quarta-feira, 23 de novembro de 2011

VOLTA DA HORA ANTIGA DO ACRE É ADIADA

O deputado Lira Maia (DEM-PA) apresentou recurso contra a apreciação conclusiva do Projeto de Lei nº 1.669 que restabelece o antigo fuso horário do Acre e de parte dos estados do Amazonas e Pará.

O Projeto de Lei, de autoria do senador Pedro Taques (PDT-MT), altera o artigo 2º do Decreto nº 2.784, de 18 de junho de 1913. Ele havia sido aprovado na Câmara e no Senado e seria enviado para sanção presidencial, restabelecendo o padrão do fuso horário brasileiro que vigorou entre 1913 e 2008.

Na verdade a presidente Dilma Rousseff oficializaria o referendo realizado em outubro do ano passado, quando a população do Acre decidiu pela volta do fuso horário com diferença de duas horas a menos em relação ao horário de Brasília.

Leia mais:

O deputado quer a revisão do Projeto de Lei porque o mesmo recebeu uma emenda do senador Flecha Ribeiro (PSDB-PA), que mexe com o horário do oeste do Pará. Segundo Lira Maia, a emenda "contaminou o projeto dos meus amigos do Acre".

- Não tenho nada contra o pessoal do Acre, sou amigo inclusive da sua bancada, solidarizo-me com eles, mas me vi na obrigação de fazer um recurso pedindo que o projeto venha ao plenário para ser analisado, porque tem uma emenda que mexe novamente com o horário do oeste do Pará, deixando o local com uma hora de atraso em relação ao de Brasília. E a pressão de lá é muito grande - alegou o deputado.

Lira Maia disse que o projeto deverá voltar ao plenário para eliminar a emenda "danosa ao povo do oeste do Pará".

Atualmente, a diferença do fuso horário do Acre é de apenas uma hora em relação a Brasília. A mudança aconteceu em 2008, sem consulta popular, a partir da Lei 11.662/08, de autoria do então senador Tião Viana (PT), atual governador do Acre, sancionada por Lula, presidente na época.

Os petistas do Acre não aceitam a mudança, acusam o referendo de ter sido "manipulado", e continuam se movimentando no Congresso no sentido de postergar a volta da hora antiga do Acre.

13 comentários:

. disse...

Esse puxa encolhe vai até quando mesmo?

Roberto Feres disse...

alguém acha ainda que o horário volta?
depois que rasgaram a constituição transformando o referendo em mera consulta popular e ninguém se mexeu, vão ficar protelando até que o horário único do pais seja aprovado.
quem acha que acordar às 6h é cedo, que se prepare para acordar às 5h daqui algum tempo...

eliomar m. disse...

Olha Roberto Feres. Eu não sei se realmente o antigo horário volta mais, mais eu sei que o dia da vingança contra o governador Tião Viana, e seu bando vai chegar. E olhe que em 2010, quase chega só que eu votei nele e hoje já não aguento mais essa turma da frente popular.

Dário disse...

Esse tal de Lira Maia, não tem coisa melhor pra fazer, em vez de se meter nos ssuntos do Acre, só pode ter sido comprado pela a GLOBO.

Francisco Nazaré disse...

Por trás disso deve ter o dedo do Jorge Viana, ele não se conforma com a decisão do povo!!!

alisson disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Enzo Mercurio disse...

Já passou da hora de resolver isso.
O povo não quer o mesmo horário do "sul maravilha " portanto senhores senadores o tempo urge para se resolver isso.

XBOX LIVE Acre disse...

Nossa, novamente o famigerado horário... e os animos estão acirrados, tem colega palpiteiro falando em vingança... vixi... infelizmente moramos num pais que se acha sério, que tem alguns representantes de interesses obscuros que aparecem de vez em quando com argumentos politiqueiros... Aff... esse é o ultimo palpite desse palpiteiro que não pensa em vingança, e sim em prosperidade... "Merry Christmas and happy new year".

. disse...

Os “pensadores” da Frente combalida Popular não pensam que com isso o desgaste só aumenta?

alisson disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pietra Dolamita disse...

...E AINDA RECLAMAM QUANDO DIZEM: -"O ACRE É UMA TERRA SEM LEI."

alisson disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
alisson disse...
Este comentário foi removido pelo autor.