sábado, 11 de fevereiro de 2012

HUMANIZAÇÃO DA SAÚDE

Mulher aguarda mais de cinco horas por atendimento médico em UPA de Rio Branco e é presa por reclamar


Um fato lamentável que não pode acontecer, pois a sociedade espera que o pessoal do atendimento esteja preparado para acolher os pacientes.

A UPA é uma unidade com triagem classificatória de risco e estratégia de acolhimento para cada caso.

O episódio contraria o discurso de humanização do governador Tião Viana (PT), que está de férias nos EUA.

Clique aqui e leia reportagem na Contilnet.

19 comentários:

Paulinha Cameli Rodrigues da Silva disse...

Isso é a realidade. Infelizmente. Pagamos impostos altíssimos e é esse tipo de atendimento que a população recebe.

Roberto Feres disse...

a técnica usada para acabar com as reclamações contra o mal atendimento no serviço público é punir os indignados...
autoridade abusa do seu poder (ou é negligente no trabalho) e depois dá queixa do cidadão por desacato...

Beneditino disse...

Olha aí o intercâmbio dos governos petistas com Cuba dando seus frutos. Só que em vez de medicina de primeira, importaram o "não gostou? vai em cana!".

Fátima Almeida disse...

É impossível mudar esse tipo de cretinice em nosso estado sem mudar a cultura ditatorial.

Laura Araruna disse...

As pessoas devem entender que as UPA's são UNIDADES DE PRONTO ATENDIMENTO, e se as pessoas não estão em estado de EMERGÊNCIA devem procurar OS POSTOS DE SAÚDE de seus bairros.

Laura Araruna disse...

As pessoas devem entender que as UPA's são UNIDADES DE PRONTO ATENDIMENTO, e se as pessoas não estão em estado de EMERGÊNCIA devem procurar OS POSTOS DE SAÚDE de seus bairros.

Laura Araruna disse...

PORQUE A PRIORIDADE NA UPA VÃO SER OS ATENDIMENTOS EMERGENCIAIS, antes de se deslocar pra uma UPA, procure um POSTO DE SAÚDE e evite tumultos.

Roberto Feres disse...

melhor regra:
se vc estiver passando mal, chame o SAMU - 192.
eles te pegam onde vc estiver e levam para a unidade de saúde correta (e só saem de lá quando outra equipe te receber).

Renaldo disse...

No governo do Povo do Acre é muita propaganda, gasto do dinheiro público com a criação de cargos na estrutura estatal desnecessários, e pouca eficácia com quem precisa de saúde, educação, transporte, etc...

Gabi Ramos disse...

Pra verem como são esses médicos. A Secretária é que ta certa. Esses médico não tem mais jeito não. Agora a população além de sofrer com a espera, vem a policia também pra piorar as coisas. Ai ai, esse país vai mal hein... Só jogando uma bomba pra começar tudo de novo.

Peter disse...

DESACATO, de acordo com o Código Penal Brasileiro, é um CRIME (Art. 331 - Desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela).

Na minha opinião essa situação que vem ocorrendo constantemente nas UPA's é em consequência da desinformação de vários usuários que utilizão o serviço erroneamente. O que se vê por lá é muita gente querendo resolver algo que poderia ser solucionado facilmente marcando uma simples consulta em um Posto de Saúde. Tratando-se de uma unidade que funciona em horário integral, inclusive nos fins de semana, faz com que muito usuário vá a unidade que sempre tem médico, gerando tumultuo e atrapalhando a utilização do serviço por quem realmente necessita. Com certeza a maioria das pessoas, pelo que eu venho observando através de comentários de outros sites (Moda agora e falar da saúde) não devam saber que serão atendidas não por ordem de chegada, e sim conforme a GRAVIDADE DO CASO.

Roberto Feres disse...

Caro Peter,
Doença não tem hora e as pessoas se socorrem como podem.
E querem o pronto-atendimento e não o sei-lá-quando-conseguirei-uma-consulta...
Posto de Saúde serve bem em dia de vacina ou quando vc tem um amigo lá dentro prá te encaminhar...

joaomaci disse...

