quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

PADRE FOGE DE MISSA PARA CHICO MENDES


Fracassou a mobilização para celebração de uma missa em Xapuri (AC) na noite desta quinta-feira (22) em memória do líder sindical e ecologista Chico Mendes, assassinado há exatos 23 anos.

O padre da igreja de São Sebastião, Francisco das Chagas Monteiro dos Santos, teria fugido para não celebrar missa com a presença do senador Jorge Viana (PT-AC).

- Padre que foge para não rezar missa não é de Deus - protestou no Twitter a evangélica Charlene Carvalho, da assessoria de imprensa do senador.

Charlene acrescentou:

- Hoje, aqui em Xapuri, um pequeno, bem pequeno, grupo de amigos e familiares lembram a memória de Chico Mendes.

A missa virou uma modesta celebração conduzida por freiras da cidade para menos de 50 pessoas. Nem Ilzamar, a viúva de Chico Mendes, compareceu. Elenira, Sandino e Ângela Mendes, filhos de Chico, estiveram na igreja.

Meu comentário
O padre Chagas é conhecido em Xapuri como homem simples e sério. Ex-seringueiro, foi alfabetizado adulto e ordenado padre aos 40 anos. O blog continua tentando ouvir a versão do padre Chagas sobre o episódio divulgado pela assessoria do senador. O padre se ausentou de Xapuri dias antes da pretensa missa. Causa espanto o julgamento da assessoria do senador ao afirmar que "padre que foge para não rezar missa não é de Deus". Seria deus Jorge Viana? (veja) Talvez o padre tenha apenas tentado escapar de uma cena de espetáculo midiático, ou faltado capacidade de organização aos companheiros de Chico Mendes. Ou seria um protesto contra o relatório do senador no projeto do novo Código Florestal? Ninguém sabe.

Comentário da assessora do senador:
"Bom dia, Altino.

Sobre a nota do seu blog só tenho um esclarecimento a fazer. O comentário a respeito do padre não tem conotação religiosa – do ponto de vista da denominação de cada um – como você faz acreditar. O mesmo comentário faria, sem nenhum problema, se ausência fosse de um pastor. Não sou dona da verdade. Pelo contrário. Sou humana e cheia de falhas como todos, inclusive você.

Mas sou das pessoas que abomina intolerância religiosa. Não tenho a pretensão de achar que sou melhor ou pior que ninguém em função do meu credo. Sou crente, sim. E não vejo problemas em ir a uma missa, como alguns questionam. Deus é Pai de todos. No seu reino há lugar para todos. Deus está na igreja católica, evangélica, no daime, em todo lugar, está agindo no mundo. E sempre para o bem comum.

Só não posso admitir que usem minha opção religiosa para, de uma forma velada e mal intencionada, distorcer e interpretar de forma descontextualizada meus comentários. Lamento muito que as pessoas se aproveitem dessa má interpretação de minhas palavras para derramar suas agressões e injurias.

Não gosto de jogar pedra nos outros. Já levei – e continuo levando – muita pedrada. Tenho a consciência tranqüila de que não fiz qualquer comentário de cunho religioso para ofender ninguém por causa da minha fé, pois como já disse, acredito que Deus é um e Pai de todos. No mais, vale o que diz o Victor Matos do blog do Colonheiro: Jesus perdoa. O twitter, não.

Abs,

Charlene Carvalho

Feliz Natal"

Leia

blog Xapuri Agora

N˜ão foi bem assim


Foto: Charlene Carvalho

13 comentários:

Francisco Nazaré disse...

É porque o JV tava lá. kkkkkkk Quando da morte de Chico Mendes há vinte e três anos, o JV aínda não tinha ouvido falar dele. Agora ele quer participar de uma missa em sua homenagem, só se for para agradecer por ter usado seu nome para se dar bem politicamente!!!

Júnior Shin. disse...

Não condeno tal atitude. Quando nem mesmo a viúva compareceu... Eu acrescento: o Padre tem bom senso!

PATRICK LEON disse...

mas que insolente essa assessora do senador.jamais uma pessoa com sua qualificação poderia desmerecer a religião alheia,o estado é láico e você por não comungar da fé católica jamais poderia ofender a igreja católica que até aonde sabemos não lhe fez nenhum mal.idiota,aprenda a não ofender a religião dos outros o estado brasileiro é laico e isso faz o nosso pais feliz,cada um escolhe a religião que quer seguir,agora o que não pode é você que vem de outra doutrina julgar uma religião a qual não comunga.

em relação ao Padre "ter fugido"isso deve ser averiguado,com a versão do Padre.Os Padres não estão a serviço dos poderosos,mesmo Chico Mendes,os Padres fazem parte de uma missão de DEUS,tem algum motivo para o Padre não ter ido a missa,temos que analisar que não é porque estava o senador Jorge Viana e que a missa era em homenagem a Chico Mendes,perante a Deus:Jorge Viana,Chico Mendes,o Padre,a Assessora idiota e preconceituosa,são todos iguais.

