domingo, 6 de abril de 2014

Acre está isolado e esgotado por causa da cheia do Rio Madeira


De passagem pelo único shopping do Acre, em Rio Branco, constato que oito dos dez sanduíches do cardápio da franquia Bobs estão com aviso de “esgotado”. Até a máquina de suco exibe o mesmo aviso por causa do isolamento do Acre do restante do país há mais de 15 dias, em decorrência da cheia do Rio Madeira, que inundou vários trechos da BR-364.

Encontrei um fazendário, que trabalha no posto fiscal da Tucandeira, na divisa do Acre com Rondônia. O posto dista 180 quilômetros da confluência dos rios Madeira e Abunã, onde atracam as balsas carregadas de caminhões - os que conseguem romper a rodovia inundada com destino ao Acre. Ele explica:

- Existem duas balsas operando na travessia do Madeira. Cada balsa demora 16 horas para subir e mais 14 horas para descer o rio transportando cada uma no máximo oito carretas.

Um comentário:

Carlos disse...

Ô Altino: "dATucandeira" não! Licença para tratá-lo assim e sem a pretensão de ensinar pai nosso a vigário e sem meter a mão em cumbucas alheia.
Mas aquele local tem o nome da formiga ícone da Amazônia por causa de que mesmo? Pelo fato de naquelas imediações morar o "seu" Tucandeira. Nunca procurei saber o verdadeiro nome dele. A mim me basta tão simbólico apelido. Fui muitas vezes, com meu pai (João comprido, outro simbólico apelido) tomar café com o "seu" Tucandeira e ouvir, circunspecto (naquela época, crianças não "entravam" na conversa de adultos) o bom papo dos velhos compadres!
Essa história do nosso Acre (embora a propriedade rural do seu Tucandeira fique no vizinho Estado de Rondônia, o "Posto Fiscal", que lhe herdou a alcunha é acreano [prefiro essa grafia! num sentimento muitíssimo acrEAno, como BaHia, grafa-se, até hoje, com H]) não suspeitava que não sabias! Talvez vc devesse saber! Os jornalistas mais jovens eu perdoo. Mas vc, não posso. Vc já tá "nas estradas" há algum tempo, assim como eu, que virei "os enta" há pouco! Ah, quando puder, dê uma passada lá pra tomar um café com seu Tucandeira. Comigo é só marcar... Também pode ser com o velho João comprido (84 anos), seu Tucandeira, eu e vc, que tal?! Fica o convite. "17maio1972@hotmail.com"