sábado, 28 de maio de 2011

AMAZÔNIA PERUANA

Madre de Dios protege índios isolados

O governo regional do departamento peruano de Madre de Dios, na fronteira com o Acre, declarou como patrimônio cultural a reserva de índios isolados Mashco Piro, Yine y Amahuaca.

A decisão ratifica uma lei aprovada em 2006 pelo Congreso do Peru com o objetivo de estabelecer um regime especial de proteção aos povos indígenas ou originários em situação de isolamento e em situação de contato inicial na Amazônia peruana.

As áreas dos isolados estão situadas na bacia dos rios Piedras, Yaco e Chandles, nos distritos de Iñapari, Laberinto, Las Piedras e Tambopata, na província de Tahuamanu.

A decisão política do presidente regional, Luis Aguirre Pastor, foi comemorada pela Federación Nativa de Madre de Dios (Fenamad). A organização foi uma das principais defensoras da criação da reserva territorial para os índios isolados na Amazônia peruana.

- É um importante passo na consolidação da defesa dos últimos povos originários do Peru - disse Jaime Corisepa, presidente da Fenamad.

Na semana passada foi noticiada invasão nos territórios de uso ancestral dos indígenas Matziguenka, que vivem em isolamento voluntário. Os Matziguenka são conhecidos localmente como Kugapakori.

A invasão se deu a partir da zona de amortecimento do Parque Nacional do Manu, onde também vivem grupos dispersos de indígenas em contato inicial. Foram encontrados restos de vegetação, lixo, madeira serrada, acampamentos, animais mortos e pertences dos invasores.

Um indígena disse que  os Matziguenka sentem medo e podem se mudar para outros lugares. O que a Fenamad considera mais grave é o perigo de contágio de doenças que esse tipo de contatos podem gerar nessas populações altamente vulneráveis.

Segundo a Fenamad, em 2002 foi registrado epidemias na região associadas a contatos estabelecidos por expedicionários e turistas informais, que ingressaram na área atraídos por interesses arqueológico.

A situação de um povo indígena isolado é reconhecida quando o mesmo não tenha desenvolvido relações sociais com os demais integrantes da sociedade nacional ou, havendo feito, tenha optado por interrompê-las.

O contato inicial é quando o povo indígena começa um processo de interrelação com os demais integrantes da sociedade nacional envolvente.

A decisão do governo de Madre de Dios é a segunda no Peru. Em 2007, o conselho regional do departamento de Ucayali, também na fronteira com o Acre, declarou de interesse público a defesa e proteção dos indígenas em isolamento Murunahua, Mashco Piro e Isconahua, de três reservas existentes para esses povos na região.

Um comentário:

Altemar disse...

Prá ficar 10 só falta a vitória de Ollanta. E não me digam que não nos interessa pois estamos ao lado e acho que ninguém aqui, quando em vista, vai querer enricar os Fujimori, se não vejamos:
.. Ah, vocês sabem melhor que eu.