sexta-feira, 7 de setembro de 2012

EXEMPLO AOS MAIS JOVENS

POR MAURO RIBEIRO

Li com a devida atenção a nota "Hipocrisia a gente vê no Acre", assinada neste blog por meu primo, o Osvaldo Neto, e também os comentários expedidos por alguns de seus leitores.

Confesso que fiquei gratificado pelo sentimento das pessoas em relação aos Ribeiro, incluindo os dois lados da portuguesada.

Tenho muito carinho pelo Neto e respeito suas ideias e até ideais já confessados, como o de “ser deputado em Brasília”.

Penso até que a decisão de assessorar o deputado Gladson Cameli é parte da estratégia de uma carreira na política.

O que é inaceitável é criar uma tese fantasiosa (“a perseguição aos Ribeiro”) apenas para atender o delivery da política.

Por isso, publicamente, faço-lhe um apelo: cite ao menos uma, isso mesmo, uma só “perseguição” de qualquer instância de governo do Acre praticada contra “o lado oposição” de nossa família e assim justificar o presente surto.

Comprometo-me a analisar e verificar qualquer dado apresentado, com a segurança de quem conhece uma boa parte dos problemas que atravessamos – e as soluções de estado que praticamos.

Ninguém vai encontrar, da nossa parte, qualquer ato para prejudicar deliberadamente quem quer que seja, como também qualquer tentativa de ajudar sem respeito à ordem legal. Isso é fato.

Posso assegurar que em nenhum dos meus dias como Secretário de Estado de Agricultura pratiquei qualquer ato ilegal para favorecer a quem quer que fosse, seja um amigo, um desconhecido ou um parente – mesmo um que todos amamos, como o tio Osvaldo. E o Neto sabe que já tivemos muito trabalho.

Os que me conhecem sabem do meu caráter e da minha fidelidade a princípios éticos. Só isso já justifica o prazer que tive em atuar, por mais de 10 anos, como secretário estadual de Agricultura.

Atuei com liberdade e autonomia em quatro governos. Convivi de perto com três governadores - Jorge Viana, Binho Marques e Tião Viana, atravessando seis eleições majoritárias e em todos estes momentos dou o testemunho da lisura com que atuam e a dedicação sem limite à causa dos acreanos.

Que eles sirvam de exemplo aos mais jovens para que se dediquem à nossa gente em igual intensidade e honestidade, pois, agindo assim, independente de que lado estejam, o Acre agradecerá.

Mauro Ribeiro é agrônomo e professor da Universidade Federal do Acre

9 comentários:

Liberato disse...

Prezado Senhor Mauro
Vc tem memória curta, eu fui um dos prejudicados quando da sua posse como Secretario.
Vc e o Dude lima foram os Responsáveis em tirar minha empresa de eventos da Feira Agropecuária para favorecer seu irmäo Antônio José e Brito por motivos que näo divulgarei neste espaço democrático.

Julio Cesar disse...

Então voce foi secretário de agricultura por dez anos? Bem, como secretário voce foi uma vergonha, como professor não sei, mas ficar por uma decada em uma pasta tão importante como a de agricultura e termos um resultado tão mediocre era melhor mesmo pedir pra sair, quanto voce ganha mesmo do contribuinte pra puxa saco? por um a caso seu nome é :MAURO JORGE RIBEIRO ASSESSOR ESPECIAL 17.621,95 , tá explicado a babação.

Catherrine Milli disse...

Bom dia Altino! Sempre acompanho sua coluna e vendo texto do Sr. Neto Ribeiro e resposta do Sr. Mauro Ribeiro mais o comentário do Sr. Liberato, fico feliz em saber que no Acre ainda se tem uma luz no fim do túnel. Não conheço a história da família Ribeiro no Acre mas as palavras do Sr. Neto Ribeiro, aliás um texto muito bem redigido, nos dão uma visão parcial quando lemos a resposta do Sr. Mauro Ribeiro que pelo que entendi faz parte do Governo petista. Que o Sr. Neto Ribeiro seja candidato sim a "deputado em Basília" REPRESENTANDO O ACRE, como disse Sr. Mauro Ribeiro, pois me parece ser uma pessoa muito coerente. Não vi nada de surto no seu desabafo, basta ver os comentários feitos sobre o texto.

Beneditino disse...


Catherrini,

Na visão delles, qualquer um que critique a elite dominante só pode estar tendo um surto psicótico.

Renaldo disse...

A coisa que me faz lembrar do Sr. Mauro Ribeiro é quando este escreveu um artigo publicado ainda nas eleições de 1996, em que dizia: "13 motivos para não votar em Marcos Afonso," e posteriormente converteu-se ao vianismo, quanto oportunismo.

Beneditino disse...

Renaldo,

Se assim foi, o título deveria ser "Mau exemplo aos mais jovens".

Regina Cavalcanti disse...

Eu também lembro dos "13 motivos para não votar em Marcos Afonso," como também lembro do meu espanto ao ver, anos depois, o autor do texto no governo petista... Incrível!!!

Fátima Almeida disse...

Bom, eu não tenho nada a ver com isso mas acho que vi, vi sim, o autor deste artigo pulando e fazendo gestos obscenos, aqueles do tipo "puxando na grande" como se diz, bem em frente à Prefeitura quando foi anunciada a vitória de Mauri Sérgio do PMDB para suceder Jorge Vianna na PMRB e estavam os pemedebistas festejando. Eu fiquei chocada com o ímpeto e o rancor do mesmo com relação ao PT, naquele momento. Mas é fácil entender porque o mesmo defende, agora, o partido que antes deplorava, ele, o PT não é mais o mesmo de outrora. Não foi a pessoa do professor que mudou foi o PT que mudou, é como eu penso.

ALTINO MACHADO disse...

Caros leitores, resolvi apagar três comentários após receber SMS enviado pelo agrônomo Mauro Ribeiro. Diz ele: "Pela moderacao dos comentarios que vc faz, to surpreso com as mentiras e agressoes pessoais publicadas. Se esse era o objetivo...parabins pelo sucesso alcancado!!". Portanto, pra evitar aporrinhação, não haverá mais comentários neste post. Agindo assim, talvez eu consiga me livrar da suspeita de oportunismo em busca de um suposto sucesso (?) e preserve a amizade de Mauro Ribeiro. Eu não posso é ficar apenas censurando quem comenta ou apenas defendendo quem assina algo nesta bagaça. Portanto, não será mais possível comentários neste post.