segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

A DESPEDIDA DE UM GRANDE LÍDER

Felipe Milanez



A noite chegou triste na Amazônia nessa madrugada. Estava uma noite clara, com a lua cheia impondo-se entre as nuvens, dando mais volume para a escuridão. Olhei pro céu e não vi estrelas - deviam estar reunidas, pensei. Era, provavelmente, o mesmo céu que deveria acompanhar o rio Amazonas em direção ao Oeste, no sentido inverso em que escorrem suas águas, até aproximar-se da cordilheira dos Andes. Um mesmo plano, mesmo brilho, e mesma tristeza. A tristeza que eu sentia, no entanto, não parecia estar lá, nem na floresta que me cercava, onde vivem os espíritos. Estes, imagino, estavam celebrando a chegada de uma pessoa muito especial, alguém que desde pequeno aprendeu a frequentar o universo espiritual como poucos: Raimundo Luis Yawanawa. Seu filho, Joaquim Tashka, me ligou para dizer: "estamos muito triste, papai está fazendo a passagem".

Clique aqui para ler a homenagem que o jornalista Felipe Milanez, colunista da Terra Magazine, presta ao líder indígena que lutou contra a escravidão nos seringais do Acre e foi vítima de câncer.

3 comentários:

Joana D'Arc disse...

Altino,O Grande Espírito Voa...
Aos Parentes Yawanawa,Solidariedade!!
Recebí de Letícia Hoshaho,Nome Yawa:
Eu Sou 'Nívimi' para os Parentes !!!
O Pajé havia completado 100 anos...
Eu Sou,Joana D'Arc Valente Santana

Rútila Lima disse...

Meus sentimentos ao Povo Yawanawa que muito admiro e respeito.
Rútila Lima
CzSul, Acre.

Notícias Tarauacá & Jordão disse...

NÓS AQUI DE JORDAO,ESTAMOS COMOVIDOS COM A PARTIDA DESTE LIDER...QUANTO MAIS QUANDO CONHECEMOS DE PERTO E CONVIVEMOS UM POUCO COM OS SEUS FAMILIARES,COMO EDNA,NEDINA,JOAQUIM,SALLES,MANOEL,INACIO,CHARLES E ENTRE OUTROS PARENTES PROXIMO.....QUE DEUS OS CONSOLE COM SUA INFINITA SABEDORIA..........


JORDAO-ACRE