sábado, 4 de fevereiro de 2012

MÉDICOS EXIGEM RETRAÇÃO DE SUELY

O presidente da Fenaman (Federação Nacional dos Médicos), Cid Célio Jayme Carvalhaes, enviou na sexta-feira (3) carta ao governador do Acre, Tião Viana (PT), em que pede a substituição ou retratação da secretária estadual de Saúde, Suely Melo, que chamou os médicos do Estado de “mercenários” durante um programa de TV local na semana passada.


Na carta, Cid Carvalhaes manifesta “perplexidade” e assinala que Tião Viana é médico e que a agressão da secretária “o atinge em cheio”.

O presidente da Fenamam afirma que a atitude da secretária é “incompatível com os elementares pilares do decoro governamental quando, de forma hilárica, carente de civilidade, demostrando claudicação nos conhecimentos de preceitos básicos da saúde individual e coletiva, agride, graciosamente aos médicos de Rio Branco e do Estado do Acre, afirmando que os mesmos são mercenários”.

- É inadmissível que um governo democrático e popular permita ações tão execráveis  desta natureza, por parte de uma senhora titular de tão relevante função. Espera-se, no mínimo, que seja dela exigida retratação pública pela péssima posição assumida diante de câmeras de televisão - acrescenta Carvalhaes.

Cópias da carta foram enviadas ao Conselho Federal de Medicina, Conselho Regional de Medicina e ao Sindicatos dos Médicos do Acre.

Veja a carta

“Brasília, 03 de fevereiro de 2012

Excelentíssimo Senhor
Dr. Sebastião Afonso Viana Macedo Neves – Tião Viana
MD. Governador de Estado do Acre

Senhor Governador,

Externamos-lhe nossa admiração por sua condução dos destinos do povo acreano impressa no seu governo, assim confirmado  na oportunidade em que visitamos o Acre e tivemos a honra de sermos recepcionados por Vossa Excelência quando  pudemos dimensionar essas ações.

Causou-nos perplexidade o pronunciamento da Senhora Secretária de Estado da Saúde por Vossa Excelência designada, incompatível com os elementares pilares do decoro governamental quando, de forma hilárica, carente de civilidade, demostrando claudicação nos conhecimentos de preceitos básicos da saúde individual e coletiva, agride, graciosamente aos médicos de Rio Branco e do Estado do Acre, afirmando que os mesmos são MERCENÁRIOS, agressão esta que o atinge em cheio, quando Vossa Excelência, mesmo exercendo a nobre função de Governador do Estado do Acre continua, para bem do povo acreano e honra da medicina brasileira, exercendo a sublime missão de médico.

A FENAM na sua postura de defesa intransigente da saúde da população brasileira e dos interesses e da dignidade dos médicos espera e aguarda de Vossa Excelência substituição imediata de pessoa que se mostrou  inqualificada politicamente para o exercício de tão nobre mister desrespeitando, inclusive, sua função profissional como médico.

É inadmissível que um governo democrático e popular permita ações tão execráveis  desta natureza, por parte de uma senhora titular de tão relevante função.

Espera-se, no mínimo, que seja dela exigida retratação pública pela péssima posição assumida diante de câmeras de televisão.

A FENAM e os médicos brasileiros aguardam de Vossa Excelência a merecida punição que esta essa Senhora.

Atenciosamente,

Dr. Cid Célio Jayme Carvalhaes
Presidente”

17 comentários:

Altemar disse...

Eita pau pereira...

Adriana Lisboa disse...

Prezado Altino: Os medicos do Brasil, desafiam esta senhora a mostrar em publico o seu contra cheque, face ao contra cheque de um medico que trabalhe na rede publica. Ai, nos saberemos quem e o mercenario, quem e o mentiroso...

Att.
Adriana Lisboa

Altemar disse...

Primeira pedra.

Beneditino disse...

Governo democrático e popular? rsrsrsrsrsrsrsrsr Essa senhora só externa o que esse governo pensa das pessoas que estudaram. Um bando de mercenários. Dona Suely, mostre seu contra-cheque! Em três anos ele não existirá mais. Seu patrão também é mercenário? Esses petistas e afins trazem a inveja em seus cromossomos. Se é que eles sabem o que é isto! Não é esse o Brasil que queremos para nossos filhos e netos.

José Coutinho disse...

