo7:25 PM

    Achou ruim? Muda pra Brasília, leia os jornais, assista TV...

    ResponderExcluir
  3. Anônimo7:37 AM

    "Achou ruim? Muda pra Brasília, leia os jornais, assista TV..."
    Prefiro as rolas.

    ResponderExcluir

Comentários neste blog passam por minha moderação, o que me confere o direito de publicá-los ou não. Textos assinados por mim refletem exclusivamente a minha opinião e não a das instituições para as quais trabalho ou venha a trabalhar. A reprodução do conteúdo é livre, desde que seja preservado o contexto e mencionada a fonte.