quarta-feira, 24 de novembro de 2010

LULA: "OS VIANAS ERRARAM FEIO NO ACRE"

Íntegra da entrevista do presidente Lula aos blogueiros

Quando a entrevista de Lula com os blogueiros foi encerrada, o presidente e eu nos cumprimentamos e tiramos fotos abraçados.

Em seguida, Lula segurou meu braço. Na presença de outros blogueiros, disse:

- Altino, os Vianas erraram feio no Acre. Erraram porque se distanciaram do povo.

Durante a entrevista, minha pergunta foi focada no revés eleitoral enfrentado pelo PT no Acre. Queria saber por quê Lula não é "o cara" no Acre.


O presidente agradeceu pela pergunta e prometeu que me concederá entrevista para explicar melhor quando visitar o Acre daqui a seis meses.

A resposta de Lula foi uma das mais demoradas durante a histórica entrevista com blogueiros. Eis o principal trecho da resposta do presidente para tentar explicar o revés eleitoral no Acre:

- Tem erro na política do Acre. Certamente nós erramos por presunção. Na minha opinião, umas das razões pelas quais a Marina foi candidata a presidente é porque ela tinha convicção de que não se reelegeria senadora pelo Acre. Eu quero aprender o que aconteceu no Acre não apenas com a campanha majoritária, mas com os companheiros lá. O Jorge Viana quase que não se elege. O Tião Viana foi 54,04% quando a gente imaginava que ia ter 80% ou 90%. Certamente não é erro do povo. Se tem uma coisa certa lá é o povo. É preciso que, ao invés de ficar culpando o povo, a gente sente e faça uma reflexão onde é que nos pisamos na bola no Acre. Porque certamente o erro é nosso. Ninguém apanha tanto se acertou. Então nós temos erros. É só a gente ter humildade de descobrir o que está acontecendo no Acre. Eu tenho convicção, Altino, e você também, de que os Vianas fizeram um bem pro Acre. Eu conheço o Acre desde 1979. Eles transformaram aquilo num Estado. Rio Branco virou uma cidade bonita. Você percebe que não basta obras. O povo não vota numa pessoa porque fez uma ponte ou uma rua. Vota se o resultado daquilo teve uma explicação política convincente para as pessoas. Eu acho que a política está mal trabalhada no Acre.

14 comentários:

Mari@d@acre disse...

Ainda tem alguém são no PT!!! Que tal deixar a impáfia, arrogância, termos "como nunca antes na história do acre", panelinha de cargos por troca de favores(tais como aluguel de imóveis, por ter recebido votos em quase deputados ou os próprios deputados) onde está a competência?, a Rio-Niterói levou quantos anos pra ser construída? Uma obra faraônica, com a ajuda de DEUS foi concluída......enquanto no acre, segundo binho DEUS não ajuda, seamento básico E parques, desonerar as empresas para geração de emprego, combate a pirataria, estas são ações que um bom governo deveria desenvolver minimamente. Pena que meu PT, tenha desvirtuado tudo.........bons tempos de utopia no casarão

Unknown disse...

Altino você é inspirador. Quando já não havia esperança, surge os blogs com uma luz no fim do túnel e o seu tem nos trazido um holofote que nos tira das trevas. E Lula surpreende com sua visão tão apurada da realidade no Acre. É exatamente isso: não se vota em político que faz obras, vota-se em politico que faz obras que atendam as necessidades ou que convença que era necessário. Mas o que pesa mesmo é a arrogância desses caras.
Cadê o "do povo, pelo povo e para o povo".

Joana D'Arc disse...

Altino,Blogueiro Republicano Acreano
e o Pertencimento Histórico Constatam
'O Presidente Lula Será 'Seguidor'do
BLOG do POVO PLURAL do ALTINO'
Lula Teve a Grandeza da Humildade
Humana e solidária Conosco Daqui !!!
...É só 'a Gente Ter Humildade' de
descobrir o Que Está Acontecendo no
Acre... 'Eles' Transformaram 'Aquilo'
Num 'estado'... O POVO Não V O T A
Numa Pessoa Porque Fez Uma PONTE ou Uma Rua...
...Se Tem Uma 'Coisa' Certa lá É O POVO.Ao Invés de Culpar o Povo,é Preciso Que 'a gente' Sente e Faça
Uma Reflexão Para Descobrir 'Onde a Gente Errou'...
O JORGE VIANA QUASE NÃO SE ELEGEU!
...Certamente,NÃO É ERRO do POVO!!!
...Ninguém Apanha Tanto Se Acertou
Então Nós temos Erros...

