sábado, 23 de março de 2013

TRÊS ÍNDIOS BALEADOS EM SANTA ROSA


Três indígenas da etnia kaxinawá foram atingidos por um tiro de espingarda por volta das 21h30 (22h30 em Brasília) de sábado (23) no município de Santa Rosa (AC). Eles permaneciam desacordados até às 23h30 e serão transportados para Rio Branco na manhã deste domingo (23) em helicóptero do governo do Acre .

Os indígenas Ventura Samora Kaxinawá, Sebastião Kaxinawá e Carlos Torres Peres Kaxinawá estavam a caminho de suas casas, após participarem como torcedores de uma partida de futebol no ginásio de esportes da cidade. Eles foram alvejados por um desconhecido quando caminhavam numa rua escura.

O líder indígena Ninawá Huni Kuin, membro do Conselho Estadual de Saúde do Acre, está em Santa Rosa. Ele conversou ao telefone com a secretária estadual de Saúde, Suely Melo, que prometeu enviar o helicóptero com uma equipe do Samu para resgatar os indígenas.

- Por recomendação da secretária, o médico do Samu em Rio Branco está conversando com o médico do hospital de Santa Rosa. Meus três parentes estão muito mal, desacordados. Os chumbos atingiram barrigas e pernas deles.

O líder indígena disse que o caso foi registrado na delegacia da Polícia Federal, que prometeu investigar a partir de domingo. Mas ele não conseguiu registrar a ocorrência na delegacia da Polícia Civil.

- Na delegacia estava apenas o vigia. Ele disse que somente o delegado poderia fazer o boletim de ocorrência. Depois encontramos dois policias no hospital. Eles disseram que só poderiam fazer alguma coisa caso a gente indicasse o nome do atirador. Em vez de procurar o atirador, os policiais estão no hospital, onde existe gente cuidando dos parentes - criticou Ninawá Huni Kuin.

2 comentários:

Júnior Shin. disse...

Se fosse o contrário, talvez o índio autor do disparo estivesse preso. Acho interessante a eficiência da nossa justiça em alguns casos...

silvana disse...

Em momentos assim, sinto vergonha de ser do povo "branco" . Me pergunto ...até quando isso ? Tanta injustiça e tanto descaso com esse povo,em sua própria terra.