quinta-feira, 11 de novembro de 2010

"DO ACRE PARA O MUNDO"


Homenageado com o Prêmio à Excelência Musical na noite de quarta-feira (10), em Las Vegas (EUA), o cantor e compositor acreano João Donato, 76 anos, concorreré na noite desta quinta-feira (11) na categoria Álbum de Jazz Latino, com “Sambolero”, que conta com a participação do contrabaixista Luiz Alves e do baterista Robertinho Silva.
A cerimônia de entrega dos troféus do 11º Grammy Latino, acontece no Mandalay Bay Events Center. Cantoras brasileiras concorrem em duas das quatro categorias gerais, consideradas as mais importantes do prêmio. Maria Gadú é uma das indicadas à Revelação. A canção “Tua”, de Adriana Calcanhotto, gravada por Maria Bethânia, disputa em Gravação do Ano.

Chamada no Skype. É João Donato com cara de eterno menino pedindo para exibir ao Blog da Amazônia o prêmio que recebeu da Academia Latina de Artes y Ciencias de la Grabación.

- Estou muito, muito feliz. Tudo começou no Acre, a minha terra querida. Quando eu era criança, lá em casa, no centro de Rio Branco, tinha uma pilha de discos e um gramofone. Um dos meus discos preferidos era “Tristeza de amor”, do Fritz Kreisler. O outro era “No mar negro”, do Georges Boulanger. Ambos eram de 78 rotações. Eu ficava mexendo na vitrola e ninguém se incomodava. Lembro disso porque o prêmio tem o mesmo formato da minha velha vitrolinha, que era acionada por uma manivela de dar corda. Minha maior satisfação é porque existem milhares de pessoas gravando discos no mundo inteiro e ser indicado para o Grammy significa passar por uma grande seleção. Já estou entre os 10 melhores do mundo e sou o único brasileiro do Acre. Caso você não tenha idéia melhor, faça um post com o título “do Acre para o mundo”.

Donato estará em Rio Branco na próxima semana, para participar do Festival Varadouro. Ele permanecerá no Acre durante uma semana e aproveitará para dar continuidade ao documentário que a cineasta Tetê Moraes prepara sobre sua vida e obra.

Um comentário:

Arte e Parceria disse...

Olá Altino, Bom Dia!
Meu nome é Sebastião Jorge, sou acreano de Brasiléia, moro no nordeste desde 1975 e em Campina Grande, Paraíba, desde 1989. Sou um leitor assíduo do seu Blog e gosto da maneira como você escreve e descreve as coisas. Foi realmente emocionante ler em seu Blog, esta matéria sobre João Donato. Concordo plenamente com você em achar que nossa imprensa deveria dá mais atenção à proeza de João Donato. Não tenho certeza, mas acredito que esse jovem de 76 anos, foi o único acreano premiado com Grammy Latino.
Parabéns a João Donato e a você Altino, pela valorização e reconhecimento dos talentos de nossa terra.