quinta-feira, 4 de outubro de 2012

PALANQUE BBC

FÁBIO PONTES
De Rio Branco, especial para a BBC Brasil 


A menina Érica Bezerra, 9 anos, foi ao módulo de saúde localizado a poucos metros de sua casa. Ela não se sentia bem há cinco dias. Tinha fortes dores de cabeça, náuseas e os olhos estavam ressecados.

Ao tentar uma consulta às 11h da segunda-feira passada, foi informada de que naquele horário não seria mais possível atendê-la. Ela teria que chegar pelo menos antes das 7h do próximo dia para tentar o atendimento.

Érica mora no bairro Vitória, periferia de Rio Branco, a capital do Acre. Bem ao lado de sua casa há uma obra inacabada que faz o esgoto de toda a comunidade se acumular. O esgoto, por sinal, desce por toda a rua de barro até ''desaguar'' no buraco aberto.

Este caso no Vitória é apenas um entre os milhares em Rio Branco, que fica no extremo oeste da Amazônia. Segundo o Instituto Trata Brasil, especializado em assuntos de saneamento básico, Rio Branco tem apenas 20% de seu esgoto coletado. No ranking do saneamento elaborado pelo Trata Brasil, a capital acreana aparece na 91º posição entre os cem maiores municípios do paí.

Clique aqui e leia mais no site da BBC Brasil.

5 comentários:

Roberto Feres disse...

Eis a Rio Branco que Tom Zé não viu.
20% do esgoto é coletado. Desses, 38% é tratado. Ou seja, (38% de 20%) só 7,9% do esgoto de Rio Branco é tratado e o resto vai pro Rio Acre mesmo.

Joana D'Arc disse...

Eu ...Euzinha Joana D' Arc Fui Ao
HUERB Na Noite de Sábado Com Fortes Dores Abdominais e Isto Se Deu Por Volta de 23 horas de Sábado Prá Dimingo : PASMEM...Não Haviam Blocos de RECEITUÁRIO MÉDICO Prá PRESCRIÇÃO da MEDICAÇÃO !!! Sinceramente diante de Minha Cidadania Aviltada o Constrangimento dos Médicos Alí HUERB
Cumprindo Seus Plantões Sem As Condições Mínimas é INENARRÁVEL !!!
Saí Sem a Prescrição Médica!Fato#

Joana D'Arc disse...

Há Aproximadamente 1 Mês Fomos à Brasiléia Eu e Um Grupo de Amigos
Providenciar Todos os Documentos Necessários EXIGIDOS Para VIAGEM À
Bolívia e, Naturalmente, Necessita Tirar a CARTEIRA de VACINA No Brasil e Ato Contínuo a CARTEIRA de VACINA INTERNACIONAL No Lado Boliviano : Pasmem Em Brasiléia NÃO HAVIA A CARTEIRINHA de VACINA !!! As Atendentes Atendem Constrangidas Ao DAR ESSA INFORMAÇÃO!!!Fato#

Pedro Vicente Costa Sobrinho disse...

Altino, coletado não quer dizer nada, porque o esgoto é lançado in natura nos igarapés, corregos e rios do Acre. Haja vista a fedentina no Canal da Maternidade. E pior, muitas vezes a coleta é feita pelas galerias pluviais da cidade. Ainda, não acredito nessa estatística pois os 20% é muita ligação na rede de esgoto pra Rio Branco. Pedro Vicente Costa Sobrinho.

ERIVAN disse...

Ontem fui deixar minha secretaria do lar em sua residência no bairro vitória, o que vi:
Ruas que há pouco foram construídas se acabando. Esgotos estourados por todas as ruas. E ainda há gente que coloca uma bandeira do PT em suas residências. É triste o que estão fazendo como nosso povo. Mas Deus coloca o ímpio no poder para que a sua misericordia alcance aos seus servos.