segunda-feira, 6 de setembro de 2010

O CHÁ DE MACELA DE MARINA SILVA

Candidata do PV critica dura e elegantemente seus ex-companheiros



O lançamento do livro biográfico "Marina - A vida por uma causa", de Marília de Camargo Cesar, na noite deste domingo (5), em Rio Branco (AC), se transformou em ato político e já pode ser visto como mais uma indicação da tendência de mudança ou até mesmo de ruptura da política no Acre.

A candidata do PV à presidência da República, Marina Silva, foi ovacionada ao criticar dura e elegantemente pela primeira vez, de modo velado, seus ex-companheiros petistas da Frente Popular do Acre, a coligação que comanda o governo estadual há 12 anos. Ela criticou sobretudo os que denomina como "desenvolvimentistas e crescimentistas".


Marina Silva ocupou o centro das atenções na companhia de familiares. Diante dela, uma platéia formada por mais de 200 pessoas, todas em pé, entre as quais o governador Binho Marques (PT), o prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim (PT), o candidato a governador Tião Viana (PT) e os candidatos ao Senado Jorge Viana (PT) e Edvaldo Magalhães (PC do B). Apesar de apoiados pela candidata do PV, todos já declararam que vão votar na candidata Dilma Roussef (PT) e fazem campanha contra Marina Silva no Estado.

Leia mais

Recados aos amigos do PT

O lançamento do livro começou com o jornalista Antonio Alves afirmando que a função de Marina Silva na política é dar um chá de macela aos políticos que ficam "muito cheio de ar". Ele contou o caso de um garoto curado a partir de uma chá de macela receitado pela candidata do PV. O chá de macela é usado popularmente em casos de má digestão e cólicas intestinais.

- Ao me lembrar disso e ver tantas políticas inchadas, tantas importâncias, tantas belezas vazias, tantos balões cheios de nada no Brasil inteiro, me lembrei de que Marina agora dá um chá de macela um pouco mais amplo, nacional. A gente, com Marina, vai muito mais longe. Esse é só um passo a mais. A estrada começou lá atrás e tem muito chão para ser percorrido. Com o chá de macela a gente vai longe. E deixa os balões esvaziarem porque o nosso vai subir - disse Antonio Alves, assessor especial do governo, que reservou o período de férias dele para se dedicar à campanha de Marina Silva.

Marina Silva assinalou que seus familiares permanecem trabalhando e não dependem de cargos públicos, à exceção do marido dela, Fábio Vaz, secretário do governo estadual. A candidata lembrou que uma de suas irmãs cultiva e vende pimenta na feira, o que gera comentários críticos de que a senadora não ajuda nem aos parentes.

- A política séria e decente é tripudiada às vezes por quem acha que fazer política é botar os parentes nos cargos mesmo quando eles não têm estudo nem competência. Aqui [disse apontando os familiares] tem empregada doméstica, trabalhador rural, motorista de ônibus e tem um competente assessor do governo Binho, convidado por ele, que é o meu marido Fábio Vaz.

Marina Silva acrescentou e apelou aos seus antigos companheiros de lutas patidárias:

- Eu vou sair daqui mais forte, podem ter certeza. Eu decidi: se ganhar, quero ganhar ganhando, sendo coerente. E se perder, mesmo os que não votam em mim, me ajudem a perder ganhando.

O ex-governador Jorge Viana confessou que está vivendo um "incômodo" na vida. Contido, o senador Tião Viana disse que Marina atravessa um momento de consolidação de valores da vida brasileira e desejou sorte. O governador Binho Marques lembrou que a amizade dele com Marina Silva nunca passou por uma prova tão grande, mas espera que continuará a mesma sempre.


Várias pessoas elogiavam a coragem de Marina Silva em reafirmar seus princípios políticos, enquanto outros julgavam que seu discurso tornou muito mais incômoda a situação das lideranças da Frente Popular do Acre.

Quem tiver ouvidos e disposição que ouça (abaixo) os discursos de Toinho Alves, Edvaldo Magalhães, Raimundo Angelim, Jorge Viana, Tião Viana, Binho Marques e Marina Silva
.

19 comentários:

Katia Mendes disse...

