segunda-feira, 11 de julho de 2011

ÁREA DE PROTEÇÃO É ROTA DE MADEIREIROS


Dezenas de caminhões carregados com toras de madeira passam diariamente na frente de minha casa, na estrada da Área de Proteção Ambiental (APA) Raimundo Irineu Serra, em Rio Branco, no Acre de Chico Mendes. Como não há fiscalização, não temos a quem reclamar. Madeireiros pressionam o governo do Acre para que seja asfaltado trecho de 4,3 quilômetros da estrada, que dá acesso à BR-364. O vai e vem de madeira "manejada" dura de maio a setembro, período de estiagem na região. Ou até quando o governo estadual acatar a sugestão (leia) do deputado estadual Eduardo Farias (PCdoB) para fechar o ramal como medida de proteção aos moradores e ao patrimônio cultural e histórico existente na APA. Clique na imagem e veja os pés de mogno, caju e munguba que plantei. Ao fundo, o féretro da destruição.

2 comentários:

Antonio do Carmo disse...

A justiça precisa ser provocada; a responsabilidade inicial recai sobre o IBAMA por omissão, ou,então quem sabe uma ação civil pública ou mesmo uma ação popular, não para com essa devastação! E PRECISO AÇÃO!!!

Mario Marcelo disse...

Manejo florestal he crime ambiental legalizado ..., para cada arvore grande retirada da floresta , outras 5 são derrubadas, fora o arrasto em forma de espinha de peixe, ramais pra escoar a madeira de lei.Este tipo de crime eh permitido, porque apenas gente que tem muito dinheiro pode executa-lo , uma vez que para tal atividade se faz necessario uma area extensa de floresta.
Não tem nenhum pequeno produtor fazendo manejo, essa pratica criminosa atende a interresses outros...