quarta-feira, 11 de agosto de 2010

BAIXARIA DE POLÍTICO E JORNALISTA


Terminou em pancadaria, em Rio Branco (AC), a gravação de uma entrevista entre o candidato ao Senado João Correia (PMDB) e o jornalista Demóstenes Nascimento, apresentador da TV 5, afiliada à Rede Bandeirantes.

A entrevista, que seria exibida na noite de terça-feira (10), foi interrompida quando o candidato e o jornalista passaram a trocar insultos, palavrões, socos e pontapés no estúdio da emissora.

Ambos registraram queixa na polícia, compareceram ao Instituto Médico Legal para exames de corpo de delito e ameaçaram represálias jurídicas.

Correia e um grupo de aliados políticos, após as agressões, foram recebidos pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), desembargador Arquilau Melo.

Ex-deputado federal e professor de economia da Universidade Federal do Acre, Correia levou a pior no embate. Sofreu escoriações (face, queixo e joelho direito) e lesão de tendão com desalinhamento de falange distal (dedo anular).

"Terei que ser submetido a tratamento conservador do dedo, mas o ortopedista não descarta a necessidade de tratamento cirúrgico", relatou o candidato pela coligação "Liberdade e Produzir para Empregar" (PSDB, PMDB, PPS, DEM, PMN, PSC, PT do B e PSL).

O jornalista Demóstenes Nascimento disse que ameaçou interromper a entrevista quando o candidato começou a gritar após ser questionado sobre a área de segurança pública. A partir disso, teria começado a troca de insultos, palavrões, socos e pontapés. O candidato contesta a versão do jornalista.

"Falei que o governo da Frente Popular do Acre fracassou e que as obras da BR-364, de Sena Madureira a Cruzeiro do Sul, eram usadas para a lavagem de dinheiro. O apresentador disse que sou envolvido no escândalo das Sanguessugas e que não tenho moral para falar contra o governo. Falei que ele é um lacaio, vendido. Ele pediu que a gravação fosse encerrada, tirou o paletó e o microfone e partiu para me agredir com murros e pontapés", relatou Correia.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Acre (Sinjac) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) distribuíram uma nota em que repudiam a "atitude covarde e agressiva" do candidato contra o jornalista.

"O jornalista foi agredido quando exercia seu trabalho de maneira isenta e honesta. É lamentável que profissionais de comunicação ainda sejam submetidos a episódios truculentos como esses no livre exercício da profissão", afirma a nota do Sinjac e Fenaj.

O diretório regional do PSDB também distribuiu uma nota de repúdio contra o jornalista que "agrediu verbal e fisicamente o candidato ao Senado da República" João Correia, durante a entrevista marcada com a autorização do TRE-AC.

"Esperamos que a gravação, na íntegra, seja entregue à Justiça para que possa ser apurada a verdade dos fatos e tomadas todas as providência cabíveis nesse caso, para que, realmente, a liberdade de expressão possa acontecer nessas eleições", assinala a nota do PSDB.

Veja mais no portal Terra.

24 comentários:

Cartunista Braga disse...

É pau, é pedra. Aja pleito!

Antonio disse...

Vejam a que ponto chegamos!!! Esperar por uma nota de repúdio do PSDB é normal. Políticos e partidos são realmente "o fim!" mas a nota do Sinjac foi de uma lástima lamentável e a gente vê o quando essa imprensa acriana está vendida, amordaçada, com requintes de hipocrisia e muita mediocridade.

A nota assinada pelo presidente do Sindicato dos Jornalistas, em defesa de D. Nascimento, dizia que o profissional executava sua função com isenção. Mas a isenção mesmo passa longe do trabalho do referido "jornalista". Aliás, esse rapaz é altamente tendencioso em seu trabalho. Não passa isenção e nem credibilidade.
O político também não. Onde já se viu o porco falar do mal lavado? João Correia é candidato Ficha Suja pelo esquema dos "sanguessugas" e sabe-se Deus lá mais em quantas tramóias ele esteve envolvido.

