Acre voltará a ter duas horas a menos em relação a Brasília
O Projeto de Lei 1669/11, do Senado, que retoma o antigo fuso horário do Acre e de parte dos estados do Pará e Amazonas, com duas horas de diferença em relação ao horário de Brasília, foi aprovado nesta quarta-feira (9), em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara.
A proposta segue para sanção da presidente Dilma Roussef. Atualmente, a diferença é de apenas uma hora, decorrente de alteração realizada em 2008, sem consulta popular, a partir da Lei 11.662/08, de autoria do então senador Tião Viana (PT), atual governador do Acre, sancionada por Lula, presidente na época.
Leia mais:
TSE homologa referendo que altera horário do Acre
Globo tenta impedir fuso horário escolhido em referendo no Acre
A proposta do Senado restabelece o padrão que vigorou entre 1913 e 2008. O objetivo da lei de 2008 era contribuir para a integração econômica, política e cultural desses estados com o restante do País.
A população acreana não se adaptou ao novo horário e foi realizado um referendo, em outubro do ano passado, quando a maioria dos eleitores do Acre (56,7%) votou a favor da retomada do fuso anterior.
- O dia passou a começar mais cedo, no escuro, e as crianças não conseguiram mais chegar à escola às 7 horas, então o estado e alguns municípios mudaram o horário da aula para 7h30, mas mesmo assim não deu certo. Elas sempre chegam atrasadas - assinalou o deputado Flaviano Melo (PMDB-AC), autor da proposta de referendo.
Atualmente, por causa do horário de verão nas demais regiões, a diferença do fuso horário do Acre em relação a Brasília é de duas horas. Quando voltar o horário preferido pela população, a diferença será de três horas enquanto estiver em vigor o horário de verão.
Meu comentário: A volta da hora antiga do Acre é antes de tudo uma vitória da blogosfera acreana. Alguns blogueiros questionaram antes, durante e depois o projeto que reduziu a diferença do fuso horário. A mídia local, controlada pelo governo estadual, além da maioria dos políticos, defenderam a mudança, sem espaço para quem era contra. Sinto-me feliz por ter contribuído para derrotar os golias da floresta, que tentaram ridicularizar quem apontava a insanidade deles. Agora algo bom com a hora antiga do Acre: a gente embarca em Brasília, por exemplo, ao meio-dia, viaja três horas, e desembarca meio-dia no Acre.
15 comentários:
Realmente Altino, os que tanto controlam a mídia "chapa branca", estão recebendo uma lição merecida. Você, eu e outros blogueiros estamos com a alma lavada, não nos curvamos aos caprichos dos "donos do Acre" (pelo menos se consideram assim)e obtivemos a vitória. O povo do Acre queria o retorno do horário real de nosso Estado!
As coisas não são assim tão simples. A proposta de um horário único obviamente é uma estratégia para adiantar novamente nossos relógios, pois JAMAIS haveria alteração nos horários do Rio, Brasília, São Paulo, Belo Horizonte. O "horário único" ao qual estão pleiteando é outra vez adiantar os relógios das regiões mais distantes dos grandes centros, agora, de modo mais radical. Mas,o referendo acriano deixou um precedente, tanto clamor por uma hora a mais, como seria duas horas a mais? E depois, isso não é assunto relevante para os congressistas representantes dos Estados poderosos que têm milhões de eleitores com outros interesses. Nenhum congressista vai se queimar por tão pouco, lançar um contra-ataque aos eleitores acrianos que foram maioria naquele referendo. Sinceramente, isso é ideia de jirico.
Faltaram 3 coisas:
1. Não vai ser possível molhar a mão de tanta gente;
2. Dilma Roussef está de olho em tudo pois este país só será de fato respeitado quando acabarem as falcatruas;
3. A Rede Globo não tem mais a primazia da informação e sim os blogueiros que são a avant garde dessa revolução que está acontecendo.
Por que adoramos as professoras?
P.S. Sempre tive curiosidade sobre a foto, que é bela, onde fica?
Tá bom, esqueci de dizer: as Doutoras. Sim, mas onde fica?
Blz próximo passo é nos tornarmos peruanos. O povo pra gostar de dormir
Não vejo nenhum problema no retorno do fuso horário antigo. Se você entra no trabalho às 08:00h, passe a entrar às 7:00h. Um exemplo é a entrada dos alunos nas escolas. Não passou de 7:00h pra 08:00h, justamente porque os alunos chegavam atrasados... agora é so retornar pra 7:00h, pronto, resolvido.
Estão querendo associar uma coisa com outra. Se fosse verdade, o Tião não teria vencido as eleições no Acre.
Estranho é ver (com todo o respeito a autoridade constituída) a afobação do Governador do Acre, um chefe de estado, uma autoridade, se prestando a reproduzir as birras e mimimis de um bando de irresponsável, retuitando xingamentos e impropérios de cegos partidários a causa da "Hora mais certa" e arrivistas mil.
Hoje li cada uma: "esse povo é muito burro", "tem horas que odeio democracia", "Isso vai atrasar o Acre", "Voltar ao horário antigo é voltar ao tempo em que o Acre era atrasado" - essa última é uma pérola.
Na corrida do "farinha pouca meu pirão primeiro, governador, me retuita", as pessoas são tão ingênuas (e ao que tudo indica, o Tião também me pareceu ingênuo) que não percebem que falar que o Acre era atrasado antes da mudança do horário é jogar fora 10 anos de governos da Frente Popular.
Se o Acre era atrasado antes da mudança do horário, o que diabos a FPA fez pelo estado entre 1998 e 2008? Cadê o desenvolvimento? Eu, hein! O discurso é falho porque resulta de uma certa aflição em fazer valer uma ideia e fim de papo.
Olha, votei no #55 (e nessa frase o importante é o verbo votar), mas é de lascar ouvir coleguinha dizer que o novo horário é sinônimo de desenvolvimento. Isso é o mesmo que dizer que o "horário antigo é hora de deus". Dois argumentos (com todo respeito ao todo poderoso) furados.
Sendo sancionada pela Dilma os Vianas morrem, vaidosos como são....Chá de camumila neles, e muito ódio no coração dos irmãos, preparem-se que vem chumbo grosso.
Postar um comentário