segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

DE OLHO EM JORGE VIANA

Evandro Ferreira

A possível ameaça de tapetão na questão do retorno do fuso horário acreano, aprovado por ampla maioria da população, é um fato. Da mesma forma, o poderoso e intimidador lobby da Rede Globo/Rede Amazônica sobre os 23 titulares e suplentes da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado pode muito bem adiar a vontade democrática dos acreanos por mais alguns anos caso o parecer do relator da consulta SF 01/2011, Senador Sérgio Petecão (PMN-AC), seja derrotado na votação que acontecerá na CCJ nesta quarta-feira (23/02).

É importante esclarecer que a consulta SF 01/2011 só foi enviada à CCJ porque o lobby da Globo intimidou o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), que poderia ter decretado o retorno do fuso horário acreano sem consultar ninguém já que tem prerrogativa para isso.

Sob pressão, o mesmo repassou a responsabilidade para a CCJ do Senado, onde já deve existir uma articulação para derrotar o parecer que garante a imediata implementação da vontade da maioria da população acreana. Uma articulação absurda - embora legal - em nome de interesses empresariais escudados em picuinhas jurídicas.
Quem está liderando esta articulação?

Ainda não sabemos, mas na quarta vamos saber.

Diante disso, é importante que todos os eleitores do senador acreano Jorge Viana fiquem atentos como o mesmo votará na matéria em questão visto que ele é membro titular da CCJ.

Nunca é demais lembrarmos ao Senador acreano que o mesmo foi eleito - meu voto incluso - para defender os legítimos interesses da população acreana e não o de empresas de comunicação.

Portanto, na votação desta quarta-feira (23/02) o mínimo que se espera de Jorge Viana é um voto favorável e aberto para garantir que o fuso horário acreano volte a ser aquele que a população decidiu de forma democrática.

Um voto contrário de Jorge Viana se configurará em traição à vontade dos milhares de eleitores que colocaram o ex-governador no Senado e dará margem para se duvidar sobre o carater popular do mandato que lhe foi outorgado pelo povo.

Portanto, é preciso falar de forma direta com o mesmo:

- Senador Jorge Viana, , desde que assumiu o Senado, esta é a primeira oportunidade que V.Sa. tem de votar verdadeiramente em favor dos interesses do povo acreano, e para isso vai precisar relevar interesses partidários (e familiares). O mínimo que esperamos de V.Sa. é coerência e espírito democrático. Não deixe de comparecer à reunião da CCJ, dando vez ao seu suplente, Acir Gurgacz (PDT-RO). Não nos decepcione!

Para finalizar, nunca é demais lembrar que na democracia em que vivemos, "o poder emana do povo e em seu nome deve ser exercido".

Evandro Ferreira escreve no blog Ambiente Acreano.

Meu comentário: Caro Evandro, é mais provável que o senador Jorge Viana invente algum compromisso inadiável na quarta-feira para não comparecer à reunião da CCJ. Outro dia, dentro do avião, alguém ouviu dele a respeito do fuso horário:

- Esse assunto vai gerar muita confusão. Quero ficar bem distante.

Na intimidade, Jorge Viana sempre alertou o irmão Tião Viana sobre o desatino de mudar a hora legal do Acre sem consultar a população.

13 comentários:

beth5050 disse...

BOM DIA ALTINO,
LEIA ESTÁ: A POPULAÇÃO JÁ ESTÁ ORGANIZANDO-SE, SE O SENADOR VOTAR EM CONTRÁRIO E OU FALTAR ALEGANDO QUALQUER MOTIVO. IREMOS ESPERÁ-LO NO AEROPORTO NUMA GRANDIOSA MANIFESTAÇÃO DE REÚDIO.ESTE FOI O LIMITE DOS LIMITES. E NÓS NÃO ACREDITAMOS Q EXISTE OUTRAS FORÇAS DA BAIXADA FLUMINENSE NESTE JOGO E SIM, DOS NOSSOS GOVERNANTES. "PUNTO E BASTA"

ROMISSON disse...

