segunda-feira, 16 de maio de 2011

O GOVERNO DO ACRE E AS PESQUISAS

Resultado da última pesquisa do Ibope no ano passado, divulgado em outubro, um dia antes da disputa no primeiro turno eleitoral:

Governo
Tião Viana (PT): 52%
Tião Bocalom (PSDB): 39%

Senado
Jorge Viana (PT): 60%
Sérgio Petecão (PMN): 56%

Resultado oficial das urnas:

Governo
Tião Viana (PT): 170.202 votos (50,51%)
Tião Bocalom (PSDB): 165.705 votos (49,18%)

Senado
Jorge Viana (PT): 205.593 votos (31,77%)
Sérgio Petecão (PSDB): 199.996 votos (30,90%)

Tião Viana venceu apertado no primeiro turno, com uma diferença de 4.497 votos.

Jorge Viana não se tornou o senador proporcionalmente mais votado do País.

O PT perdeu em Rio Branco, o maior colégio eleitoral do Estado, e o opositor Sérgio Petecão ficou com a cadeira que Marina Silva ocupava no Senado.

Na disputa pela presidência da República José Serra (PSDB) derrotou Dilma Roussef (PT) em 21 dos 22 municípios do Estado.

Após os primeiros 120 dias da gestão do governador Tião Viana, surge nova pesquisa, do Vox Populi, encomendada pelo governo estadual.

Viana aparece com aprovação de 76% dos acreanos.

Apenas 13% (mera coincidência) não aprovam a atual administração e 11% não souberam opinar.

Para 80% dos entrevistados, o governador é simpático. Outros 83% afirmam que é competente. Sobre se Viana conhece bem o Acre, 83% responderam que sim e 70% o avaliaram como um bom administrador.

Vox Populi concluiu que o acreano gosta de morar no Estado e que nada menos do que 92% dos entrevistados estão satisfeitos ou muito satisfeitos com a vida que levam.

No mais, o IBGE revelou na semana passada que o Acre ocupa o sexto lugar entre os Estados com a maior concentração de pessoas em condições extremas de pobreza.

Existem 133.410 pessoas (19,6% da população) que recebem até R$ 70 por mês.

24 comentários:

hannibal disse...

92% satisfeitos ou muito satisfeitos?. Imaginem a opinião dos acrEanos se não tivéssemos aqui apagões energéticos 2 vezes na semana, telefônicos quinzenalmente, de internet 3 vezes por semana, se as lojas virtuais aceitassem nossas encomendas(sem pagar ICMS dobrado)e se não estivéssemos entre os estados que concentram maior número de miseráveis. Imaginem...

Anônimo disse...

Pesquisinha "me engana que eu gosto". Segura Tião e da-lhe Petecão.

Flávio Santos disse...

Só uma pergunta, já que aki é o melhor lugar pra se morar ( e eu é que não vou embora daqui, pois sou ACREANO e de coração )pq alguns caciques já foram embora???? com apalavra: os caciques fujões que abandonaram o barco, ops, digo a tribo.

Acreucho disse...

Cito: "Nada menos do que 92% dos entrevistados estão satisfeitos ou muito satisfeitos com a vida que levam".
Este ítem da pesquisa deve ter sido pesquisado "entre as pessoas que exercem cargos de confiança, os que tem negócios com o governo e entre os cabides de emprego, apaniguados do poder". Duvido alguém dos bairros periféricos de Rio Branco dizer isso.

Eakesmeyer disse...

Cadê o link? Nem o artigo n'O Rio Branco não tem...

Procurei no site da empresa, não achei nada.

Olha, nessas coisas ajuda saber como se fez as perguntas, pois o próprio jeito de formular a pesquisa influencia o resultado. (Fora os casos de fraude sem mais nem menos.)

armando soares disse...

Armando fala...

O Acre ta ferrado !!! A alternativa é o Petecã que fazia altas farras com os recursos da Assembleia e o os Bittar que estão la torcendo pra o Codigo Florestal do Aldo Negócio ser aprovado, ahh tem tambem o Bocalon que vê o Acre com os olhos dos Paranaenses que mataram o Chico Mendes.

Clênio Plauto S. Farias disse...

