segunda-feira, 10 de abril de 2006

AOS POVOS INDÍGENAS

A Justiça Federal no Acre apresenta amanhã, a partir das 10 horas, no seu Espaço Cultural, a exposição "Nossos Índios em Traços e Cores", com telas do artista plástico acreano Uelinton Santana.
A exposição, que permanecerá até o final de abril, é uma homenagem aos povos indígenas do

Acre.

A administração da Justiça Federal no Acre transformou, em 2005, o hall de entrada do seu prédio em espaço destinado a manifestações culturais. Em 2006, o Espaço voltou a ser palco de manifestações da arte acreana. Nesse ano, foram realizadas duas exposições, somando cinco artistas expositores.


A Justiça Federal é responsável pela resolução de todos os conflitos jurídicos que envolvem direitos indígenas. Para o diretor do foro, o juiz federal David Wilson de Abreu, a iniciativa abre um caminho no processo de humanização da justiça e de melhor compreensão da causa indígena.

- A exposição agrega valor cultural à atividade fim da justiça, que é a resolução de conflitos através do processo. Dessa forma, entendemos que a contribuição para uma sociedade mais consciente está sendo dada, pois quando compreendemos nossa cultura, a vida em sociedade se torna muito mais fácil - assinalou o juiz.

O artista
Uelinton Santana é acreano e começou a pintar desde cedo. Sua técnica chamou a atenção quando expôs fora do Estado, em coletivas. As vinte telas da exposição mostram a leitura do artista sobre os povos indígenas do Acre, com uma forte carga de crítica social.

Premiado com a menção honrosa no último Salão de Artes Plásticas Hélio Melo, Uelinton tem um trabalho marcado pelo experimentalismo em técnica mista, o que confere às suas obras uma força ímpar.

O vernissage contará com a presença do Secretário dos Povos Indígenas, Francisco Pinhanta, do presidente da Fundação Elias Mansour, Assis Pereira, do Administrador da FUNAI no Acre, Antônio Apurinã e de representantes indígenas.

3 comentários:

  1. Anônimo1:03 PM

    Já fiz tanta entrevista com Ueliton, e o mais interessante é que ele sempre apresenta novidades a cada exposição. Vencedor, trabalha com muito esforço e não espera por ninguém. E o talento, é só ir conferir na exposição!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo3:17 PM

    Parabens a voce Uelinton por seu lindo e cultural trabalho, parabens ao Ministerio publico pois dessa forma mostra tambem o outro lado da justica, parabens a todos nos povos indigenas, por sermos tao lindos, diferentes, e com nossas diferencas unidas em um so objetivo, defender nossa causa e nossa casa, nossa terra. Gostaria muito de estar nessa exposicao, mas como nao posso, fica pra proxima...Yaka

    ResponderExcluir
  3. Anônimo3:29 AM

    bonjour, je suis parisien et j'aime beaucoup les peintures de Uelinton Santana.
    Uelinton fait un travail magnifique.
    Stéphan
    tropicalcolor@hotmail.com

    ResponderExcluir

Comentários neste blog passam por minha moderação, o que me confere o direito de publicá-los ou não. Textos assinados por mim refletem exclusivamente a minha opinião e não a das instituições para as quais trabalho ou venha a trabalhar. A reprodução do conteúdo é livre, desde que seja preservado o contexto e mencionada a fonte.