Só sei de uma coisa: o Jorge é o político mais dissimulado de toda a história, no Acre...

Je vois tout disse...

Novo jingle do povo Acreano

Eh, ôô, vida de gado
Povo marcado, ê
Povo feliz.

Colham o que vocês mesmos plantaram minha gente.

Nosso estado só vai mudar quando a mente e o pensamento dos acreanos evoluir, até lá as pessoas terão que passar por muita dor e sofrimento. E o pior disso é que as pessoas não refletem que estão sacrificando o futuro dos seus filhos, netos e descendentes.

Altemar disse...

Ele não é doido minha gente!
Evandro disse tudo sobre, irretocável.
Quanto a Globo: Sorria você está sendo manipulado

Anônimo disse...

Quando o então Senador Tião Viana propôs ao senado federal que o Acre voltasse a ter somente uma hora de diferença com o centro-sul do país, como era há muito tempo atrás achei boa idéia, como de fato o senado aprovou a proposta do Sen. Tião Viana. Na MINHA forma de ver acho um absurdo que o Acre tenha duas ou até três horas de diferença com o resto do país, penso que é um enorme distúrbio fazer contato para negócios e lá as empresas estar em horário de almoço, ou mesmo aqui em tempos de verão sendo 15:00h no centro-sul 18:00h. A quizila que se formou com o novo horário formou palanque político da oposição liderado Dep. Flaviano Melo, que foi muito absorvido pela população Acreana

No plebiscito para retornar ao horário anterior votei na manutenção do que esta, fui vencido, venceu a democracia. Penso que a vontade popular tem que ser respeitada, quero acreditar que o Senador Jorge Viana uma pessoa que sempre votei, respeite o que a maioria decidiu, não posso acreditar que nossos senadores sejam manipulados pela grande empresa de comunicação que sempre foi de manipular informação.

Erick disse...

Essa é a verdadeira "democracia" que temos no Brasil e principalmente a do Acre, onde a vontade do povo não é respeitada.

Anônimo disse...

Amigo Simei...você mais do que ninguém sintetizou o que está ocorrendo...você tem razão que alguns políticos inescrupulosos estejam se valendo da situação, mas a briga é muito mais séria do que você pensa. A questão do horário virou bandeira da população, para mostrar ao Senhor Tião Viana e ao Jorge que eles sim que prestar satisfação do que pensam para o Acre, e que qualquer decisão que venham a tomar...a população ao menos seja levada em conta....Tião que é chamado por seus asseclas de DEMOCRATA...nos bastidores é notadamente taxado pelas mesmas pessoas como uma pessoa reconhecidamente autoritária, muito mais que o próprio Jorge Viana. E os dois irmãos colaboraram com o Acre? Muito! Muito mesmo, mas seu ciclo creio que esteja no fim...muito comprometido...viciado...e cheias de segredos a serem descobertos.

Cansamos do Jorge! Cansamos do Tião!

E não venham com esse papo de que "a", "b", ou "c" está inflamando a população....que político "x" está influenciando a opinião...que a população está indo na "onda"....saiam dessa! Assumam a impopularidade que a pedância e prepotência que os Secretários da Frente Popular vem constrúindo...além dos erros políticos do Jorge e do Tião.

A população tem que se conscientizar que nenhum gestor é digno de ser endeusado, como o próprio Jorge Ney uma época fora aqui no Acre...todo gestor deve ter em mente que não é mais que sua obrigação ser eficiente e probo...depois o neguinho vem cantando dizendo que vamos voltar as "cavernas" se eles não tiverem na frente do Estado...conversa pra boi dormir....a trave caiu do olho de muita gente.

Anônimo disse...