Como disse o Padre esta a serviço de Deus e não a serviço dos interesses.

Charlene Carvalho provavelmente o Padre estava em uma Missão para DEUS e não podia servir seus interesses pessoais.

Ele esta a serviço de DEUS e não ao seu serviço Charlene Carvalho.

Eu odeio quem ofende outra religião,religião é que nem andiróba,cada um tem o seu e jamais,jamais alguem pode ofender a religião alheia.

isso me irrita,é realmente uma idiota alguem que disponibiliza seu tempo a ir a um templo religioso e sai depois difamando a religião,se fosse só para ir atacar quem não lhe fez nada era melhor nem ter ido Charlene Carvalho,você não era obrigada a ir a Missa.

E concluindo o Padre NÃO FUGIU,ele não é obrigado a celebrar a missa de Quinta-feira.

O Padre tem os afazeres da Paróquia,para isso que existem os auxiliares,que no caso foram as Freiras.Geralmente as quinta-feira tem missa nas comunidades,lugares aonde só tem missa uma vez a cada 6 meses e não é porque era uma missa em homenagem a Chico Mendes e contava com a presença do Senador da republica que o Padre iria desmarcar todos os compromissos da Paróquia por conta disso.Charlene Preconceituosa Carvalho perante a DEUS todos são iguais e você não tem o direito de atacar quem não lhe fez nenhum mal.

Je vois tout disse...

PATRICK LEON

Concordo plenamente com você são pessoas estupidas como essa mulher que não respeitam a religião alheia que contribuem para existir ódio entre as pessoas e suas crenças. Esse tipo de gente pra mim nem como gente deveria ser tratado, pois se não sabe que o estado é laico e não respeita uma religião não deveria nem sequer estar ao lado de pessoas civilizadas. Pra mim isso somente mostra o lado desequilibrado de uma pessoa que deveria demostrar mais respeito e ainda mais ser imparcial já que trabalha na assessoria do senado. Mas como diz o velho ditado, Costume de casa vai a praça.

sérgio de carvalho disse...

fina ironia em épocas de código florestal...

Alex Mamed disse...

Patrick Leon, não com toda essa contundência, mas concordo com você. É que a Charlene deve estar acostumada com certos lacaios lambendo as botas do JV, abrindo portas e tudo mais. Daí ela pensar que o padre e quem quer que seja estejam a serviço das pessoas que se julgam estar acima das outras.

Charlene, reveja seus conceitos e pré-conceitos. Não saia por aí atirando opiniões sem ter dado oportunidade de ouvir o outro lado. Por ser assessora de comunicação - suponha-se formada em jornalismo, sua responsabilidade redobra.

Modere sua língua e boa sorte!

LUÍZIO VIDEOREPÓRTER disse...

O comportamento é típico da tal ...

Unknown disse...

Isso se chama bom senso! Não tem nada que ficarem misturando politica com religião.
Parabens ao Padre pela atitude.

Andreza Vasconcellos disse...

Uma coisa é , simplismente o padre não fugiu , e sim que não avisaram pra ele sobre a missa , apenas fizeram a relação lá sobre a semana Chico Mendes , e tinha a missa lá no meio mais não avisaram o Padre , ai querem que ele adivinhe mesmo é que vai ter missa ? agora tem as pessoas que nao sabem direito das coisas que ficam escrevendo coisas sem saber direito , e por essas coisas o Padre concerteza vai ser chamado atenção na diocese ! No dia do Aniversário do nosso querido Padre ele vai receber de presente isso que ele nao sabia de nada !

@MarcelFla disse...

' "padre que foge para não rezar missa não é de Deus". Seria deus Jorge Viana? '


HAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHA

Francisco Lima disse...

Eita, eu sou do tempo que em Igreja não se entra de bermuda. Casa de Deus é Casa de Deus né. E tá lá Júlio Feitosa homenageando com trajes menores o cara que fez a petezada acreana ser famosa....

Esse papo de religião tá ficando perigoso e chato, se alguém disser que uma crente feia é feia mesmo, a dita cuja já cita salmos e apela logo pra "intolerância religiosa".

