quarta-feira, 29 de agosto de 2012

PLASACRE PARA POR FALTA DE PAGAMENTO


A Eletrobras suspendeu, por falta de pagamento, o fornecimento de energia elétrica à Plasacre, empresa de reciclagem que transforma o resíduo plástico de Rio Branco em novos produtos, como telhas, mourões de cerca, cestos de lixo, cocho para gado, paradas de ônibus, lixeira etc.

A empresa enfrenta sérias dificuldades financeiras porque o governo estadual, que é o principal cliente, não honra os compromissos de pagamento há três meses.

A Plasacre, que possui 72 funcionários registrados e 150 catadores cadastrados, é resultante de um investimento de R$ 17 milhões dos empresários Eder Paulo Santos e Olavo Castilho, sendo R$ 8 milhões financiados pelo Banco da Amazônia.

Rio Branco produz diariamente 180 toneladas de lixo. Como o processo de descarte não acontece de maneira seletiva, menos de 20%  do lixo é captado para reciclagem.

Os catadores da Plasacre entregam diariamente 10 toneladas de material reciclável.

Por causa de atrasos no pagamento por parte do governo, a Plasacre não consegue colocar seus produtos no mercado na mesma velocidade com que coleta e recicla.

- Conversamos com o governador Tião Viana. Ele está ciente da situação e prometeu que os pagamentos serão normalizados. Vamos aguardar - disse o empresário Eder Paulo Santos, sem revelar quanto o governo deve à empresa.

Em março, a inauguração das instalações da Plasacre, no Parque Industrial, foi marcada pela euforia política.

Um comentário:

Beneditino disse...


Lugar algum no mundo se implementa uma indústria que dependa essencialmente da compra por parte do poder público. Se não há mercado na iniciativa privada, abandona-se o projeto. Esse é mais um caso de natimorto financiado com dinheiro público.