terça-feira, 8 de junho de 2010

"NÓS PRENDEMOS MESMO"


Os jornais da Rede Pública de Comunicação do Acre omitem nesta terça-feira (8) a declaração de regozijo do governador Binho Marques (PT) com a realidade do setor de segurança pública do Estado.

- O Acre tem quase 90% de elucidação de homicídios. Nenhum estado brasileiro tem uma marca como essa. Basta ver que o Acre é o número um em população carcerária. Nenhum crime fica impune. Nós prendemos mesmo - afirmou Marques no rádio, durante o programa oficial "Dois dedos de prosa".

Pera lá, governador, menos. Ou menas, como diz o Lula. Todos sabem que prender é obrigação do estado, assim como também deveria ser obrigação prevenir e proporcionar perspectivas de vida além das drogas.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgou em fevereiro um estudo estatístico sobre a situação carcerária no país. Não existe nada a comemorar. Os dados são vergonhosos, principalmente para os Estados.

Coletados em dezembro de 2009, informam que o Brasil possui 473.626 presos, sendo 264.500 condenados e 209.126 provisórios.


O estado com maior concentração de presos é São Paulo (163.915), seguido de Minas Gerais (46.447) e Paraná (37.440).

Já o estado com a maior taxa de encarceramento é o Acre (com 496 presos para cada 100 mil habitantes), seguido de Rondônia (465) e Mato Grosso do Sul (459).

O estudo indica ainda que a população carcerária do Acre é de 3.426, sendo 33% de presos provisórios.

A maioria dos presos do Acre é formada por jovens que se envolveram em crimes decorrentes do consumo ou tráfico de cocaína, um problema que permanece sendo ignorado pelas autoridades de Estado que faz fronteira com o Peru e a Bolívia.


A população carcerária da capital do Acre é formada por 2.794 detentos. A Unidade Penitenciária Francisco D´Oliveira Conde abriga 2.409; a Unidade Penitenciária Antonio Amaro Alves 120; e a Unidade Penitenciária-4 265, sendo 36 em sistema fechado e 229 em semiaberto.

O CNJ e os presidentes dos tribunais brasileiros definiram que 2010 será o ano da Justiça Criminal. Em abril foi lançada uma campanha sobre a modernização da justiça criminal em todo o país. Cada tribunal está estudando a edição de medidas administrativas para agilizar o julgamento de processos criminais.

Binho Marques prefere colocar a culpa desse contexto todo nas costas do indivíduo, quando sabemos que a culpa é do social. As palavras dele no "Dois dedos de prosa" parecem ditas por um daqueles generais de triste memória na história recente do país.

Na foto, Binho Marques, a secretária de Segurança Márcia Regina e o vice-governador César Messias. Em tempo: não é a chave da cadeia que a seretária exibe na mão direira, mas a chave de ignição do helicóptero.

6 comentários:

Unknown disse...

Bom dia Altino,

O Binho bem que poderia da bom exemplo e mandar investigar o antigo projeto Novo Horizonte gerido pelo seu vice Cesár Messias na epoca do governo do Orleir; com certeza na próxima foto o Cesar Messias não estaria ao seu lado e sim preso.

ALTINO MACHADO disse...

Um amigo telefona para dizer: "O Binho é um cara legal. É por isso ele não sabe a medida de ser escroto e sempre erra na dose.". Tem razão.

Unknown disse...

Uh-hu... É isso aí! Prende, arrebenta, detona com esses delinquentes infratores, uh-hu! O grau de escrotidão varia de indivíduo para indivíduo e é relativo. Veja o Hildê Paschoal, já teve seus dias de xerife, de cangaceiro e foi até mestre de filmes de terror ("O Massacre da Serra Elétrica"), mas hoje é um homem sereno, ponderado e pronto para receber a condicional. A cadeia comum ou especial ainda continua sendo a melhor terapia. Portanto, Binho, de nada adianta tanta explosão de testosterona, sossegue. Tá vendo, também consigo ser construtivo, edificante e didático. Não ao ódio irracional, no futuro todos seremos hipócritas em maior ou menor grau.

Julio Cesar disse...

Altino,

Essa é pro Binho. " Me diga com quem tu andas, que direi quem tu és."

Sai dessa professor Binho, o César Messias é queimação.

Andarilho disse...

Bom dia Altino!
Há tempos que não visita seu blogger, continua coerente, ao contrário de nossos governantes. Te pergunto. E precisa se escroto na medida para ser legal ou ser legal na medida para ser escroto? kkkk

Prender o Estado prende mesmo. Vergonha é falar que esse crime está resolvido. Cadê a prova materia desse crime? O corpo do garoto que sumiu!
Pq uma 'mangote' de vagabundos, presos envolvidos nesse crime, fazem a polícia de besta?
E o caso Pinté? Pq só prenderam os executores, mas não prenderam ainda os mandante do crime, esse sim é o importante no caso.
E essa CPI da pedofilia, o que vai dar mesmo? Pq até agora nadaaaa!!!

Abraços!!

PS: volta horario normal!!! Cansei de ficar rico com esse horario novo.

Márcio Chocorosqui disse...

Mudando de assunto:
Todo acreano tem o direito de dar uma voltinha nesse helicóptero. Tô esperando a minha vez.