quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

ARQUILAU MELO ANUNCIA APOSENTADORIA

De volta ao mundo dos normais 



Aos 60 anos, 27 dos quais como magistrado, Arquilau Melo anunciou na manhã desta quarta-feira (23) que vai pedir aposentadoria do cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Acre.

Em entrevista exclusiva ao blog, Arquilau Melo disse que o sonho coletivo no tribunal acabou e que não consegue mais ser criativo e trabalhar com o mesmo prazer de antes.

- Não tem mais sentido permanecer aqui dentro. Já tenho tempo suficiente e sempre pensei neste momento, que é o momento de passar para os mais jovens, capazes de alimentar o sonho de trabalhar com entusiasmo. Quando a gente não se reinventa começa a ser repetitivo.

O desembargador afirmou que não vai parar, no sentido de ir para casa, sentar no sofá e ficar vendo televisão.

- Vou voltar a fazer o que fazia mais antes: ler e escrever. Vou me reprogramar fora da instituição, porque dentro dela já estava angustiado. Estou aliviado com a minha decisão e uma das possibilidades que considero para breve é a de voltar a ser repórter no Acre.
Aquilau Melo tem uma trajetória profissional interessante. Antes de ser advogado, atuava como repórter no extinto jornal Varadouro, de linha independente e crítica.

Depois, já como advogado, defendia trabalhadores e causas sociais.

Mais adiante, como juiz e desembargador, destacou-se pela abertura do Judiciário e aproximação com a sociedade.

Uma de suas grandes e pioneiras ideias foi o Projeto Cidadão, atualmente uma das ações de maior credibilidade do poder público na comunidade.

Cheguei a ouvir falar dele como "São Arquilau", por sua promoção dos casamentos coletivos no Projeto Cidadão. Essa ação fez do Acre o estado onde mais se casa no Brasil.

2 comentários:

Edison Caetano disse...

Ainda bem que a perda que a Justiça acreana vai ter, será compensada na imprensa. Acompanhei o Desembargador Arquilau por muitos anos no TJ e no TRE.Seu trabalho no Projeto Cidadão ficara para sempre na história do Acre.

nazarenoo.lima@gmail.com disse...

O Dr. Arquilau de Castro Melo ou simplesmente o Arquilau, como a vanguarda o chamava nos tempos do VARADOURO, é um dos heróis do Acre... Do Acre Moderno... Do Acre dos Paulistas Invasores... Do Acre Moderno e de população injustiçada.
Um grande corajoso o Dr. Arquilau, a História do Acre, brevemente terá muito o que contar sobre este grande lutador do povo acreano.

Nazareno Lima