Essa Senhora quer transferir os resultados de sua incompetência para os servidores, em especial os médicos. Lhe perguntaram sobre o déficit de pediatras e ela responde injuriando uma classe de profissionais que ralam muito no sistema precário que ela administra. Por enquanto, ela consegue desviar o foco, mas logo todos perceberão quem é, verdadeiramente, um MERCENÁRIO(a). Veja abaixo, trecho de uma condenação sofrida pela "competente" secretária, junto ao TCU:

Tribunal de Contas da União – Gabinete do Ministro Guilherme Palmeira

www.tcu.gov.br/Consultas/Juris/Docs/.../016-161-2006-1-GP.doc


GRUPO I – CLASSE II – 1ª Câmara

TC-016.161/2006-1 (com 5 volumes e 4 anexos)

Natureza: Prestação de Contas Simplificada, exercício de 2005

Entidade: Fundação Universidade Federal do Acre - FUFAC

18.4) Servidora Suely de Souza Melo da Costa (SIAPE n.º 414652) – foi cedida para a Secretaria de Saúde do Governo do Estado do Acre, por meio da Portaria n.º 1926 (DOU 09/12/2003), embora tenha sido nomeada, por meio do Decreto n.º 7.946, de 30 de maio de 2003, e tenha recebido a remuneração integral da UFAC, no período de junho a dezembro de 2003;

Afinal, quem é o mercenário?

Beneditino disse...

Vejam o Curriculum da senhora Suely, está explicado tamanho ódio aos médicos:

Suely de Souza Melo da Costa

Acreana de Rio Branco, Bióloga graduada pela Universidade Federal do Acre, onde fez quatro especializações: Ecologia da Amazônia; Anatomia e Fisiologia Humana; Citologia, Histologia e Embriologia e Botânica de Vegetais Inferiores.
Realizou Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São
Carlos. É Professora da Secretaria Estadual de Educação e Pesquisadora da Universidade Federal do Acre.
Iniciou sua atuação como Gestora Pública em 1991 quando foi Diretora de Pesquisa do Instituto de Meio Ambiente do Acre. De 1992 a 1994 foi Secretária Estadual de Meio Ambiente Ciência e Tecnologia e Presidente do Instituto de Meio Ambiente do Acre.
De 2001 a 2002 Coordenou a implantação do Curso de Medicina e Coordenou o Departamento de Pós-Graduação na Universidade Federal do Acre. De junho de 2003 a abril de 2005 foi Secretária Executiva de Saúde do Acre.
De Abril de 2005 a março de 2007 foi Secretaria Estadual de Saúde. De janeiro de 2007 a dezembro de 2009 foi Assessora Especial do Governo do Acre e a partir de novembro de 2007 passou a acumular o cargo de Assessora do Governo com o cargo de Chefe do Departamento de Patrimônio Histórico e Cultural da Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansou. De dezembro de 2007 a dezembro de 2010 acumulou este cargo com o de Secretária Adjunta de Esporte, Turismo e Lazer do Estado do Acre.

Julio CSG disse...

O fato é que realmente existem médicos que fogem de seus plantões para cairem na farra ou deixam de consultar pacientes do SUS para atenderem em seus consultórios particulares. Esse caso se parece com o que aconteceu com a Eliana Calmon, depois de sentar o ferro em alguns magistrados, o corporativismo caiu matando em cima dela, pelo menos ali, o bem estar do povo ficou em primeiro lugar e agora?

Gregório D. Mendes disse...

A classe médica sofrerá, e já está sofrendo, um arrocho salarial. Isso é efeito do no nosso sistema econômico. Tivemos um grande incentivo para a "fabricação" de médicos, para que justamente isso pudesse ocorrer, um estoque de mão de obra. Assim, o Estado, o maior empregador, visto que é seu dever prestar o serviço de Saúde para toda população (Cf. Constituição), passou a exercer pressão nos salários dos nossos doutores. Cabe lembrar que o mesmo efeito se observa na inicitiva privada, onde os planos de saúde começam a diminuir em muito o valor das consultas. E já começou a debandada de muitos médicos (especialmente os melhores) por tal motivo. Pena que os jornais não fazem reflexões sobre os acontecimentos...

joaomaci disse...

Eu, que não sou médico, felizmente muito raramente ocupo médicos, mas ouço cotidianamente reclamações de pessoas sobre o atendimento dos médicos, repito, reclamações sobre o atendimento dos médicos e não somente sobre o sistema de saúde pública em si, não sei exatamente em que contexto esta Sra. expressou essa opinião, mas acho que ela não falou tão grande absurdo.
Infelizmente, alguns grupos da sociedade brasileira só invocam a democracia e o espírito republicano quando sentem que seus interesses econômicos e sua imaculada posição social estão em questão. Mas é claro, tais grupos não se resumem aos médicos!

Renaldo disse...

