sábado, 24 de agosto de 2013

Prefeitura e PM retiram invasores de Área de Proteção Ambiental sem violência


Uma operação que envolveu fiscais da prefeitura de Rio Branco, homens do Bope e do Pelotão Florestal da Polícia Militar retirou pacificamente mais de 100 pessoas que montaram durante a semana acampamento na margem direita da estrada da Área de Proteção Ambiental  (APA) Raimundo Irineu Serra, no perímetro urbano de Rio Branco.

A operação foi determinada pelo prefeito Marcus Alexandre (PT), que mobilizou caminhões para que os invasores da área pública pudessem levar para suas casa os pertences que estavam no acampamento.

Por volta das 7h30 da manhã, quando a operação começou, os invasores chegaram a dar as mãos ao longo do acampamento, mas cederam aos argumentos da equipe do prefeito, comandada pelo coronel Cleudo Maciel, chefe da Assistência Militar.

A operação foi acompanhada pelo coronel Júlio César, subcomandante da Polícia Militar, que determinou a permanência de carro com policiais para evitar que a área volte a ser invadida nos próximos dias, conforme aconteceu nas últimas três semanas quando também foram expulsos. 

Nas últimas semanas, insatisfeitos com a atuação das autoridades municipais e estaduais, os invasores da APA causaram dezenas de incêndios em áreas de pastagem, capoeira e floresta. Na próxima semana, com apoio da prefeitura, a PM vai deslocar para a Estrada Raimundo Irineu Serra a unidade móvel do Pelotão Florestal.

O prefeito Marcus Alexandre disse que no dia 5 de setembro, Dia da Amazônia, vai inaugurar um casa que servirá ao escritório da APA e apresentar o plano de manejo. Em janeiro, ao tomar posse, o prefeito pediu ajuda da população para que em todas as suas ações estejam presentes medidas que assegurem a sustentabilidade e considerou que o meio ambiente deve ser respeitado.

- Nós vamos continuar combatendo esse tipo invasão danosa ao meio ambiente. Nos estudos que temos feito nas constantes invasões que surgem na cidade, constatamos que o contingente de pessoas que realmente necessita de moradia é sempre inferior a 20%. Nós vamos tocar o plano de gestão da APA Raimundo Irineu Serra com a comunidade. Temos que assumir isso para evitar situações como a que temos vivido nas últimas semanas - disse Marcus Alexandre.


Origem

A APA possui uma área de 909 hectares, das quais 30%, ou aproximadamente 270 hectares, são cobertas por fragmentos florestais em diversos estágios de regeneração. Ela foi criada em 2005, na gestão prefeito Raimundo Angelim (PT).

O início da colonização da região onde a APA está localizada ocorreu há mais de 50 anos, quando o governo estadual doou a mesma a Raimundo Irineu Serra, fundador do Centro de Iluminação Cristã Luz Universal-Alto Santo, origem da doutrina religiosa conhecida como Santo Daime, que estabeleceu no local uma comunidade de seguidores.

Ao longo dos anos, a área foi fracionada em pequenos lotes para abrigar novos membros da doutrina. Os lotes foram utilizados para a prática da agricultura de subsistência, criação de pequenos animais e pecuária em pequena escala. Como resultado, a cobertura florestal original do local foi gradualmente alterada, resultando na formação de diversos fragmentos florestais.

O avanço da urbanização e da especulação imobiliária no entorno da área, a partir dos 1990, aumentou a pressão sobre os remanescentes florestais, incluindo a mata ciliar do igarapé São Francisco, que corta a área da APA e se constitui no mais importante meio de drenagem da área urbana de Rio Branco.

A presença de moradores no interior da APA, prevista no Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Lei Nº 9.985, de 18 de julho de 2000), sugere que o controle sobre o processo de ocupação da área e a sustentabilidade do uso de seus recursos naturais são os maiores desafios que os gestores da unidade enfrentarão para garantir a conservação da mesma no longo prazo.

2 comentários:

Unknown disse...

Uma atitude corajosa do Prefeito que representa o respeito e compromisso com a população e com a cidade, parabéns e sucesso!

António Je. Batalha disse...

Estou alegre por encontrar blogs como o seu, ao ler algumas coisas,
reparei que tem aqui um bom blog, feito com carinho,
Posso dizer que gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns,
decerto que virei aqui mais vezes.
Sou António Batalha.
Que lhe deseja muitas felicidade e saúde em toda a sua casa.
PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se o desejar
siga, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.