terça-feira, 26 de junho de 2012

NOVOS GEOGLIFOS NO ACRE E AMAZONAS

Fotos inéditas


Pesquisadores descobriram mais 20 geoglifos durante sobrevoo nas margens da BR-317, entre os estados do Acre e Amazonas, o que eleva para mais de 300 a ocorrência dessas formas geométricas no solo da Amazônia Ocidental, localizadas principalmente nas bordas de planaltos nos vales dos afluentes a sudeste do Rio Purus.

Os geoglifos são estruturas arqueológicas com desenhos geométricos de vários formatos (linhas, quadrados, círculos, animais e até formas humanas), existentes em diversas partes do mundo. No Acre, só se tornaram visíveis após a derrubada da floresta. Segundo os estudiosos, os “desenhos” descobertos na Amazônia Ocidental são obra de povos antigos e desconhecidos.

Alguns geoglifos têm idade presumida de até dez mil anos e chegam a medir centenas de metros de diâmetro. No Acre, começaram a ser descobertos em pesquisas arqueológicas no final dos anos 1970.

O Blog da Amazônia obteve com exclusividade duas imagens da nova descoberta de geoglifos. A primeira é de um geoglifo considerado "complexo" pelos pesquisadores, com caminhos paralelos, delimitados por muretas, situado a aproximadamente 20 quilômetros de Boca do Acre (AM), na margem direita do Rio Purus.

A segunda imagem, é de um geoglifo quadrado duplo, na margem direita da BR-317, próximo da divisa Acre-Amazonas, na bacia do Rio Iquiry, onde aparece formação de pastagem e as árvores de castanheiras mortas ainda em pé.

A descoberta, registrada na semana passada, aconteceu 10 dias antes da realização de um simpósio internacional de arqueologia que comemora os 35 Anos de descobertas dos geoglifos, a ser realizado de 27 a 30 de junho no Centro Cultural do Tribunal de Justiça, em Rio Branco (AC).

Leia mais no Blog da Amazônia.

3 comentários:

Enzo Mercurio disse...

Na verdade esses geoglifos so estao sendo descoberto por causa do desmatamento.
Se tirarmos o tapete vegetal o que iriamos descobrir ?
Acho que tem muita coisa que a mata esconde .

Marcos Junior disse...

..dizem que essas marcações foram feitas pelos nephilins, gigantes que existiram na terra no período pré-diluviano, resultado da união entre anjos e mulheres, de acordo com o livro de Enoque combinado com o texto bíblico do livro de Genesis 6. Em paralelo com a História, os nephilins seriam os deuses da mitologia gregra.

Anônimo disse...

Geoglifo aparecendo é resultado de floresta sendo desmatada!!