Chegamos até aqui. Coleção de erros. Se ergue a URBE sobre os resultados de políticas públicas equivocadas desde a nossa formação. MARINA SILVA investiga esses processos com coragem em NÃO reproduzir padrões e a determinação acreana de fazer ter sentido, a vida, o sangue e tantas árvores abatidas...Esperança...o meu voto é seu.

@eutogorda disse...

nossa, nunca me senti tão bem representada. Marina Silva é a volta da política justa, onde o que ganha são os princípios , ideais e os valores pregados para a sociedade, não uma quantidade X de dinheiro, ou porque é filho de alguém, entre outras opções. Eu VOTO MARINA!

leninha disse...

No fim de semana preparei-me para receber Marina. Li avidamente sua biografia e revivi timidamente algumas participações, que eu como tantos acrianos, deram a sua trajetória política. Mas nada se compara a ouvi-la falar, a emoção, a reflexão e a inquietude que ela nos provoca. No lançamento de sua biografia não podia ser diferente: ela deu um recado claro aos companheiros novos e antigos, de que sem dúvida é a protagonista “de um novo fazer que não pode mais ser remetido para o amanhã. Um novo fazer que tem de começar agora. Nós não temos o direito de adiar essa responsabilidade e esse compromisso.”
E eu quero fazer parte dessa história!!!
Meyrilene Macedo

leninha disse...

No fim de semana preparei-me para receber Marina. Li avidamente sua biografia e revivi timidamente algumas participações, que eu como tantos acrianos, deram a sua trajetória política. Mas nada se compara a ouvi-la falar, a emoção, a reflexão e a inquietude que ela nos provoca. No lançamento de sua biografia não podia ser diferente: ela deu um recado claro aos companheiros novos e antigos, de que sem dúvida é a protagonista “de um novo fazer que não pode mais ser remetido para o amanhã. Um novo fazer que tem de começar agora. Nós não temos o direito de adiar essa responsabilidade e esse compromisso.”
E eu quero fazer parte dessa história!!!
Meyrilene Macedo

Thiago Martins disse...

Seja + 1!!!

Marina 43


paz a todos!

Andarilho disse...

Uns se deixar levar pelo resultado do IBOPE, outros não. Me incluo nesse ultimo.
Meu voto é de Marina.
Por inumeros motivos, mas o principal é o carater, dessa acreana, de enfrentar o presidente em ações que envergonharam a nação.
Essa sim poderia dizer que 'tem honestidade, como foi uma fala do presidente ao falar a nação.
Não existe mais esquerda. O que existe é esquerda direitista. Onde valores como honestidade e transparencia, dentre outros valores, perderam-se após assumirem o poder. Ou nunca existiu, de fato, nessas pessoas.
O que vemos é promessas que tão cedo não se realizarão. Servirão como slogan de campanha para garantir votos.
'Em menos de x anos asfaltaremos a BR 364, até Cruzeiro do Sul'
'Iremos humanizar a saúde' (enquanto usarem companheiros para administras, não teremos sucesso)
'Os indices de violencia irão diminuir' (precisamos de gente que conhece a segurança pública em campo, não madames)
Um dia colocamos esse povo no poder acreditando que não escutariamos mais falar em licitação suspeita, privilegios para companheiros, compras super faturadas. Não fizeram diferente.0
Esse e nem o próximo me engana mais.

sérgio de carvalho disse...

Marina traz um sopro que há muito tempo procurava, uma utopia necessária, um novo paradigma urgente, um sonho, esperança.
Sou + 1.

Joana D'Arc disse...

Históricamente,Marina, Presidente!
É Isso Aí Altino,A Liberdade é...
C H I Q U É R R I M A !!!
Elegantemente " Dou Meu Voto "

Eu Voto,Marina Presidente !!!

A Liberdade de Assumir Publicamente
Deixa O Ar mais Rarefeito...
Ah,Como A Liberdade É Elegante!!!

Marina Precisava Desses Novos Ares
Prá RENOVAR-SE e DESLANCHAR...
Avante, Marina Silva,Presidente!!!

Eu Sou,Joana D'Arc Valente Santana
e,Meus 'Parentes Indígenas' Dizem
Que Vão Ecoar Pela Mata Afora!!!

Joana D'Arc disse...

