terça-feira, 31 de maio de 2011

FUZARCA EM NOME DO FUSO HORÁRIO

Ainda inconformados com o resultado do referendo e das últimas eleicões no Acre, os senadores petistas Jorge Viana e Aníbal Diniz querem impor a vontade deles



A volta do fuso horário antigo do Acre caminha para uma solução em respeito ao que foi decidido em referendo pela maioria (56,87%) do povo acreano.

Sem consulta à população, o fuso horário do Acre foi alterado, em junho de 2008, por uma lei de autoria do senador Tião Viana (PT-AC), atual governador.

Três comissões do Senado aprovaram nesta terça-feira (31) projeto de lei que retoma o antigo fuso horário do Acre de duas horas a menos em relação a Brasília.

Os senadores Jorge Viana (PT-AC) e Aníbal Diniz (PT-AC) demonstraram contrariedade com a decisão.

Viana alegou que respeita, mas não concorda com a decisão do povo, e foi o único a se abster na votação. Ele afirmou que o referendo foi alvo de manipulação política e eleitoreira.

- Excluíram o Acre do sistema online em que o mundo vive - lamentou, cogitando nova revisão do fuso horário no futuro.

Na verdade Jorge Viana se julga o nosso líder espiritual, intelectual e político. Ele é defensor da "ditadura da felicidade" (leia) no Acre.

Diniz votou a favor da mudança, mas avaliou como "injustiça" deixar o Acre duas horas atrasado em relação a Brasília.

- Fizemos valer a vontade do povo do Acre, mas vou reunir as assinaturas necessárias para discutir um fuso horário único no país - anunciou Diniz.

O senador Sérgio Petecão (PMN-AC) considerou "histórica" a votação para restabelecimento do fuso horário original.

O projeto aprovado pelas três comissões determina o seguinte:

1) o extremo oeste do Pará e a parte do Amazonas localizada a leste de uma linha imaginária que une o município de Tabatinga (AM) a Porto Acre (AC) terão uma hora a menos em relação a Brasília;

2) Acre e a parte do Amazonas localizada a oeste da mesma linha imaginária terão duas horas de defasagem em relação ao horário de Brasília;

3) restante do Pará terá fuso idêntico ao de Brasília.

A situação permanece inalterada nos demais estados brasileiros.

29 comentários:

Folha Tapajós disse...

Eu moro no Pará, em uma cidade que teve o seu horário alterado para o mesmo horário de Brasília, e acho que quem é contra da volta do antigo horário no Acre, Amazonas e Pará, não tem conhecimento do cotidiano do povo destas regiões, onde criança têm que sair das suas casa para a escola em plena madrugada.
Sou totalmente de acordo com a volta do horário antigo: duas horas para o Acre, e uma hora para Amazonas e Pará

Blog do João Evangelista Moreira disse...

Caro Altino, já era sem tempo, até que enfim teremos nosso horário restabelecido, acordar as crianças de madrugada para irem a escola era um dilema. Vivemos em um país democrático, até que enfim a vontade do povo foi respeitada independente de interesses particulares.

lindomarpadilha.blogspot disse...

Caro Altino,

Seja como for, é importante destacarmos que os nossos senadores - o então Senador Tião Viana, os hoje senadores Jorge Viana e Aníbal Diniz - sempre demosntraram desrespeito à vontade soberana do povo do Acre que optou pela volta do antigo horário manifesta no voto. Se defender a volta ao antigo horário é politicagem, o que será alterar o horário sem a consulta popular?

Viva a vontade popular!

Bom trabalho

Lindomar Padilha

Hedislandes Gadelha disse...

Nem a Sonda Fenix tras de volta!
ASS o Perseguido do PT ed.

Julio Cesar disse...

Altino,

Parabéns ao senador Sergio Petecao e ao dep. Flaviano Melo, a opinião dos acreanos tem que ser respeitada,o Jorge fujão comedor de vitaminas tem que se mancar e entender que Brasilia não é o acre, onde ele manda e desmanda nas instituições. Vamos fazer uma grande festa quando o horário dos acreanos voltar. Quanto ao Anibal Boca de Lobo(apelido dado pelo seu amigo Narciso Mendes)não fico surpreso, ele é apenas um badeco do Jorgito Viana.

Altemar disse...

Sem parecer chato, de novo, já ouviram falar na federação Russa? Véi, lá são 11 (onze, eleven, odinnadsat, once, énteka, shí yī) e eles se dão muito bem.

Francisco Nazaré disse...

Jorge Viana diz que não concorda com a decisão do povo em relação ao horário. Eu também não concordo com a decisão do povo que o elegeu senador, mas temos que aceitar, o povo é soberano em suas escolhas.

João Francisco disse...

Altino,

O Jorge viana tá revoltado com o povo do Acre ? chamar de inescrepulosos os politicos que estão defendendo a maioria esmagadora da população é puro desespero. Inescrepuloso é ele que junto com seu irmão governador tião viana lotearam os principais cargos do governo com a familia, irmã, primos e sobrinhos todos vencendo na vida.

