quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

TSE HOMOLOGA REFERENDO DO FUSO HORÁRIO


Durante sessão administrativa na noite de terça-feira (14), os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiram homologar o referendo realizado no Acre em outubro sobre o fuso horário do Estado. Os ministros decidiram que a competência do TSE se encerra com a homologação do resultado.

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), deverá assinar nos próximos dias Ato Declaratório reintegrando o Estado, a partir do dia 2 de janeiro de 2011, à faixa de fuso horário de Greeenwich menos cinco horas, ou seja, de duas horas a menos em relação ao horário de Brasília.

Em questionamento feito aos eleitores acreanos durante o segundo turno das Eleições 2010, o referendo perguntou: "Você é a favor da recente alteração do horário legal promovida no seu estado?"

Ao todo, 56,87% dos eleitores escolheram a opção NÃO, o que corresponde a 184.478 votos. Já a opção SIM recebeu 43,13%, equivalente a 139.891 votos. Foram registrados ainda 0,37% de votos brancos (1.241 votos); 3,07% de votos nulos (10.311 votos); e uma abstenção de 28,61%.

O referendo foi proposto por um Decreto Legislativo, de autoria do deputado Flaviano Melo (PMDB-AC), com o objetivo de consultar a população do estado sobre a alteração no fuso horário local estabelecido pela Lei 11.662/2008 apresentada pelo senador Tião Viana (PT-AC), eleito no primeiro turno das Eleições 2010 para governar o Acre.

Com a mudança prevista nessa lei, o Acre passou a ter menos quatro horas a partir do fuso horário de Greenwich. A partir de Brasília, o estado que tinha duas horas a menos, passou a ter apenas uma hora a menos. Com a vitória do NÃO, a lei deverá ser revogada e o horário voltará a ser como antes: duas horas a menos que Brasília.

Um comentário:

Srtª Amora disse...

eu simplesmente me mordo de raiva quando penso que voltaremos ao horário antigo. Qualquer besta deveria saber que no horário de verão as pessoas acordam com o céu ainda escuro e ninguém jamais morreu por isso. Em Brasilia é assim, clareia lá pelas 8 da manhã e escurece mais tarde tbm, só aqui o "povo" se doeu. E outra se for por violencia, fui assaltada várias vezes durante o dia. 11 da manhã. 2 da tarde... não existe mais horário pra esse tipo de coisa. E se for por fator biologico com essa imbecilidade de que o corpo não acorda sem a luz do sol, besteira tbm... meu pai trabalha há anos acordando de madrugada. O chato dessa palhaçada toda é que vai ficar mais complicado quando eu quiser falar com minha irmã que mora no Rio ou minha amiga na Argentina. Mas é assim mesmo, tem gente que gosta de viver no atraso.