quinta-feira, 4 de abril de 2013

EXPOSIÇÃO DE GADO


Não é bem assim quando alguns dizem que a pecuária se instalou ou avançou no Acre a partir do final dos 1960. A imagem mostra uma exposição de gado onde atualmente é a Praça da Revolução, em frente ao quartel da Polícia Militar do Acre, na década de 1940.

- A pecuária vem desde os tempos dos seringais, do século XIX para o XX. E fez a fortuna de muitos, como Neutel Maia, Amadeo Barbosa e Gulhermino Bastos, que traziam o gado da Bolívia para revender a preço de ouro nos seringais e nos povoados acreanos  - comenta o historiador Marcos Vinicius Neves.

Foto: Departamento de Patrimônio Histórico do Acre.

Um comentário:

joaomaci disse...

A questão não é saber quando chegou o primeiro boi, ou a primeira vaca em solo acreano. Isso só serve para criar uma cortina de fumaça e desviar do principal.
É sim a partir dos anos 1970, que a pecuária bovina representa a incorporação do território (em termos de extensão) do Acre ao movimento de expansão da fronteira agropecuária brasileira. É neste momento que índio, seringueiro e tudo quanto aqui havia seria colocado em segundo plano para viabilizar a instalação das fazendas de gado, enfim, essa história é bem conhecida.
O que não é tão conhecido é o fato de que passados alguns anos da suposta vitória dos "povos da floresta", da qual um dos símbolos seria o "governo da floresta" e sua "florestania", que incorporara os ideais destes povos, a pecuária continua sendo generosamente apoiada pelos governos que só falam de "desenvolvimento sustentável". Como todos sabem, estes termos que estão entre aspas compõem o repertório dos governos estaduais a partir de 1999 e desde então são articulados de mil maneiras.
Se na época da instalação das grandes fazendas o incentivo estava no favorecimento do acesso à terra (abrindo estradas e favorecendo a titulação), da concessão de crédito por parte de bancos oficiais, agora os incentivos chegam na hora de vender o gado da fazenda já instalada. Querem amostras, procurem no google:
PORTARIA SEFAZ/ACRE Nº 441 DE 18 DE AGOSTO DE 2010
PORTARIA SEFAZ/ACRE Nº 527 DE 03 DE OUTUBRO DE 2011
DECRETO Governo do Acre Nº 4955 DE 11 DE DEZEMBRO DE 2012
PORTARIA SEFAZ/ACRE Nº 024 DE 10 DE JANEIRO DE 2001
E sabe Deus quanto mais de benefícios tem sido concedidos a medicamentos veterinários, arame, semente de capim e por aí vai.
Estes dias vi uma "liderança seringueira", aliadíssimo dos "governo da floresta", queixar-se que os jovens das reservas extrativistas preferem vestir-se como cowboys... por que será?