VÍTOR FARIAS disse...

Eu fiquei surpreso com o paradoxo apresentado pelo excelentíssimo senador: exatamente por vivemos na “época da internet”, “da informação on line” é que não voltaremos à época do vídeo tape e nem os empresário – classe com a qual ele parece mais se preocupar – deixarão de fazer suas transações. Afinal, hoje, quase tudo se faz pela rede mundial de computadores. Uma prova disso é quando a Oi, operadora de internet do Acre, deixa de oferecer o sinal por motivos quase nunca explicados, ninguém pensa em televisão, as pessoas pensam em comunicação no sentido mais amplo e atual da palavra.

Falar de “direito tecnológico” quando o programa Floresta Digital ainda é uma utopia, quando ainda há escolas no estado sem internet e quando, vez por outra, a capital toda fica “sem rede” é, no mínimo, risível. Por que não há reivindicações sérias para mudar essa situação?

A luta do senador deveria ser para que o povo fosse respeitado em suas decisões e não ficar inventando histórias e misturando situações. A programação não será gravada por causa da mudança de hora, mas por conta da classificação que cada programa recebe para ser exibido em horário adequado.

Voltar ao horário antigo é mais que um direito, é uma questão de honra.

Anônimo disse...

Vou me juntar ao côro do Deputado Éber Machado, mas vou prorrogar um pouquinho a dimensão do seu in-feliz omentário. Sim porque o mesmo sendo da base aliada deu um tiro no pé e a oposição amou:

VIANAS O SEU TITANIC ESTÁ AFUNDANDO!

eliomar m. disse...

O senador Jorge Viana, pode até ter lá suas razões para não gostar da volta do nosso horario antigo. Mais dai ele dizer que não concorda com o povo é querer ser muito petulante e inescrupuloso e sinico, não é senador. E mais senadorzinho, nós acordamos com os primeiros raios do sol e sabemos muito bem o que é dia e o que é noite, e não precisamos mais de politicos como você que acha que pode mandar em tudo aqui no ACRE. Até por que o eleitor e o povo, está mais esperto com à frente popular. Pois vocês gostam muito de aplicar o calote eleitoral, e se beneficiar da vida farta do poder. E também fica um aviso para á oposição que não prátique o estelionato eleitoral.

sergio souto disse...

Não se pode concordar com isso e discordar disso!!
Acender vela pra Deus e pro diabo é inaceitavel.
Mexeram em casa de caba e esqueceram que "nois é Jeca, mas é jóia" rsrsrsr
A nossa hora agora!!

Renaldo disse...

O senhor senador Jorgeney Macedo Vianna da Neves, não pode e não deve esquecer, que esta história de dizer que o nosso Acre ficará atrasado do Brasil, é pura balela, pois se fosse assim a Califórnia nos EUA seria um estado pobre, pois a diferença deste estado em relação a capital são de 3 horas, e a califórnia é o estado mais rico dos EUA. Sendo assim, o senhor senador esquece o estudo de geografia basica e envereda por atitudes que revelam o seu DNA, que é da velha e antiga ARENA. até que enfim ele deixou cair a mascara e mostrou o quanto é farsante e saudosista dos métodos da ditadura que tanto apoiou e se beneficiou.

Mari@d@acre disse...

Desde quando manter princípios é pensar como os vianas??? Se é assim, quero pensão vitalícia, isso sim é mudança de postura pensamento sem respeitar as urnars e opnião pública ....PETRALHAS!!!!

Jozafá Batista disse...

O curioso nisso tudo é que "ditadura da felicidade" é um dos termos mais usados para designar o principal efeito da chamada "Idade Mídia": a cultura do êxito permanente, de vestir a camisa, de vencer a qualquer custo, enfim, de "afirmar a vitória".
.
Mais curioso ainda é a crítica que se faz a esta "ditadura da felicidade": o fenômeno é culpado por produzir uma sociedade de indivíduos superficiais, de práticas robotizadas e movimentos calculados em benefício das aparências, onde nada é o que parece. Daí a explosão no consumo de antidepressivos.
.
Ou seja, a "ditadura da felicidade", que o Jorge Viana sonha para o Acre, é - cientificamente - a definição de uma sociedade de cordeiros, de indivíduos politicamente passivos.
.
Quem tiver dúvida, basta colocar a expressão entre aspas e googlar.

@eutogorda disse...

Quando o lance não os favorece é manipulação, qndo favorece é inveja da oposição. Aguardo ansiosa pela volta do horário, quer dizer, não é nem pelo horário é para poder acreditar que de vez em qndo tem alguém do parlamento que realmente representa o povo e por fim poder dizer: PERDEU VIANISMO! preparem-se pq se depender da minha torcida, a ladeira só está começado pra vcs :)

Clênio Plauto S. Farias disse...

