quarta-feira, 9 de novembro de 2011

FUSO HORÁRIO DO JEITO QUE O POVO QUER

Acre voltará a ter duas horas a menos em relação a Brasília

O Projeto de Lei 1669/11, do Senado, que retoma o antigo fuso horário do Acre e de parte dos estados do Pará e Amazonas, com duas horas de diferença em relação ao horário de Brasília, foi aprovado nesta quarta-feira (9), em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara.

A proposta segue para sanção da presidente Dilma Roussef. Atualmente, a diferença é de apenas uma hora, decorrente de alteração realizada em 2008, sem consulta popular, a partir da Lei 11.662/08, de autoria do então senador Tião Viana (PT), atual governador do Acre, sancionada por Lula, presidente na época.

Leia mais:

TSE homologa referendo que altera horário do Acre
Globo tenta impedir fuso horário escolhido em referendo no Acre

A proposta do Senado restabelece o padrão que vigorou entre 1913 e 2008. O objetivo da lei de 2008 era contribuir para a integração econômica, política e cultural desses estados com o restante do País.

A população acreana não se adaptou ao novo horário e foi realizado um referendo, em outubro do ano passado, quando a maioria dos eleitores do Acre (56,7%) votou a favor da retomada do fuso anterior.

- O dia passou a começar mais cedo, no escuro, e as crianças não conseguiram mais chegar à escola às 7 horas, então o estado e alguns municípios mudaram o horário da aula para 7h30, mas mesmo assim não deu certo. Elas sempre chegam atrasadas - assinalou o deputado Flaviano Melo (PMDB-AC), autor da proposta de referendo.

Atualmente, por causa do horário de verão nas demais regiões, a diferença do fuso horário do Acre em relação a Brasília é de duas horas. Quando voltar o horário preferido pela população, a diferença será de três horas enquanto estiver em vigor o horário de verão.

Meu comentário: A volta da hora antiga do Acre é antes de tudo uma vitória da blogosfera acreana. Alguns blogueiros questionaram antes, durante e depois o projeto que reduziu a diferença do fuso horário. A mídia local, controlada pelo governo estadual, além da maioria dos políticos, defenderam a mudança, sem espaço para quem era contra. Sinto-me feliz por ter contribuído para derrotar os golias da floresta, que tentaram ridicularizar quem apontava a insanidade deles. Agora algo bom com a hora antiga do Acre: a gente embarca em Brasília, por exemplo, ao meio-dia, viaja três horas, e desembarca meio-dia no Acre.

15 comentários:

alisson disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
alisson disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Acreucho disse...

Realmente Altino, os que tanto controlam a mídia "chapa branca", estão recebendo uma lição merecida. Você, eu e outros blogueiros estamos com a alma lavada, não nos curvamos aos caprichos dos "donos do Acre" (pelo menos se consideram assim)e obtivemos a vitória. O povo do Acre queria o retorno do horário real de nosso Estado!

alisson disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
alisson disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
alisson disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
alisson disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fátima Almeida disse...

As coisas não são assim tão simples. A proposta de um horário único obviamente é uma estratégia para adiantar novamente nossos relógios, pois JAMAIS haveria alteração nos horários do Rio, Brasília, São Paulo, Belo Horizonte. O "horário único" ao qual estão pleiteando é outra vez adiantar os relógios das regiões mais distantes dos grandes centros, agora, de modo mais radical. Mas,o referendo acriano deixou um precedente, tanto clamor por uma hora a mais, como seria duas horas a mais? E depois, isso não é assunto relevante para os congressistas representantes dos Estados poderosos que têm milhões de eleitores com outros interesses. Nenhum congressista vai se queimar por tão pouco, lançar um contra-ataque aos eleitores acrianos que foram maioria naquele referendo. Sinceramente, isso é ideia de jirico.

Fátima Almeida disse...

Faltaram 3 coisas:
1. Não vai ser possível molhar a mão de tanta gente;
2. Dilma Roussef está de olho em tudo pois este país só será de fato respeitado quando acabarem as falcatruas;
3. A Rede Globo não tem mais a primazia da informação e sim os blogueiros que são a avant garde dessa revolução que está acontecendo.

Altemar disse...

Por que adoramos as professoras?
P.S. Sempre tive curiosidade sobre a foto, que é bela, onde fica?

Altemar disse...

Tá bom, esqueci de dizer: as Doutoras. Sim, mas onde fica?

Peter disse...

Blz próximo passo é nos tornarmos peruanos. O povo pra gostar de dormir

Tênis Acre disse...

Não vejo nenhum problema no retorno do fuso horário antigo. Se você entra no trabalho às 08:00h, passe a entrar às 7:00h. Um exemplo é a entrada dos alunos nas escolas. Não passou de 7:00h pra 08:00h, justamente porque os alunos chegavam atrasados... agora é so retornar pra 7:00h, pronto, resolvido.
Estão querendo associar uma coisa com outra. Se fosse verdade, o Tião não teria vencido as eleições no Acre.

Janu Schwab disse...

Estranho é ver (com todo o respeito a autoridade constituída) a afobação do Governador do Acre, um chefe de estado, uma autoridade, se prestando a reproduzir as birras e mimimis de um bando de irresponsável, retuitando xingamentos e impropérios de cegos partidários a causa da "Hora mais certa" e arrivistas mil.

Hoje li cada uma: "esse povo é muito burro", "tem horas que odeio democracia", "Isso vai atrasar o Acre", "Voltar ao horário antigo é voltar ao tempo em que o Acre era atrasado" - essa última é uma pérola.

Na corrida do "farinha pouca meu pirão primeiro, governador, me retuita", as pessoas são tão ingênuas (e ao que tudo indica, o Tião também me pareceu ingênuo) que não percebem que falar que o Acre era atrasado antes da mudança do horário é jogar fora 10 anos de governos da Frente Popular.

Se o Acre era atrasado antes da mudança do horário, o que diabos a FPA fez pelo estado entre 1998 e 2008? Cadê o desenvolvimento? Eu, hein! O discurso é falho porque resulta de uma certa aflição em fazer valer uma ideia e fim de papo.

Olha, votei no #55 (e nessa frase o importante é o verbo votar), mas é de lascar ouvir coleguinha dizer que o novo horário é sinônimo de desenvolvimento. Isso é o mesmo que dizer que o "horário antigo é hora de deus". Dois argumentos (com todo respeito ao todo poderoso) furados.

Gabi Ramos disse...

Sendo sancionada pela Dilma os Vianas morrem, vaidosos como são....Chá de camumila neles, e muito ódio no coração dos irmãos, preparem-se que vem chumbo grosso.