quarta-feira, 8 de agosto de 2012

CADÊ A TRANSPARÊNCIA?

O governo do Acre foge da obrigação de cumprir a Lei de Acesso à Informação.

Apesar de ter instituído há quase três meses a Comissão de Classificação de Documentos, Dados e Informações (CCDI), a única coisa que fez até agora foi divulgar a remuneração dos servidores públicos ativos, relativa a junho.

Este blog, por exemplo, não foi atendido ao formalizar pedido de informações a respeito do valor mensal de subsídio pago aos ex-governadores do Acre e os nomes dos respectivos beneficiários, além dos valores pagos mensalmente às operadoras de telefonia celular, quantidade de linhas, bem como nomes dos usuários responsáveis pelas linhas institucionais.

Todos sabemos que as informações estão a dois ou três cliques do mouse dos computadores do governador Tião Viana (PT) e dos secretários Mâncio Lima Cordeiro (Fazenda) e Flora Valladares Coelho (Gestão Administrativa).

Por que permanecem tão refratários em relação ao acesso e divulgação de documentos, dados e informações de que trata a Lei de Acesso à Informação?

Na semana passada, o jornal A Gazeta fez um questionamento pertinente ao afirmar que a gestão transparente de um governo não se limita apenas à divulgação de salários de servidores.

O jornal queria saber como a transparência alcançará, por exemplo, a Secretaria de Fazenda, historicamente "blindada" por ser tida como “estratégica”.

- Já foi dito aqui, mas nunca é demais lembrar: não há maneira mais eficaz de fazer com que o cidadão defenda a gestão pública senão por meio da transparência. Por dois princípios simples. O primeiro (e mais importante): porque é um direito. Segundo (e subjetivo): é preciso conhecer o que se tem a defender - assinalou o jornal.

E quando o Ministério Público Estadual, a Assembleia Legislativa e o Tribunal de Contas do Acre vão aderir à Lei de Acesso à Informação?

8 comentários:

Rodrigo Munhoz disse...

I say never, say never.

Unknown disse...

Caro Altino, não é só o governo do estado do acre que esconde sua transparência, gostaria de saber por que o MPE ainda não divulgou os valores dos Cargos Comissionados em seu site? Tá faltando muitos dados por lá, quem são e que valores recebem os membros daquele Parquet

Joana D'Arc disse...

LEMBRAM QUE EU SEMPRE AVISEI...VARREDURA & PASSAR O ACRE À LIMPO!!! MINHA VIAGEM À BRASÍLIA JÁ
COMEÇA A MOSTRAR RESULTADOS INICIAIS!
PRIMEIRO O CNJ RECEBERÁ ESTARRECEDORAS DENÚNCIAS AMANHÃ !!!
DEPOIS SERÁ A VEZ da ALEAc TERÁ QUE ' Explicar ' A CRIAÇÃO de UMA CPI SEM RELATÓRIO FINAL!!!
DEPOIS TÊEM NOVOS CAPÍTULOS...
Tenho dito & Reiterdo...Aguardem !!!

ELSOUZA disse...

Essa Dra . Joana Darc é do cacete! Pelo visto o BICHO vai pegar. Estou aguardando e acredito que haja personagens correndo da sala para o quarto, mas não dormirão. E VIVA OS PIGMEUS DO BOULEVARD.

ELSOUZA disse...

Essa Dra . Joana Darc é do cacete! Pelo visto o BICHO vai pegar. Estou aguardando e acredito que haja personagens correndo da sala para o quarto, mas não dormirão. E VIVA OS PIGMEUS DO BOULEVARD.

Paulo Wadt disse...

Oi Altino - veja que publiquei em meu blog (http://paulowadt.blogspot.com.br/2012/07/br-364-ac-e-o-grupo-do-qua-faz-parte-o.html) a entrevista da presidenta Dilma que cita a BR-364 no Acre como mal exemplo de administração pública, dizendo que a obra terá que ser REFEITA.

E a fonte que usei foi o blog oficial da presidência da república (http://blog.planalto.gov.br/)

Paulo

Mari@d@acre disse...

Vamos recorrer ao Ministério Público Federal......acredito que é só o que nos resta!!

Mari@d@acre disse...

vamos recorrer ao MPF, acredito que é só o que nos resta!!