O gestor, o médico Sebastião Viana, não pode dar ouvidos a corporativismo, se não o seu governo vai acabar antes de começar. O que a suely Melo falou, é o que nós pacientes sentimos nas filas das UPAS, do Pronto socorro e a antiga Fundação Hospitalar. Que tem medicos mercenarios tem, e que por poucos a maioria infelizmente é atingida. Quem pode mais, grita mais, e nesse caso parece que os poucos estão determinando a luta. Como dizia o ex-governador Edmundo Pinto, a MÁFIA DE BRANCO dita as normas.

Damião disse...

Não dá pra generalizar, mas quem já procurou o serviço público de saúde sabe a alarmante diferença do atendimento pelo profissional da medicina entre seus pacientes dos pronto-atendimentos da vida, e os que vão aos seus consultórios particulares pagando até 300 reais por uma consulta. No primeiro caso dá a impressão que ele está te fazendo um favor contra sua vontade. Que você lhe faria um grande favor se não fosse incomodá-lo... A maioria age dessa maneira...

Janu Schwab disse...

É certo o futuro médico não querer seguir uma carreira por não ver nela possibilidades de realização pessoal, profissional e financeira? É certo o Estado exigir do futuro médico uma postura de voluntário para preencher uma lacuna de mercado? Tô aqui pensando...

joaomaci disse...

A questão levantada pelo Janu realmente não é fácil de ser respondida. Mas em nome da coerência, fica claro que este problema não se resolverá com um cabo de guerra entre secretária de Estado e médicos trocando ofensas e acusações, enquanto o pobre usuário pobre paga o pato. Reformular os estatutos profissionais e principalmente sua conduta e posicionamento ético é algo que por uma série de consensos somente os médicos podem fazer. No entanto, desses gestores, que atendendo às reclamações de uma população que me parece muitas vezes ter mais de hipocondria do que outra coisa (sem negar as epidemias de dengue, a malária, “rotavirus”), se elegem tendo como maior bandeira melhorar a saúde da população e na sua prática limita-se a querer “aparelhar ou humanizar” o sistema público, sinceramente, também não se pode esperar muita coisa. O gestor que se diz comprometido com a “saúde de primeiro mundo” deveria reconhecer em sua prática, ou melhor nas políticas de seu governo, que muitos problemas que hoje dizem ser papel da saúde pública resolver, na realidade está mais para a educação e a habitação digna: saber se alimentar, praticar exercícios físicos, ter saneamento e moradia, e por aí vai. Evidentemente, pra quem não tem emprego ou ganha suficientemente bem, não há opção ao se alimentar ou onde e como morar, enfim, o “buraco é mais embaixo” e um gestor que esteja no cumprimento de sua função não deveria se resumir a fazer do embate em questão mais um subterfúgio populista de disfarce da realidade, jogando a “culpa” na comunidade médica ou até que “role a cabeça” de sua escudeira.

Yuri Vargas disse...

Por que esses médicos não vão salvar vidas em vez de ficar se doendo com pouca merda? Tem coisa mais importante pra vcs resolverem, o pronto-socorro está lotado! Vão salvar vidas ou ficar mandando cartinha de tristeza pro governador Tião Viana?

Beneditino disse...

Yuri,

Mercenário significa, especificamente, os soldados que lutam objetivando o pagamento ou a divisão dos despojos, sem ideais ou fidelidade a um estado ou nação. Você acha mesmo "pouca merda", não conhece a língua portuguesa ou é petista?

Gabi Ramos disse...

Pois eu desafio a quem que seja a fazer uma pesquisa com a população sobre o que eles acham da grande maioria dos médicos de Rio Branco, e olha, tenho certeza que todos irão apoiar a tão corajosa Secretária de Saúde, e eu também concordo e deixo aqui meus parabéns a mesma. Alguns Médicos são mercenários sim, mal educados, mal amados, infelizes, grossos, sem nenhum preparo para atender a população. Esse Senhor, o Presidente da Fenaman deveria era procurar fazer um trabalho voltado para a classe médica atender com humanização a população pobre e carente, que não sabe dos seus direitos. Ele deveria era ter vergonha em ir contra a Secretária e ficar defendendo o que é de fato um fato real.

Obs: Lembrando que, não é uma regra geral. Em toda área existe bons e maus profissionais, mas para aqueles médicos ruins, que não gostam do que fazem, é tempo para procurar outra coisa, e para aqueles bons médicos parabéns e todo meu respeito e admiração.

Yuri Vargas disse...

Benedito,

Ia responder seu comentário, mas não foi preciso pois, faço das palavras da Gabi Ramos as minhas.