sexta-feira, 1 de junho de 2012

"PUTA DEI" NAS RUAS DE BELÉM

A Associação de Prostitutas do Estado do Pará (Gempac) realiza  neste sábado (2), em Belém, uma extensa programação com debate em rede sobre a legalização da profissão e manifestações artísticas e culturais para comemorar o Dia Internacional da Prostituta.

No dia 2 de junho de 1975, 150 prostitutas ocuparam a igreja de Saint-Nizier, na França, para protestar contra o cerco a liberdade que sofriam.

Segundo os organizadores do evento, de lá para cá, o movimento se fortaleceu, teve avanços e conquistas, mas ainda sofre com os preconceitos e a falta de informação.

Após 37 anos do protesto que marcou a trajetória da classe trabalhista, mulheres de todo o mundo comemoram o Dia Internacional da Prostituta, uma data para reforçar o combate aos estigmas que estas profissionais sofrem diariamente.

Preliminares

As atividades do Puta Dei começam às 9 da manhã e se estendem até a noite percorrendo o trajeto do “Quadrilátero do Amor” – área do tradicional bairro da Campina, que marcou tempos áureos da capital paraense formando o quadrado compreendido entre as ruas Padre Prudêncio, 1º de Março, Riachuelo e General Gurjão.

Cada ação da programação visa fortalecer o debate sobre a profissão e, principalmente, quebrar tabus que impedem e distorcem um tratamento real sobre as questões da classe.

Leia mais no Blog da Amazônia

6 comentários:

Enzo Mercurio disse...

Elas merecem ter um dia só pra elas .
Um dia para elas descansarem .
Nesse dia um joelho via dizer para o outro.
" Enfim estamos juntos "

Altemar disse...

Foi preciso aparecer o Dan Brown para acender a luz sobre a escura pecha de Madalena.
A Daspu vende que nem água.
Aos safados que aqui lêem (nao me refiro a todos os leitores mas somente aos safados) atirem a primeira pedra!
Muitas talvez não sejam felizes mas todas são das pessoas mais corajosas que conheço.
Nao podemos esquecer que só há profissão se houver mercado.
Enfim, merecem toda homenagem.
Porra Enzo, que joelhada.

Beneditino disse...

Matéria publicada no Mundo Estranho:

"É verdade que a prostituição é a profissão mais antiga?
A resposta se perdeu nas névoas do tempo. "Em quase todas as línguas existe essa história de que a prostituição é a profissão mais antiga do mundo, mas a verdade é que ninguém sabe por quê", afirma a historiadora Marieke van Doorninck, da fundação A. de Graaf, na Holanda, um dos mais respeitados centros mundiais de estudos sobre a prostituição. Mas que essa profissão é antiga, é. Uma prostituta chamada Shamhata, por exemplo, tem um papel importante na lenda suméria de Gilgamesh, a mais antiga narrativa épica do planeta (2500 a.C.). Na Atenas do século VI a.C., as meretrizes já eram regulamentadas e pagavam rios de impostos ao Estado. O curioso é que sua forma mais antiga talvez seja a prostituição religiosa. O sexo fazia parte das atribuições das sacerdotisas em muitas religiões pagãs da antigüidade. Na Babilônia, dois milênios antes de Cristo, todas as mulheres eram obrigadas, antes do casamento, a servir durante pelo menos um dia como prostituta no templo de Ishtar, deusa do amor.
A renda obtida desse serviço era dividida entre o templo e os cofres da cidade. Às portas do templo, claro, havia sempre filas de pagantes que vinham de longe para o culto à deusa."

Quem nunca utilizou os serviços de uma, não atire a primeira pedra. Um dia pode vir a usar.

Fátima Almeida disse...

Existe uma imagem no livro milenar chinês O I Ching sobre uma raposa que ao cruzar um lago congelado, no ultimo momento, já com os pés na terra firme, molha a sua cauda na água gelada... Assim parecem os politicamente corretos quando o assunto é "mulheres em toda sua complexidade". São para eles que Chico Buarque dedicou aquela canção onde se canta: ..joga bosta na Geni...ela é feita pra apanhar, ela é boa de cuspir..

Enzo Mercurio disse...

Diga- se de passagem que esta profisionais tem todo meu respeito.
Sempre tiveram um papel importante na historia da humanidade.
Sem elas a violencia sexual explodiria no mundo.

Altemar disse...

Ainda, e a propósito, estou tomando uma com meu pai ao lado do antigo Momentos, atual Whyskeria, quem vem pra Vila Acre fica depois da casa da Ilzamar, o outro muro é o delas e o seguinte é o nosso.
Saúde.