Altino, Posta Nossa Foto Com Marina
Para Que Todos Saibam Que Indígenas
Lideranças Na Amazônia e Ativista em Direitos Humanos,Apoiamos Marina
Presidente...Lembrando que,Janeiro
de 2011 Será Oficialmente Iniciada
a ONU MULHER !!!
E,O Brasil É Sedento Por Um Assento
Na ONU,Onde Nós Ativistas Temos Assento NATO JUNTAMENTE COM OS INDÍGENAS !!!

Unknown disse...

Abaixo os ranzinsas e miseráveis!Viva a generosidade, a simplicidade e o amor à humanidade!Viva a natureza viva!
Salve grande mestra!

Maria de Lourdes disse...

A propaganda política está tentando passar para nós que Dilma Rousseff é uma cordeirinha.
Povo Brasileiro, a gente sabe que quem mente uma vez mente duas vezes, três vezes, quatro vezes, cinco vezes...

Repara o que está escrito na biografia de Dilma:
“Como (Dilma) jamais participou de qualquer ação armada, a Justiça Militar a condena apenas por “subversão”, com pena de dois anos e um mês de prisão.”
Fonte: biografia no site oficial de www.dilma13.com.br

Na década de 1960, Dilma teve intensa atividade política, inclusive na esquerda clandestina, revolucionária, que pegou em armas contra a ditadura militar. Foi protagonista de alguns dos mais espetaculares episódios da guerrilha urbana.

Na militância política desde cedo, casou-se com o primeiro marido Cláudio Galeno de Magalhães Linhares que, como ela, militava no grupo Política Operária (Polop), criado no início da década de 60 (antes do golpe de 64) por dissidentes do Partido Comunista Brasileiro (PCB).



Nesse intervalo, ela havia se separado de Cláudio e passado a viver com outro guerrilheiro, o gaúcho Carlos Franklin Paixão de Araújo, com quem teve sua única filha. Hoje ela é divorciada. Quando saiu da prisão, em 74, seu destino foi o Rio Grande do Sul. A guerrilha já havia sido debelada e ela aderiu à luta pela Anistia e pela redemocratização do País.

Sem um tostão na bolsa.

A biografia no site oficial de Dilma continua assim: “Seu (de Dilma) “crime” foi o mesmo de tantos jovens daqueles anos rebeldes: querer mudar o mundo.”

Nada mudou, hoje os jovens têm o mesmo sonho: mudar o mundo deles roubando e matando. A impunidade é lenha nesse sonho! E o crack elimina os sonhos do restante dos nossos jovens. Eu não quero Dilma uma mentirosa sem limites éticas/morais como um exemplo para os nossos jovens.

Sou da esquerda mas tenho princípios. Dilma parece ser da direita militar! A minha única opção de voto para uma presidência ética e moralmente correta com a qual posso dormir em paz é Marina Silva. Sei que com ela meu nome, meu dinheiro, meus bens e a minha família estarão protegidos. E os corruptos serão punidos. Assim o crescimento do meu Brasil será sustentável, honesto, e forte para todos.

Quero que o povo saiba desta verdade. Isso não é baixaria. Baixaria é tentar esconder essa verdade do povo. Dilma recusa responder as perguntas sobre a trajetória dela, Dilma Rousseff, na ditadura militar.
As perguntas que ainda estão sem resposta:
1. Dilma Rousseff estava armado no momento em que foi presa?
2. Que tipo de treinamento com armas ela fez?
3. Que papel Dilma Rousseff teve no roubo do cofre de Adhemar de Barros?
4. Qual foi a extensão do papel de Dilma Rousseff na organização de assaltos a bancos?
5. Como foi a participação de Dilma Rousseff nos congressos da VAR Palmares?
6, Qual foi o envolvimento de Dilma Rousseff nas greves operárias de Minas Gerais em 1968?
7. Dilma Rousseff teve contato com organizações armadas de esquerda de outros países da AL?
8. Dilma Rousseff se arrepende de alguma atitude tomada naquele período?

O PAIS ESTÁ BRINCANDO COM FOGO!

Baixaria é esconder uma verdade desse tamanho do povo! O passado vem atona na vida da gente a qualquer hora. Todos nós têm certeza disso.

Simone Bichara disse...