Caro Peter, quem tem que informar adequadamente aos usuários sobre o funcionamento do serviço público de saúde que é custeado pelos impostos que pagamos são aqueles que o administram e o modificam.
E quanto ao Art. 331 do Código Penal, deve-se reconhecer que na maioria dos casos em que está afixado, ele tem a pretensão de funcionar como uma ameaça ao usuário/financiador do serviço público. Tipo: "não gostou? cala a boca e vai embora..."

Andarilho disse...

UPA - unidade de pronto atendimento.
Amigos, doença não escolhe horário para castigar as pessoas não. "Ei, fulano tu vai ficar doente, tá!? Aqui quem falar é uma virose'.
Vai no posto Augusto Hidalgo e, sem puxasaquismo, ver se alguém naquelas fila que começa as 23h, da noite anterior, se estão bem ali. Marca-se uma consulta no posto, para ser atendido dois dias depois, no minimo. Não deu solução na consulta? HC! Com encaminhamento vc vai marcar uma consulta-nao-sei-la-para-quando com o especialista!
Agora, vem me falar que as pessoas estão erradas em procurar a UPA? Antes o atendimento era bom, pq mudou agora?
Algo aconteceu!

Alex Mamed disse...

Peter, você deveria saber interpretar o que é o desacato. No Direito Penal, o tipo descrito como crime nem sempre tem o significado do linguajar comum. Exigir um atendimento ou informação, ainda mais depois de 05 (CINCO) longas horas não é, nem nunca foi, nem nunca será desacato em lugar nenhum do mundo. O servidor público precisa compreender que ele é pagao com recurso do cidadão/contribuinte. Não estava lá, mas depois de 05 horas, não vejo como possa haver desacato, pois mesmo que se desse uns tapas no servidor abusado, estaria mais para RETORSÃO, que é quando há agressão mútua. Oservidor agrediu o cidadão ao deixá-lo esperando 05 horas e este revidou na base da porrada. Não sei se foi isso que ocorreu, mas, definitivamente, depois de 05 horas, não tem como ser desacato a conduta de reclamar. O cidadão não entende, e não tem obrigação de entender, o que diabos é UPA, Casinha da Família, PS ou o diabo que o valha. Se tá doente, entra na primeira unidade. É obrigação do servidor informar corretamente e encaminhar o paciente para a unidade adequada.

Janu Schwab disse...

"Moda agora e falar da saúde" é de uma falta de respeito típica de quem está por cima da carne seca e quer aplicar uma doutrina de logística a quem só quer se livrar dos incomodos da dor que sente.

Se existe um engano, um costume equivocado, uma falha no entendimento da tal logística da Saúde Pública (o que é posto de saúde, pronto-socorro, UPA, CTI, UTI... IML), é obrigação do Estado (enquanto poder público, certo?) prestar esse esclarecimento a população.

Sem querer apontar a metralhadora da crítica ao colega - afinal, ele só deu a opinião, que, apesar de um pouco equivocada, tem sua validade por se tratar de uma opinião própria - acho que esse ponto de vista, infelizmente, se reproduz em alguns muitos (eu não disse todos) servidores da Saúde.

Será que a campanha política desse ano vai ferver?

Peter disse...

Meus caros, julgando pelo fato que isso seja apenas uma humilde opinião de quem nada sabe
más que não se deixa influenciar por matérias tendenciosas, não me levem a mal mas apesar de esperar ansioso, tanto quanto vocês,
pelas próximas eleições, não espero muita mudança quando essa "Ptralhada" sair a julgar pela mentalidade da população.
Sou honesto e vale a pena sê-lo, independentemente da postura alheia afinal de contas todos tem sua parcela de culpa com relação a todo esse problema.
Com essa discução chegamos a duas situações que foram abordadas Desinformação + Falha do sistema em diversos aspectos = Chegamos ao Problema (Políticas governamentais FALHAS), com certeza não sendo os únicos.
Não somos políticos então não devemos simpatia á ninguem, o coitadísmo e a falta de ordem não irá ajudar a resolver nenhum problema. Satisfações companheiros.

Peter disse...

...enquanto isso a prefeitura frita e o governo cozinha!!!

Hudson disse...

A crítica ou a censura não constituem desacato ainda que sejam veementes, desde que não ocorram de forma injuriosa.
Só para lembrar aqueles que a qualquer instante ameaçam a população com o tal crime de "desacato".
Um abraço a todos.