quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

NO PERU E NA BOLÍVIA

Em busca de refúgio no Acre, Haitianos são vítimas de roubos, espancamentos, estupros e mortes



Os imigrantes haitianos que buscam refúgio em massa no Acre estão sendo vítimas de extorsão, roubo, estupros e mortes quando percorrem territórios do Peru e da Bolívia.

Relatório enviado ao ouvidor Carlos Alberto de Souza e Silva Júnior, da Secretaria Especial de Políticas da Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), denuncia que as mulheres haitianas são separadas dos homens e bolinadas.

De acordo com o relatório, assinado por Lúcia Maria Ribeiro de Lima, Coordenadora Geral do Comitê Gestor de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, ligado ao governo do Acre e à prefeitura de Rio Branco, a capital do Estado, algumas mulheres foram vítimas de tentativa de estupro e outras foram estupradas por taxistas peruanos e bolivianos.

O documento assinala que nas últimas duas semanas se intensificaram os relatos de haitianos assassinados no trajeto até o Brasil.

Os haitianos que não possuem dinheiro ou bem de valor são amarrados, surrados e colocados nas margens das estradas de barro e com pouca movimentação.

Leia mais no Blog da Amazônia.

3 comentários:

Lou Gold disse...

Caro Altino,

Obrigado pela excelente cobertura da crise humanitária causada pela chegada dos refugiados haitianos, na esperança de uma vida melhor. As histórias que você tem nos apresentado são bem tristes, especialmente à luz dos nobres esforços que têm sido feitos pelo Estado do Acre.

E obrigado por publicar minha foto dessas duas adoráveis crianças haitianas. O que eu vi recentemente em Brasiléia me tocou profundamente. A foto é parte de minha série no flickr, tirada no Encontro de Cultura Haitiana que eu postei na internet em http://www.flickr.com/photos/visionshare/sets/72157628681711455/with/6620568093/

Um abraço
Lou Gold

Artes e escritas disse...

Uma excelente cobertura sobre os problemas enfrentados pelos haitianos. Parabéns e que o seu blog continue em 2012 nos mostrando a realidade que nem sempre conhecemos. Um abraço, Yayá.

Matthew Meyer disse...

http://www.nytimes.com/2012/01/07/world/americas/brazils-boom-absorbs-haitis-poor-for-now.html?_r=1&hp