quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

PLANEJAMENTO FAMILIAR NO ACRE

Governador faz vasectomia e é seguido por secretários



O governador do Acre, Tião Viana (PT), lançou na semana passada um programa de planejamento familiar para informar a população do Estado sobre métodos contraceptivos, deu o exemplo e já começou a ser seguido por secretários e assessores.

Durante o discurso em Cruzeiro do Sul (AC), a 560 quilômetros de Rio Branco, a capital, Viana, que é médico e pai de três filhos, revelou que fez vasectomia e apelou para que os homens se submetam ao mesmo procedimento.

Quatro dias após o lançamento, o secretário de Comunicação, Leonildo Rosas, antes de deixar o consultório de um urologista em Rio Branco, usou o Twitter para anunciar que é pai de cinco filhos e que acabara de fazer vasectomia.

- Sucesso total - comemorou Rosas.



De acordo com o governo estadual, o programa de planejamento familiar pode evitar, por exemplo, a gravidez precoce e casos de mulheres jovens que, aos 25 anos, são mães de até 12 filhos.

Pelo menos dois outros assessores seguiram o exemplo do governador e fizeram vasectomia nos últimos dias.

- Para agradar ao chefe, arranco até os bagos - disse um deles ao blog.

O governador prometeu promover e facilitar acesso aos diferentes métodos contraceptivos existentes em todos os 22 municípios do Estado. Viana disse que colocará um ônibus equipado para fazer o atendimento de saúde masculina e feminina em todo o interior do estado.

- Temos que cuidar da saúde e trabalhar a prevenção para dar às mulheres o direito de não adoecerem ou morrerem por problemas de saúde. Estamos levando a democracia para dentro das famílias, permitindo que elas decidam quantos filhos querem ter.

A opção de secretários e assessores pela vasectomia virou motivo de piadas no Estado. Nesta quinta-feira (12), o chargista Dim, do diário A Gazeta, mostra os marqueteiros Davi Sento Sé e Gilberto Braga, debatendo o nome a ser dado à campanha de planejamento familiar de Tião Viana.

Na charge, Braga sugere que seja batizada de “Cuidando dos seus Ovos”, numa paródia ao programa “Cuidando dos seus Olhos”, lançado por Viana no ano passado para cirurgia de catarata.

Ilustração: charge do Dim, jornal A Gazeta.

5 comentários:

Roberto Feres disse...

Alguém já foi averiguar se uma jovem de 25 anos que tem 12 filhos não está vivendo de salário maternidade???
Vasectomias nesses casos só iriam inflacionar o trabalho dos machos férteis....

Avoz disse...

Alem de bastante infeliz, o comentário acima esqueceu todas os seres humanos que por falta de informação ou recursos não usufruem de um planejamento familiar satisfatório... Defendo a esterilização em massa desde que consentida, chega de eleitores famintos e burros!!!

Roberto Feres disse...

não tem eleitor burro... mas cidadão, com vontade e direitos...
quem anda pelo interior (nem precisa ser funcionário da Previdência) percebe que há um mercado de fertilização para recebimento do salário maternidade.
A moeda de troca costuma ser um motor ou motosserra novos para o pai da vez...
Já vi sujeito dando tapina da barrigada da moça e dizendo "esse é o rabeta que vou ganhar..."
Cada ambiente tem o mercado que merece....
Esterilização em massa??? Consentida???
Continue pensando assim e Thaumaturgo, Jordão, Santa Rosa, Assis Brasil, Porto Walter etc continuarão tendo crescimento vegetativo de 8% ao ano na faixa dos miseráveis...

Peter disse...

Que comentário mais infeliz. Que futuro é esse ??? O da pobreza para os filhos da rabeta ou da motosserra.

Acreucho disse...

O Governador Tião Viana, na falta do que fazer, depois de ter se levantado contra os evangélicos, querendo colocar no chão a antena da única rádio gospel do Estado, começa agora uma campanha em prol do planejamento familiar, coisa a qual a Igreja Católica é frontalmente contra (qualquer método). Acho que o governo não quer do seu lado nem evangélicos, nem outros cristãos, só os ateus...
Quanto a vasectomia do governador é só mídia. Pra que ele fez isso? Que motivos tem o governador pra fazer vasectomia? Alguém já pensou nisso?