A hora do espanto.
Nosso cotidiano alterado, novamente, o que parece fácil para uns difícil para outros. A maioria decidiu o que antes nunca tivesse acontecido. A questão parece está longe de acabar, embora se volte ao horário, nossos políticos (ditadores da felicidade "deles") estão inconformados, acham que podem reverter num futuro breve esta decição. Fato, retomar o horário é retomar hábitos e adequar-se ao tempo. Todos, adequados ou não, temos que aceitar. Mas, o que não podemos aceitar é a ditadura do relógio dos ditadores da felicidade, daqueles que, a revelia do povo, interessam decidir por vantagens pessoais.

Julio Cesar disse...

Altino,

Quase esqueço. Assim como seu pai ex-deputado federal Wildy Viana se absteve de votar a lei das diretas e sumiu no dia da votação , o Jorge Viana também pipocou e de forma inescrupulosa se absteve de referendar a vontade do povo acreano.

Fátima Almeida disse...

Sempre tive curiosidade em saber o por que desse empenho todo dos irmãos Vianna com a mudança do fuso horário. Se, a vida toda, isso nunca atrapalhou superfaturamentos, nunca atrapalhou seus ganhos pessoais, nem impediu que muitos políticos, por décadas enricassem. Para quem paga impostos, as taxas SELIC continuam as mesmas do contribuinte de qualquer outro Estado. Para quem fez empréstimos e compras a crédito os juros continuaram os mesmos. Para quem exporta compensados o ônus recai sobre os peões operadores de motoserras e do maquinário, enfim, absolutamente nada mudou na vida de ninguem, a não ser o fato de alguns poderem chegar em casa ainda com Sol e por isso gostaram. Mas isso é uma coisa dificil de resolver porque ouvimos o clamor dos que foram obrigados a sair de casa antes do sol nascer. O Senador deveria apresentar dados, números, mostrando quais foram as vantagens para a sociedade acreana, em sua totalidade, com a mudança do fuso horário, pois houve tempo suficiente para avaliar vantagens e desvantagens. Agindo assim dá a impressão que está simplesmente contrariado por uma derrota.E isso não deveria ser comportamento de um senador da República.

Paulinha Cameli Rodrigues da Silva disse...

Como um ser humano pode ser tão falso assim...também concordo com algum blogueiro que disse aí nos comentários que eu também não concordo com alguns acreanos ainda terem votado no PT e temos que aturar. Agora seguraaaaaaa Vianassss....seja a feita a vontade do povo e não do bolso de vcs.
Mostra que não tem competência alguma para nos representar.
Não se esqueça que és mero empregado do povo.

O bonde ta afundando. E eu e mais milhares de acreanos (TENHO CERTEZA DISSO) estaremos assistindo de camarote.

Liberdade acreana ...VIVA!

Marcos disse...

Nobre blogueiro... que coisa heim...
Os fantoches de Acreanos estão ouriçados.. blablabla horário, blablabla titanic, blablabla nada... Ha tempos venho pedindo para elevarmos o debate... Nossa oposição não esta preparada... se não nos prepararmos seremos uma decepção maior que o "horário, titanic..." Administração não é feita de falácia, e sim de ações conjuntas e coordenadas... Acreanos levantemos!!!

Enzo Mercurio disse...

Vendo daqui de Campinas SP me parece que foi mais uma derrota do PT do Acre-
Entao me parece que o povo nao quer mais o PT no governo.
Agora cabe uma pergunta .

Existe opçoes melhores ?
Quem por exemplo ?

Vingador disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
vilmar boufleuer disse...

Nem com viagra! kkkkkk ahuia!

Regina Cavalcanti disse...

Concordo integralmente com o comentário da Fátima Almeida, e fico pensando com meus botões por quê tanto interesse do nobre senador em defender a mudança do fuso horário. Acho que ele deveria gastar essa energia toda, usando o mandato dele para apresentar projetos que visem melhorar a vida do povo acreano, e tem tanta coisa a fazer pelos acreanos. Educação e saúde de qualidade, ações voltadas à criação de empregos, fortalecer o setor produtivo, enfim, iniciativas que façam com que o Acre deixe de ser tão dependente dos repasses federais...

sergio souto disse...

Hoje o povo ja pode sonhar com uma luz no fim do tunel sem medo de ser um trem...rsrsrsrs
Liberdade é o querido tesouro!!!!
Quem diria!!!

vilmar boufleuer disse...

Esclarecendo:

O meu post anterior foi em relação à postagem do Marcos. (apenas uma brincadeira...)

Ps: certo Orlando? rsrsr

Erick disse...

Alguém ainda tem dúvida de qual lado o "nobre senador" está? com certeza não do lado do povo!

Alberto disse...

E o "rei da floresta" nao e mais o JV.
Perdeu a oportunidade de ficar calado.