quinta-feira, 23 de maio de 2013

Morre Lourival Marques de Oliveira: "Ele era o melhor", diz neto


Faz 13 dias que o desembargador aposentado Lourival Marques de Oliveira, 80, pediu para ser adicionado à minha lista de amigos no Facebook.  Ao aceitá-lo, Marcel Oliveira, neto dele, estava online. Avisei e o neto comentou:

- Pô, que legal! Fico feliz. De nós, Marques de Oliveira, meu avô é o melhor.

Lourival Marques de Oliveira morreu nesta tarde, em São Paulo, onde lutava contra um câncer.

Ele nasceu no dia 10 de dezembro de 1932, em Cruzeiro do Sul (AC). Bacharelou-se em 1960, pela Faculdade Nacional de Direito do Rio de Janeiro. Em 1963, foi o primeiro Procurador Geral de Justiça do Acre, fazendo parte da mesa de autoridades durante a solenidade de Instalação do Tribunal de Justiça do Estado do Acre.

Em dezembro de 1964, foi nomeado para exercer a função de Juiz de Direito Substituto Temporário da 1ª Seção Judiciária do Acre. Exerceu suas funções nas comarcas de Xapuri e de Rio Branco.

Tomou posse no cargo de desembargador em junho de 1974, sendo eleito para a presidência do Tribunal de Justiça no biênio de 1981 a 1982.  Aposentou-se em janeiro de 1983 e chegou a ser eleito prefeito de Senador Guiomard (AC).

Foto: Cassiano Marques

3 comentários:

Jose Aridson disse...

Amigo Altino ,. fiquei triste com a morte do Dr, Lorival foi prefeito do nosso quinari ,fiz oposiçao a ele,mais sempre tive um grande respeito e admiraçao,por sua pessoa,jamais vou esquecer um dia tomando uma cerveja gelada com ele num bar daqui do quinari ele me falou > :meu amigo gosto mais de vc que vive me criticando por todo canto,do que os que vivem puxando o meu saco,.ai abriu aquele sorriso kkkk., eu disse Dr,vamos tomar mais gelada ;. va com Deus ficou o exemplo

Roberto Feres disse...

Eis um grande homem que aprendi a admirar e pudemos trabalhar juntos em diversos projetos no final dos anos 80.
Correto, com o senso da coisa pública dado a poucos administradores que o Acre já teve. Sério, sem perder a ternura e o bom humor.
Fará falta nesse mundão. Que daí para onde foi nos ajude a ter por aqui muitos mais como você.
Fica com Deus, Lourival. Et ora pro nobis!

Unknown disse...

Meus sentimentos a família enlutada, principalmente ao meu amigo Marcel Marques. Um forte abraço amigão! Fica com Deus, realmente é uma grande perda para o nosso estado...