Passem a acompanhar a Rádio Senado...dá pra gravar e para acompanhar todos os movimentos de nossos representantes no Senado. Ferramenta muito útil para a sessão de quarta feira.

Anônimo disse...

Caríssimo Isaac e leitores.

Fazendo um parâmetro, o referendo para voltar o horário anterior foi tão mal como foram mal às votações que os “Vianas” receberam nas últimas eleições; um pouquinho mais de 50%. Desta forma penso que a população ficou dividida, e a imprensa de certa forma, deu como vitória a derrota da oposição para os Vianas e vitória esmagadora dos contra o atual horário. A oportunidade de a oposição voltar ao poder ficou nas eleições passadas, a vitória da FPA foi vitória com um grande puxão de orelha, vitória com sabor de derrota, e, isso vai fazer que eles se corrijam, ou seja, menos falhos. A alternância que a oposição tanto clama e de certa forma muito necessária poderá ser adiada. Isso é política, às vezes da nojo, mas é.

Anônimo disse...

O amigo Simei foi super sensato em suas considerações. Agradeço inclusive a elegância de sua resposta. Mas, sinceramente espero que o poder alterne, até para que a esquerda acreana possa colocar os pés no chão e o trem de volta no trilho. Tenho plena certeza que nenhum dos acreanos gosta de ter que estar a todo momento reclamando suscetíveis erros de uma Frente Popular que notadamente se perdeu. Enfim...se estamos errando com a situação, porque não nos arriscarmos a novas caras...da oposição, uma terceira via...seja o que for...só uma opinião não negocio: o poder dos Vianas já se tornou muito perigoso para a execução dos mais altos valores democráticos no Estado do Acre! Isso para mim é fato!

Unknown disse...

Do ponto de vista jurídico cabe uma ação chamada mandado de injunção, uma ação que foi criada com a Constituição de 1988 e que só agora, a partir de 2007, pode ser utilizada efetivamente, já que a atual composição do Supremo Tribunal Federal derrubou o entendimento dos antigos ministros de que o mandado de injunção só servia para notificar o legislativo das suas omissões e não fazia nada mais a respeito. Com a mudança de entendimento o M.I. passou a ser efetivo e pode servir para fazer o judiciário suprir a omissão, do Senado que não edita a resolução, e suspender a lei derrubada no referendo. Tião tá lascado, quem planta, colhe, o povo não é besta. O PT do Acre vai pagar caro pela covardia, esperemos para ver.

beth5050 disse...

Estou indignada. Esta frase do Senador Jorge " Jorge e Diniz, estamos no Sanado para trabalhar pelo Acre". Poorra, o q foram fazer lá se não isso. (redundancia)...

Deimisson Silva disse...

Estou decepcionado com a postura do Jorge Viana diante do resultado do referendo. Ao invés de defender o povo que o elegeu ele trái este povo e passa a defender os interesses comerciais de empresas de telecomunicações. Já tivemos no Brasil outros referendos e cito aqui o referendo do desarmamento. A vontade do povo brasileiro que foi contra o desarmamento foi logo respeitada e o artigo que falava da proibição da venda de armas presente no estatudo do desarmamento foi logo revogada e não entrou em vigor. Mas com o povo acreano está acontecendo de forma diferente. Estão querendo passar por cima da decisão do povo, desrespeitando-a. Isto é uma vergonha nacional. O povo acreano não é besta, não queiram nos enrolar com argumentos legalistas. A constituição assegura que o poder emana do povo. Povo acreano não podemos baixar a cabeça ante a esses ditadores da modernidade. Chamo isso de ditadura, de violação do bem comum, da democracia. Nosso povo, nossas crianças valem muito mais do empresas capitalistas e mentes egoístas e manipuladoras. Como se já não bastasse as ondas de corrupção que presenciamos nos últimos anos por parte de nossos representantes agora essa falta de respeito para com o povo, falta de ética política, atitudes anti-democráticas. Povo acreano vamos mostrar que nós temos voz!