segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

ANIBAL DINIZ CRITICA GOVERNO FEDERAL

Senador alerta para crise humanitária com haitianos na fronteira

O senador Anibal Diniz (PT-AC) criticou o governo federal nesta segunda-feira (12) e pediu ações urgentes das autoridades brasileiras em relação a mais de 700 refugiados haitianos que se encontram no município de Brasiléia (AC), na fronteira do Brasil com a Bolívia.

Diniz chegou a ler, na íntegra, a reportagem “Crise humanitária se instala na fronteira do Acre com a Bolívia“, de Terra Magazine, que tem publicado as notícias mais detalhadas sobre o problema, e pediu que a mesma fosse incluída nos anais do Senado junto com o seu discurso.

Leia mais:

Crise humanitária se instala na fronteira do Acre com a Bolívia

Em busca de trabalho no Brasil, haitianos passam fome no Peru

Com país arrasado, Acre se torna rota para entrada de haitianos

 
Segundo o senador, a situação se configura como uma “crise humanitária internacional” que necessita de atenção urgente dos ministérios da Justiça, das Relações Exteriores, da Defesa, das Relações Institucionais, da Secretaria de Direitos Humanos e dos órgãos de imigração.

O número de haitianos que deixam o Haiti rumo ao Brasil aumenta todo dia porque não existe perspectiva de trabalho naquele país devastado por um terremoto em janeiro de 2010. Além disso, a população enfrenta um desgoverno e até agora as obras de reconstrução não aconteceram.

Diniz assinalou que o Brasil tem recebido os haitianos por ser um País de espírito solidário, mas defendeu que haja estratégia para tratar do problema.

- Infelizmente, até o momento, o governo federal não se manifestou a respeito. Só o governo do Acre tem feito esforços no sentido de garantir alimentação e hospedagem para esses haitianos todos os dias, mas os recursos são finitos. O governo do Estado é muito pequeno e a prefeitura de Brasiléia, menor ainda para atender esse problema.

O senador cobrou posicionamento do Ministério das Relações Exteriores, do Ministério da Defesa, do Ministério da Justiça, da Secretaria de Relações Institucionais do Governo e do Ministério dos Direitos Humanos.

- Esperamos que haja, urgentemente, uma reunião interministerial para tratar desse problema, porque, verdadeiramente, até agora, o governo federal não se manifestou a respeito. É como se o problema não estivesse acontecendo. Não é possível permanecer dessa forma, com um problema de tamanha gravidade diante de nossos olhos - acrescentou.

Brasiléia, distante 235 quilômetros de Rio Branco, a capital, possui 13 mil habitantes. Num pequeno hotel com capacidade para abrigar 80 pessoas, estão hospedados mais de 300 haitianos.

Diniz disse que a prefeita Leila Galvão (PT) já não sabe o que fazer, pois as unidades de saúde e outros equipamentos de assistência à população local são insuficientes para atender um contingente tão grande de haitianos.

- Até aqui, tem prevalecido o espírito de solidariedade humana e a hospitalidade das famílias daquele município. Mas as autoridades locais e do Estado temem que a qualquer momento comecem a acontecer incidentes e isso possa desembocar numa crise humanitária de consequências imprevisíveis - alertou Diniz.

Após ler a reportagem de Terra Magazine, o senador conversou por telefone com as ministras Ideli Salvatti, das Relações Institucionais, e Maria do Rosário, dos Direitos Humanos, a quem expôs a gravidade da situação e propôs a instalação de uma sala de emergência interministerial para tratar do problema.

Um comentário:

Janu Schwab disse...

Fez muito bem, o senador. O Governo Federal foi pro Haiti pra ver se convencia o Conselho de Segurança da ONU a lhe dar um cantinho na mesa.

Agora que a coisa haitiana respingou em solo brasileiro, a turma se faz de môca? O que deixa a entender que aquilo tudo de camuflado e capacete azul era só coisa pra inglês ver. Grunf!