Altino, Parabêns! A matéria escrita e postada sobre o lançamento do livro de Marina Silva ficou excelente! E as gravações da falas também. Marina realmente é a diferença em política! Com sabedoria, delicadeza e força deu o seu recado aos velhos companheiros e disse o que pensa sobre a política acreana. Marina é simples, delicada, gentil mas não é besta! Ela sabe muito bem o que faz e o que diz. É a pessoa certa,pronta para governar nosso país.
Altino, seu blog é essencial para o nosso Acre. Obrigada! Abraços e muitas bênçãos!

Fátima Almeida disse...

Marina é a estrela do PT que ascendeu ao céu, ao céu do planeta, como disse Ana Regina. Ficou só um pedaço de pano vermelho, sujo e esburacado.
Parafraseando o I CHING: Nada a lamentar. o velho parte, o novo se aproxima.

Unknown disse...

Grande Fátima! É isso: o velho parte o novo se apróxima. É isso baby, i love you! Você precisa saber o que eu não sei mais, leia na minha camisa : baby i love you...

Linda(Acreana com muito orgulho) disse...

Grande Marina!!
Uma pena que Marina não pode prestigiar e lamentar o Desfile de 05 de setembro -DIA DA AMAZÔNIA. Triste, muito triste a indiferença que as autoridades competentes dão ao referido Desfile. Diferente a atenção especial dada ao Desfile do Dia 7 de Setembro.
Quem esteve lá presenciou:
Não cumprimento do horário previsto; Ruas sujas/esburacadas; sem policiamento; organizadores do Desfile não tinham o controle em abrir espaço para os alunos desfilarem;
Lixeiras? Apenas uma em frente ao "PALANQUE", que aliás, observou-se o mínimo de autoridades prestigiando.
Realmente uma decepção para o público e estudantes(se dedicam semanas ensaiando para uma boa apresentação).
MINHA OPINIÃO: Se for para continuar assim, que acabem com esse Desfile frustante para todos!!
PARA O MOMENTO, QUE ESTAMOS SOFRENDO COM AS AGRESSÕES AO MEIO AMBIENTE, MERECIAMOS TODO O APARATO NAS APRESENTAÇÕES E PRESTIGIO DAS AUTORIDADES, PRINCIPALMENTE AS LIGADAS AO MEIO AMBIENTE.
Quando Jorge Viana era Governador do Estado, prestigiava a Comunidade da Rua 16 de OUTUBRO-Bairro do 15 E ALUNOS QUE DESFILAVAM, lembro muito bem.
ESTA É MINHA OPINIÃO e agradecimento a todos que Desfilarem e assistiram esse evento tão desorganizado.

Julio Cesar disse...

Altino,

Estive lá. Foi uma aula. Marina deu um recado ao Tião Viana. Parem de empregar e lotear o governo com irmãos, primos, tios, cunhados, etc.
Será que a lei do nepotismo não vale para o Acre. Tá na hora no MPE fazer alguma coisa.

MARINA 43

Unknown disse...

O velho parte, o novo se aproxima.
O que era novo ontem,hoje é antigo e precisamos todos rejuvenecer.Não vamos perder o bonde da história,vamos com Marina.

Ana Regina disse...

É caro Altino...
Tem algo diferente no ar desse planeta!
Não falo da fumaça,nem de outras poluições produzidas pelo homem nestas longas eras em que a humanidade, se sentindo protagonista, construiu uma forma de viver sem "ver" os outros companheiros protagonistas da vida nesse mundo Terra!
Marina coloca a disposição do Brasil seu talento, sua coragem, sua ética, seu sonho de construir um mundo melhor!
Nasceu uma Lider do Mundo aqui neste cantinho aparentemente sem importância, chamado Acre!
Sou + 1
faz tempo...
Marina Silva Presidente do Brasil!
Ana Regina

Janu Schwab disse...

Fiquei absurdamente empolgado com o conteúdo do post. E pela opção de oposição consciente e elegante que se tem com a Marina.

Que a tal oposição acreana aprenda com Marina e comece a se posicionar com projetos de vanguarda e coerentes, ao invés de bravatas e birras! Com grupos políticos coesos, sejam eles de qualquer partido, o Acre só tem a ganhar.

"A política séria e decente é tripudiada às vezes por quem acha que fazer política é botar os parentes nos cargos mesmo quando eles não têm estudo nem competência."

Ai, ai (suspirei!)

Que o Acre seja cada vez mais forte e auto sustentável e que a máquina do estado seja cada vez mais magra e eficiente.