É uma pena, mas desde que a Marina deixou de ser católica e foi ser evangélica isso virou moda no Acre. E alguns - alguns - pastores que não são bobos mertancilizaram... e agora é tudim cheio de não me toques.

Charlene, dizer que alguém não é de Deus é porque ele é do Satanás, é isso? Mulher, quem é tú pra falar isso de alguém, principalmente de um padre? E se houve alguma coisa com ele? Além de tu se dizer mulher de Deus, também é jornalista né? E o tal do contraditório, num teve pro padre não?

Salam Aleikum!

patrick leon disse...

Acredito que ninguem aqui questionou essa preconceituosa por sua opção reliosa,que alias não nos diz respeito.

O que esta sendo questionado,que essa preconceituosa não sabia de nada que estava acontecendo,o pobre Padre que tem uma vida voltada para a evangelização e o bem,foi julgado como não ser de DEUS.

Alias Charlene preconceituosa Carvalho,quis se referir que só o Padre de Xapuri não é de DEUS ou todos os Padres do mundo não são de DEUS??????????

Charlene Preconceituosa Carvalho você diz que sua conciencia esta tranquila.

Mas será que você realmente esta ciente que você julgou e colocou na midia uma injuria contra um homem que tem sua vida totalmente voltada para DEUS.

Da mesma forma que a opinião pública esta voltada contra o seu preconceito,você tentou em vão jogar a opinião pública contra o Padre de Xapuri,cujo segundo você ele não é DEUS.

Muié reflita seus pensamentos e preconceitos,talvez você no alto do seu preconceito e intolerância,nem saiba como seu chefe o senador Jorge Viana chegou ao poder.

Altino se lembra bem,pois ele viveu essa epoca.

Jorge perdeu a eleição para o governo e se embrenhou nesses meios de matas,visitando colonhas,igarapés,rios.

Visitou centro espiritas,de religiões de raízes africanas,daimistas,barquinha,igrejas evangélicas e a igrejas católicas.

Agora eu te pergunto:-Quantas vezes o senador Jorge Viana ofendeu alguem por sua religião,e além de ofender,ainda afirmou que essa pessoa não é de DEUS???

NUNCA,NUNCA JORGE VIANA OFENDEU NINGUEM POR SUA RELIGIÃO E NEM MENOS DISSE QUE ESSA PESSOA NÃO É DE DEUS.

Muié você trabalha para um dos homens com um dos melhores curriculum politico do Acre,e você com seu preconteito tenta em vão manchar a imagem de homem neutro e que respeita as religiões alheias.

E você no alto da sua ignorância,quero que você saiba que Padre não é obrigado a celebrar missa,na religião catolica a celebração da missa é o apice na nossa fé com o momento sagrado da eucaristia,momento o qual recebemos o corpo e o sangue de cristo.

A missa é o momento obrigatório para todos os católicos,a missa de domingo é o momento de comunhão e fraternidade entre todos aqueles que por sua livre escolha escolheram a religião católica como sua religião a professar.

Charlene Preconceituosa Carvalho nenhum Padre é obrigado a celebrar a missa de quinta-feira,pois esse é o momento que ele aproveita para fazer os afazeres da paroquia.

Agora entendi você no auto de sua arrogância e preconceito ao ir a celebração sagrada da missa,e ao constatar que estava sendo ministrada não por um Padre e sim por freiras.

Resolveu logo atirar para todos os lados que o Padre de Xapuri NÃO É DE DEUS.

Muié isso é normal,quando o Padre esta em outro compromisso,auxiliares,no caso as freiras podem celebrar a missa,que em nenhum momento deixa de ter sua importância com o momento da eucaristia.

Agora Charlene Preconceituosa Carvalho saiba que é erronio de sua parte dizer quem é e quem não é de DEUS.

Não julgue para não ser julgada,você com seu preconceito ofendeu a imagem do Padre,jogando na midia que ele não é de DEUS.

Acredito que se ele não fosse de DEUS como você alega,ele não seria Padre e sim estaria em uma religião Satânica,que é o lugar para quem não acredita em DEUS,correto???

Pense bem muié você tentou sujar a imagem de um homem que não lhe fez nada e alias tem sua vida voltada para a evangelização,comunhão,fraternidade e amor.

PATRICK LEON disse...

http://www.quinariverde.com.br/assessora-de-jorge-viana-cria-descontentamento-popular-ao-atacar-padre-de-xapuriafirmando-que-ele-nao-e-de-deus/

virou noticia,virou manchete