segunda-feira, 18 de junho de 2012

A GRANDE FOGUEIRA DE SÃO JOÃO

Mede 4,50 metros de altura a fogueira que estará acesa durante o hinário em louvor à São João Batista, na noite de sábado (23). Foi confeccionada pela irmandade do Centro de Iluminação Cristã Luz Universal - Alto Santo, fundado pelo mestre Raimundo Irineu Serra (1892-1971), que tem como dignatária a viúva dele, Peregrina Gomes Serra


A lenha da fogueira é retirada da Área de Proteção Ambiental Raimundo Irineu Serra, que é a maior área verde no entorno urbano de Rio Branco.

Os seguidores da doutrina não fazem exploração comercial ou outros usos da madeira da área.

A única madeira que é retirada é para montagem da fogueira num volume sustentável, a partir de árvores de crescimento rápido, como faveiro e mulungu, típicas de capoeira.

É sintomático que a única comunidade que faz uma fogueira desse porte no mundo seja a que mantém a sua floresta, pois a usa de modo sustentável, sem fins comerciais.

Abaixo, um desenho de autoria do Samuel Machado Campos, de 9 anos de idade, sobre a tradição junina.


6 comentários:

Terra disse...

Viva São João!
Viva a Rainha da Floresta!

Eduardo disse...

... e Viva o Santo Cruzeiro, São José e Santa Maria...

Fátima Almeida disse...

muito bom o desenho do Samuel, tem equilíbrio, movimento, ele consegue profundidade colocando tom amarelo no local onde os dois estão dançando, fantástico nos detalhes pois a gente quase percebe o vento nas bandeirinhas, fez o contorno da árvore mas s redesenhou internamente de forma vigorosa e seguindo o movimento típico das formas da natureza, ou seja, com curvas ou voluteios, o encaixe das toras está fidedigno, o amarelo ouro do fogo é flamejante e as espigas de milhos quase se inclinam para participar da festa. Melhor que tudo, aquele coração robusto que fulgura no desenho como uma chave de ouro num poema...

Juarez Nogueira disse...

Saudade, com amor, é saúde. Abraço a todos, Altino.

Juarez Nogueira disse...

Saudade, com amor, é saúde. Abraço a todos, Altino.

Juarez Nogueira disse...

Saudade, com amor, é saúde. Abraço a todos, Altino.