Sem Palavras Altino,Voçê ,Fátima
Almeida,Eu, Todos Seus Seguidores
Estamos Permanentemente Postando
Comentários,Artigos,Contribuindo
Com as Ações de Estado e Governo!!!

Entendem Tudo ao Contrário!!!

O Presidente Lula Concorda Conosco
e Faz a análise Realista Concreta!

Sem Palavras...

Eu Sou,Joana D'arc Valente Santana

DoAcre disse...

Ponto para Altino Machado!! Fez o Lula dizer o que todo acreano tem vontade, mas não tem voz: "os Vianas erraram e erram feio no Acre, porque se distanciaram do povo". Tenho uma sugestão, humildade e caldo de caridade não faz mal a ninguém.

aurelio disse...

Parabéns Altino pela entrevista. Hoje em dia sei da enorme importância que é ler seu blog, que nos ajuda e entender realmente como o Acre é. Esse Acre, que está cada vez mais amadurecendo, e entendendo que o populismo farçante por aqui não tem mais força.

Ozi disse...

Errou, Lula! Marina não se candidatou ao Senado porque faz uma política que vc não alcança, pois sua visão é embotada. Ela entrou na campanha pra presidente para salvar o pleito e elevar o nível. Para os jovens terem em quem votar e para que as pessoas cansadas de corrupção e de propostas desconectadas com as reais necessidades do novo século, tivessem opção de voto. E ela cumpriu esse papel com uma dignidade que os políticos menores, seus pares, jamais alcançarão.

MAX WEBER disse...

eles precisam valorizar mais o povo acriano.
acorda Tiao se nao a casa vai cair!

Terra disse...

Altino é o cara!

Acreucho disse...

Olha, dificilmente concordo com o Lula em alguma coisa, mas, desta vez ele foi coerente. Está dando um aviso para os políticos do Acre, os da Frente Popular. Esfumou-se "mais uma vez" as esperanças de Jorge Viana fazer parte do Governo Federal, nem Superintendente do Ibama sobra mais pra ele... Vai ter que ser Senador mesmo. Só que os Vianas no Acre não erraram por "presunção", mas, por "presumir"! Presumir que eram os tais! E o povo mostrou o contrário...

saitica disse...

Parabéns Altino, você é o Acre !
www.saitica.blogspot.com

Unknown disse...

Feio e bonito

No caso da Marina , o Lula também errou feio, a Ozi no seu comentário acertou bonito.A Marina pelo comentário do Lula,já era demais para o PT acreano também.Quem não errou foi a Marina, saiu do PT e fez BONITO.

Gabi Ramos disse...

Obra que justifique as necessidades do povo só da pra fazer se o Tião deixar de usurpar o dinheiro do povo. Lembram da gorda conta telefonica da filha dele? Mais de 14 mil reais? Que preocupação cara a dele de pai hein...
Gabi Ramos.

Fátima Almeida disse...

Pois eu acho que Lula sabe o que diz, sabe até mais do que diz. e quando ele diz que o povo do Acre está certo, é o mesmo que dizer que ele não se deixou convencer nem pelos Viannas, nem pela Marina, nem por meia dúzia de iluminados. Mesmo porque o povo sabe onde o sapato aperta. Marina se distanciou muito do Acre, das bases, o artigo da assessora dela, Jane Vilas Boas publicado neste blog não teve a mínima repercussão, parecia algo baseado apenas em relatórios de Governo. E depois ela rompeu com o Governo Lula e apoiou os Vianna que são aliados do nosso presidente. O patido Verde local ficou embrulhado, não teve a coragem de disputar sequer uma vaga na ALEAC, não mostrou a cara pro povo, não disse a que veio e aparecia de braços dados com a cúpula da FPA.

Ozi disse...

Tá certo, Toinho: "deixa pra lá"