domingo, 9 de junho de 2013

Para a injustiça, só a justiça

POR JORGE VIANA

O que o Acre vive nos últimos anos e, mais recentemente, o Brasil experimenta são conquistas extraordiná-rias. No Acre, por exemplo, tem um grande consenso de que nosso Estado mudou muito e para melhor. Uma mudança que alcançou fortemente a vida de todos, especialmente os mais pobres. Não foi uma mudança qualquer, circunstancial ou passageira. Foi uma transformação profunda que resgatou algo precioso que tínhamos perdido: a autoestima acreana. Somos um povo que canta seu hino e reverencia sua história.

Graças à possibilidade que só a democracia permite, por meio do voto, conseguimos a  oportunidade de governar e mudar o Acre. As mudanças estão aí pra quem quiser ver. Na Capital e no interior, na saúde, educação, produção e infraestrutura. Ainda na área de desenvolvimento econômico. Houve conquistas sociais e garantimos a valorização da floresta. Isso com o fortalecimento das instituições e assegurando sempre o cuidado com nosso povo.

Apesar dos extraordinários resultados e dos indicadores socioeconômicos invejáveis, a vida de nossos governos não tem sido fácil. No plano nacional, enfrentamos uma ação dirigida contra Lula, Dilma e o PT. Aqui no Acre, mesmo com os frutos do trabalho estando presentes em toda a parte, mesmo com o esforço e a dedicação do governador Tião Viana e sua equipe, e dos que atuam na atividade privada, vivemos uma espécie de caçada.

A intitulada Operação G-7, forjada no desrespeito à Constituição e aos direitos individuais, representa a medio-cridade, a intolerância, a incapacidade de alguns em lidar com espaços de poder. Há quem busque promoção pessoal graças a ações espetaculares. Pessoas de instituições respeitáveis se somam com uma oposição irresponsável e medíocre para tentar macular nosso Governo e pôr fim a esta fase de prosperidade que o povo acreano vive.

A Operação G-7 é tudo, menos uma ação de combate à corrupção e por justiça. Ao contrário, interesses tão nobres como esses, lamentavelmente, foram deixados de lado.

Esta ação só encontra apoio na má informação ou na desinformação. E naqueles que são órfãos do Acre dos tempos do crime organizado, desmandos e corrupção. E ainda naqueles, que desprovidos de caráter, se escondem atrás do pseudojornalismo para atacar a honra das pessoas e expressar seu ódio permanente contra o Acre.

Num ato arbitrário, sem denúncia, sem julgamento, sem condenação e sem defesa, pessoas inocentes foram presas. Muitos dos detidos são tão ou mais honestos do que os que atuaram nesta operação. Os que conduziram esta ação aguentariam um dia de interceptação telefônica?

É importante que tudo seja esclarecido: os questionamentos e a própria operação. Já não tenho mais dúvida que a operação está sob suspeita. Vi nesta ação, a atuação inescrupulosa de alguns e a omissão de outros que ajudei e achava que conhecia.

Os últimos acontecimentos envolvendo meu nome e do Desembargador Pedro Ranzi, sobre uma suposta conversa que não houve, mostram bem o modo de atuação premeditada e fora da lei de servidores da Polícia Federal. Um assombro. É lamentável que uma instituição tão séria e importante para o país, como a Polícia Federal, esteja sendo desrespeitada por alguns de seus próprios integrantes.

Para piorar a situação, as arbitrariedades ocorridas na vergonhosa sessão do Tribunal de Justiça do Acre, na quarta-feira, 5 de junho, evidenciam o desapego de alguns pela Constituição. Ou pela própria Justiça.

Repito o que tenho falado. Prefiro sofrer uma injustiça do que praticar uma. Já vi e sofri injustiças na nossa terra. Quando fui cassado, tive que recorrer à Justiça fora do Acre para conseguir justiça. Lamentavelmente, a história se repete.

A honra de pessoas inocentes foi atingida. Tentam macular o governo. E não é possível separar o governo da pessoa do governador. Nunca tivemos um governo que expressasse tanto a personalidade do governador como agora. Tião é reconhecido por seu trabalho e honestidade. E assim é seu governo. Tudo que conquistamos até aqui foi fruto de um trabalho honesto e dedicado. O Acre merece respeito. O nosso governo também.

Jorge Viana é senador (PT/AC) e vice-presidente do Senado Federal. Artigo publicado originalmente no jornal A Gazeta.

7 comentários:

Unknown disse...

Imperador, vista suas roupas, você está nú...

Paulo Wadt disse...

