segunda-feira, 4 de abril de 2011

BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ACRE


"Prezado Altino Machado,

Sou leitora assídua do seu blog, pois gosto da maneira como escreve, edita e esclarece as noticias.

Como sei que muitas pessoas consideram bastante o que você escreve, gostaria de contar com o seu acesso ao blog do projeto Ciliar Só-Rio Acre.

Caso considere interessante, comente algo sobre o mesmo em seu blog e estimule as pessoas a contribuírem com a recuperação de nosso Rio Acre.

Você bem sabe que muito se discute sobre a quantidade e qualidade da água existente no Planeta, no entanto, poucas atitudes são tomadas para reverter a situação da Bacia Hidrográfica do Rio Acre.

Acredito que já está passando da hora de tentarmos mudar a consciência e a cultura das pessoas, que acabam por esquecer a importância que o Rio Acre tem em nossas vidas.

Minha mãe costuma dizer que "devemos começar pelo começo". O primeiro passo é lembrar às pessoas sobre a importância da vegetação ciliar para a manutenção do nosso Rio.

As demais metas do projeto estão enumeradas no blog Ciliar Só-Rio Acre. Além das informações do projeto, colocamos sempre alguns textos com informações importantes na área ambiental.

Cleyciane Menezes dos Santos
Engenheira Florestal"


Meu comentário: nos últimos três dias boa parte da população de Rio Branco se aglomerou sobre as cinco pontes e nas margens do Rio Acre para contemplá-lo por causa da beleza da subida das águas em decorrência de um repiquete. Enquanto isso, políticos do Acre e o Banco do Brasil, Banco da Amazônia e BNDES continuam a financiar projetos agropecuários cujos impactos ameaçam a vida dos rios do Acre. Fala-se, por exemplo, que até 2012 o governo estadual vai investir R$ 60 milhões na construção de 2,3 mil açudes no Estado. Mas não se vê ninguém tratando do impacto disso nas bacias hidrográficas. Além de continuarmos devastando matas ciliares, todas as nossas cidades usam os rios como depósito de lixo e esgoto. E isso acontece na terra de Chico Mendes, que a propaganda do governo considera o melhor lugar para se viver na Amazônia. Recomendo a leitura do blog Ciliar Só Rio Acre para compreender a gravidade da situação.

3 comentários:

lindomarpadilha.blogspot disse...

Caro Altino,

Excelente a intervenção da Cleyciane e valioso o seu lembrete de que o governo, por meio de "financiamento" público incentivará, não só os açude mas a própria pecuária. Puz aspas no financiamento para dizer que nada é de graça. Quem financia, cobra resultados.

O problema da recuperação e proteção das bacias hidrográficas está, de certa forma, intimamente relacionado na proposta do novo código florestal. O que vemos, então, são só agravantes, muitas falas e pouca ação concreta. Vale a pena e é preciso que somemos forças nessa luta. É questão de vida para nós!

Bom trabalho.

Lindomar Padilha

Da Flor disse...

a orla de Rio Branco...

Cartunista Braga disse...

Acreano pára pra ver a tsunami do Rio Acre