A pesquisa saiu melhor do que a encomenda. Uma vez perguntado ao Governo do Povo do Acre é elementar o resultado. Que tal fazer a pesquisa com o Povo do Governo do Acre?

rejane disse...

O entrevistados devem ter cido os secretários do governo, pois não conheço uma pessoa que tenha cido entrevistada! espero que não tenha gasto dinheiro público neste mito.
não adianta força, tentar induzir, a era PT acabou....

rejane disse...

Gostaria de lembrar que o total é 100%, caso a pesquisa afirme 76% de aceitação do governo, imagine se a administração estivesse boa, pois diariamente, vimos nos noticiários greves de várias categorias, interdição de ruas, por falta de trafegabilidade e ....., os pesquisadores poderia ter consultado a população, dentre elas a da estrada São Franciscisco que nesta manhã, interditou a rua para reinvindicar direito básico como o de ir e vir. Que tal os pesquisadores sair do diretório do PT, e ir para rua entrevistar o povo.

RodB disse...

mas o acreano do pé rachado geralmente gosta do acre, somos um estado bairrista..pobre e carente, mas inegável que quem nasce aqui ama essa terra, independente de vianas

Paulinha Cameli Rodrigues da Silva disse...

Com certeza a pesquisa foi realizada somente com a corja vagabunda desse governo.
Pois eu não conheço 1 acreano que esteja satisfeito com tal governo.
Ah, claro tirando os que "sugam" nas tetas do governo é claro. Esses sim estão tão satisfeitos de ganhar salários altos sem dar um prego na barra de sabão. Quem não ficaria né?
Tião Viana com a cara mais lavada que já vi.
Povo acreano revoltado!
Falar disso me da náuseas.

Francisco Nazaré disse...

Altino me perdoe, mas propaganda enganosa é crime!

Unknown disse...

Se Com Greves, E Descontentamento Comercial Fracassado, e O Sexto Colocado no Pior índice de concentração Financeira, E em 120dias de Gestão o Cara Errou só uma vez, E a população(segundo VoxPopuli) Aprova o "Comandante". Tiro A Conclusão que OS MAIAS NÃO Erraram 21/12/2012 é o fim do Mundo!!CHILAM BALAM........

eliomar m. disse...

Governador Tião Viana, se o senhor não quer enterrar de vez à frente popular: Sai o mais rapido possível de perto de alguns membros do seu combálido governo de quatro mêses. E governador Tião Viana. Não abuse da conciência do eleitor e do povo, pois nós não somos burros, cegos e tapados.

Roberto Feres disse...

Comentario que ouvi hoje de um político da oposição: se engana que eu gosto!

Brunoo disse...

ñ queria nem rir, fazer oq né
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...


acho que essa pesquisa foi feita somente entre os scretarios.
so tenho a fala... um abraço

Julio Cesar disse...

Altino,


Essa pesquisa é tão falsa quanto os cabelos(implante) do Tião Viana.

sergio souto disse...

Êta Acrezão danado de bom!!
Diz aí Feres: Se engana que nós gostamos!!!

aurelio disse...

Porque eu nunca sou entrevistado nessas pesquisas de opinião? Essas coisas nem existem! rs

@eutogorda disse...

Pooxa, nunca fui sorteada nessas pesquisas. Sinceramente, as pessoas que defendem o governo são as que dependem dele, agora as demais, sabe as pessoas comuns, trabalhadoras que encontro nos pontos de ônibus da vida, nãoo tão gostando não seu Tião!
O slogan do Tião deveria ser : IMAGEM MERAMENTE ILUSTRATIVA! haha

Renaldo disse...

altino,? ainda estou esperando a tua resposta,ao artigo do senhor X, ou NARCISO MENDES, ele ainda não chegou de viagem, camarada!?

ALTINO MACHADO disse...

Acho que chegou. Eu é que desisti da resposta há muito tempo.

Je vois tout disse...

Kkkkkkkk esse estado é uma piada mesmo, com os palhaços do PT não tem que não solte rosadas.

Enzo Mercurio disse...

Acreanos vcs tem uma terra maravilhosa , todo mundo sonha em ter a vida de vcs.
Natureza, vida simples , cidade pequena , pessoas boas , comida natural, matas bonitas .
Entao aproveitem isso