Agora, o fato foi lamentável. Esse telecacht pegou mal demais e gerou prejuízo pro "jornalista", pro "político" e para os candidatos do time dos Viana.
Eu, por meu lado, me convenço a cada dia que o VOTO NULO, 00, é a melhor opção

Andarilho disse...

Bom dia Altino!
Fato lastimavel, mas é o que ocorre quando se coloca um 'entrevistador mei-boca' para dirigir um entrevista dessas. Largar a lapela para partir para a agressão é no mínimo falta de preparo, falta de profissionalismo. Pra mim reporter meia-boca.
O candidato está aí acusado de envolvimento, mas até agora sua candidatura não foi impugnada. Mostra que não se comprovou a acusão, sendo assim, isento.
Agora, essa fala do candidato sobre o asfaltamento da BR, é de uma colocação impar.
Ou alguém prova o contrário sobre o gasto nessa estrada, que serviu para palanque de campanha.
As obras nessa estrada, pavimentação, é como alguns trabalhos feito nas ruas de rio branco, fazem num dia e no outro dia está lá o mesmo buraco, só que dessa vez maior e bonito, com tinta preta.

Fátima Almeida disse...

Penso que numa entrevista as perguntas devam ser conhecidas, previamente, pelos entrevistados, de maneira que estes decidem se vão comparecer ou não. O que não é possível é montar armadilhas para as pessoas, ainda mais para um candidato ao Senado que passou pela avaliação do Tribunal Eleitoral no ítem "ficha suja". O jornalista colocou sob suspeita o próprio Tribunal, afinal, se João Correia tem ficha suja porque sua candidatura não foi embargada? Ele, o jornalista, deve responder por isso, principalmente.E também a própria emissora. Se o professor João Correia tivesse se retirado, simplesmente, sem ir às vias dos fatos, jamais viria a público esse fato de que a emissora não é imparcial e parece estar a serviço do bloco que está no poder. Arquilau de Castro deveria dar uma suspensão á emissora. Não existem santos entre os políticos, santos só existem no Catolicismo, mas não posso discutir essa questão de voto nulo porque não sei quem é Antonio...que até já se referiu a mim sem que eu pudesse saber quem é. Quando Edson se dirige a mim, neste blog sei que é Edson Carneiro, amigo de uma vida inteira, mas Antonio..quem é? e de onde tirou essa intimidade comigo, no assunto Café do Teatro, de se dirigir a mim como quem está tangendo uma vaca?

Dream Cry disse...

Já tava na hora de uma entrevista interessante do Demóstenes.

Dream Cry disse...

Eu voto nulo, mas voto 24.

Valterlucio disse...

Lamentável sob todos os aspectos. Custa crer que teha sido o João Correia a iniciar a contenda, afinal ele estava ali para ganhar, para aaparecer, apra falar e ser assistido. Jamais poria em risco esta oportunidade. Seria bom que a entrevista fosse exibida sem cortes, pelo menos até o início do vale-tudo, para avaliarmos o comportamento de ambos em suas posições formais.

Márcio Chocorosqui disse...

Porrada! Porrada! Porrada!
Até que enfim, alguma coisa sincera na política acriana.

Antonio disse...

Olá Fátima.
Antonio é simplesmente Antonio.Um ser do bem e um cidadão assim como você. Ou melhor, não tão revanchista como você. Quanto a conhecer, sei que você não me conhece porque embora acreano, morei muito tempo fora mas agora estou de volta à minha terra. Terra que aliás, nunca deixei totalmente porque a internet me facilitava contato estreito com notícias e pessoas daqui.
Portanto, na paz, dear.

Unknown disse...

Isso é o que se pode dizer de uma jornalista que defende o governo com unhas e dentes.
Luiz Calixto

Juarez Nogueira disse...

