domingo, 31 de março de 2013

DO RIO DE JANEIRO A RIO BRANCO EM UM DIA


Além do hidrovião Taquary, o "Juruá", um douglas C-47, era de propriedade do Território Federal do Acre. Foi pioneiro na viagem do Rio de Janeiro ao Acre em apenas um dia. Foto de um álbum apresentado como relatório de obras terminadas no Acre (1946-1948) quando o governador-delegado da União no Território era o major José Guiomard dos Santos. No relatório consta que, antes de 1946, Rio Branco ficava seis meses isolada do resto do país por causa das precárias condições da pista de pouso. Por via fluvial, passando por Manaus e Belém, a viagem até o Rio de Janeiro demorava quatro meses.

2 comentários:

Fátima Almeida disse...

Era totalmente impossível um Douglas fazer o percurso Rio Branco/ Rio de Janeiro em um dia. Nem tudo que consta dos documentos oficiais é verdadeiro. Ele tinha que descer muitas vezes para abastecer e saindo daqui cedo da manhã chegava ao anoitecer em Cuiabá. Todas as pessoas que fizeram esse percurso sabem disso. Em Campo Grande ainda era preciso trocar de avião, pegar o Caravelle para chegar ao Rio na tarde do dia seguinte.

Palazzo disse...

APESAR DE SER O MESMO AVIÃO, DC-3 ERA A VERSÃO CIVIL DO C-47, PORTANTO A LEGENDA DA FOTO NÃO É COMUM. MUITOS DC-3 ERAM C-47 EXCEDENTES DA WWII QUE VIERAM SUBSTITUIR OS AVIÕES DE ORIGEM ALEMÃ.
O JUNKER W-34 (TAQUARY), ERA DO CONDOR SINDICATY QUE VIROU SINDICATO CONDOR QUE VIROU VASP.
ABÇ