Supondo-se autênticas as palavras do senador, então ele perdeu a capacidade de entender os problemas que o estado atravessa. Mas acredito mesmo que nada mais faz que tentar iludir novamente, como iludiu antes com a fracassada Florestais, fazendo-se de bom moço e vitima, quando na verdade trata do algoz.

Paulo Wadt disse...

Supondo-se autênticas as palavras do senador, então ele perdeu a capacidade de entender os problemas que o estado atravessa. Mas acredito mesmo que nada mais faz que tentar iludir novamente, como iludiu antes com a fracassada Florestais, fazendo-se de bom moço e vitima, quando na verdade trata do algoz do desenvolvimento perdido.

Péricles disse...

Pelo que eu entendi, governar e tocar um Estado na opinião do Jorge deve continuar sendo assim: nepotismo desenfreado, favorecimento a grupos em licitações (grupos que depois financiarão aquelas belas campanhas eleitorais), assistir calado a verdadeiras fortunas surgindo do nada, obras extremamente mal feitas, falta de oportunidades iguais para todos (se o Petecão ou o Bocalon tivessem uma construtora eles teriam chance em alguma licitação?), tudo com o silêncio e o beneplácito de uma imprensa amedrontada quando não comprada (vide Narciso & Narcisinho). NÃO EXISTE DEMOCRACIA SEM TRANSPARÊNCIA E CHANCES IGUAIS PARA TODOS. Eu louvo o PC do B, a Marina e outros tantos que mesmo sendo membros ou simpatizantes do atual Governo não estão apoiando a bandalheira que a Polícia Federal descobriu. O PT neste episódio mostra inclusive que não respeita a Justiça, pois é claro que depois de todo o aparelho de repressão e compadrio que o PT montou nestes 14 anos este caso só poderá ser julgado com isenção fora do Acre. Adair Longuini e até o outrora paladino da Justiça Cosmo de Souza são francamente parciais e sem dúvida nenhuma beneficiariam gente que vem embolsando muito dinheiro há muito tempo sem oferecer a contrapartida que a Lei e a sociedade acreana exigem. Graças a Deus a presidente atual é a Dilma, que conhece os Vianas e seus métodos e porisso odeia os dois. Se fosse o amigão Lula o presidente tudo teria sido abafado.
Jorge, nós reconhecemos tudo de bom que principalmente vc fez entre 1998 e 2006. Mas do Binho pra cá o negócio está rachando. Corrupção dentro da ex-FUNDHACRE, nas "obras" da BR-364, no Ruas do Povo e na Cidade do Povo. É hora de vcs saírem, porque DEMOCRACIA TAMBÉM É ALTERNÂNCIA NO PODER.

Joana D'Arc disse...

É a Tradução da LEI da GRAVIDADE!!!
Imprevisíveis fatos Posteriores Provarão!
Só Uma Perguntinha que Não quer Calar :
Alguém Sabe do Paradeiro do Esconderijo
do Ex Nilson Areal ?...
Sei que a Última Vez que Foi Visto Em
Gabinete em Plena Vigência de MANDADO
de PRISÃO Surpreendentemente Revogado!
A Liminar Foi Concedida Após a Visita dos
JUÍZES MAÇONS!!!PROCURA-Se Nilson Areal..

Prof. Dr. Eduardo Carneiro disse...

Senador...Ame o Acre!!! Renuncie a vergonhosa aposentadoria de ex-governador que até hoje recebes. Tanta gente passando fome aqui nesse Estado miserável e Vossa Senhoria esbanjando mais de 20 mil por mês sem fazer nada. Com toda tranquilidade posso AFIRMAR: quem onera os cofres públicos com tamanha imoralidade legalizada não AMA O ACRE!!!

Termino pedido que Vossa Senhoria mande um abraço ao teu comparsa Flaviano Melo.

"Já não vejo diferença entre os
dedos e os anéis
Já não vejo diferença entre a
crença e os fiéis
Tudo é igual quando se pensa em
como tudo deveria ser
Há tão pouca diferença e há tanta
coisa a fazer
Esquerda e direita, direitos e deveres,
os 3 patetas, os 3 poderes" Engenheiros do Hawaii.

Sara Daniela disse...

Senador,

Ajude os acreanos, servidores publicos a usar sua calculadora para que eles possam multipliar o salário do més e chegar próximo ao seu patrimônio de 2 milhoes - declarado.
Eu não sei como o senhor conseguiu essa façanha, nos 8 anos de seu governo. Realmente, cargo público enriquece. O senhor é prova disso.