Telecatch spaghetti: Youtube não perdoa.

abraxas disse...

eu não defendo o joão correia, mas a TV5, ao editar a matéria, deu margem para que se desconfie quem agrediu quem.

mostre o tape completo para que possamos julgar por conta própria

Isnande Barros disse...

Que coisa ridícula.
Acabei de ver as imagens na tv.
Abraço, Altino.
Isnande Barros.
Imperatriz-MA.
http://isnandebarros.blogspot.com

Unknown disse...

Sou PT e não abro mão desse direito. Não gosto desse senhor João Correia. Não tenho nada contra ele, pessoa, meu sentimento vem por sua vida política. Mas a verdade deve ser dita e os verdadeiros profissionais preservados. Esse rapaz, que não sei como, leva o título de jornalista (Demóstenes), é um completo incapaz profissional. Acima o chamaram de mai-boca, porém eu acho que nem meia ele tem. Não sabe falar, nem escrever, nem expressar-se e muito menos desenvolver uma análise propría sobre QUALQUER coisa, quanto mais ´sobre política. É lamentável que esses profissionaizinhos de coisa nenhuma ainda nos assombrem pela tela da TV. Um grande abraço Altino,você sim, um grande jornalista. Paulo Castelli do ACRE.

Jean Freire disse...

Altino,
É lastimável a cena protagonizada por esses dois pais de família. O que leva dois cidadãos, "educados", figuras públicas de nossa terra a esmurrarem-se frente às câmeras de TV?
Há quem diga que a agressão é o sinônimo da falta de argumentos. Acredito também que faltou lucidez aos dois. Não quero fazer juízo de valor de quem está certo ou errado; mas que a cena é ridícula é!

carol freitas disse...

gente, uma coisa é certa: maldade e burrice não combinam. pra fazer um ato de maldade eficiente e sair numa boa, é fundamental ser inteligente. um mau caráter burro sempre acaba atirando no próprio pé! esse é o único comentário que faço antes de ver a gravação da briga na íntegra. ao contrário do jornalismo acreano, tenho o bom senso de não publicar notas de repúdio antes disso.
carol freitas.

xapuriense disse...

Carol disse tudo.

Carlos Castelo

Unknown disse...

Demostenes é o fim.
O sindicato dos jornalistas deveria pedir desculpa ao João Correia por ter sido vítima de uma armadilha.
Mas é bom isso acontecer, fica claro que a imprensa está amordaçada.
Só presta quem é da situação.Isso é democracia??
Nem ia vorta no João Correa...mas agora virei fã.

@MarcelFla disse...

Luis Carlos em sua coluna diária de A Gazeta comentou hoje (12/08) com perfeição o fato ocorrido.

http://www.agazetadoacre.com/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=43&Itemid=94

Faço das palavras do Sr. Luis as minhas.

lzomatos disse...

Tirei 3 conclusões depois disso tudo:

1) Decidi meu voto: João Correia na cabeça, em 2010.

2) "funcionário do governo" foi fe-no-me-nal.

3) O termo "definir:lacaio" ultrapassou todas as estatísticas do Google.

Saudações verdes.

Webdicas disse...

Tsc, tsc, tsc e ainda vetam a lei que torna obrigatório o diploma de jornalismo. Esta aí o resultado... gentinha.

Unknown disse...

O tape tapa tão Acre!

Achei que era uma briga de meninos de oito a dez anos, quando apurei a vista,vi joão com os punhos fechados,aí pensei que era mais uma das suas
brincadeiras,mas que nada, o papo é sério,barbaridade!

Walquíria Raizer disse...

E não é que o pessoal aqui do errejota, veio me contar o ocorrido no Acre?!
Marrapaiz!!

Willian André disse...

Faço parte da Frente Popular, fiquei muito triste com o que o Demóstenes fez, quero dizer que nós da Frente Popular repudiamos a atitude desse jornalísta despreparado. Não podemos aceitar a intimidação de nenhuma das partes, vamos aceitar a democracia, o direito de falar o que quisermos.