terça-feira, 18 de maio de 2010

NÃO FOI TERREMOTO

Geólogos concluem laudo sobre falha na ponte do Caeté

O Departamento de Estradas e Rodagem do Acre (Deracre) recebeu nesta terça-feira (18) um laudo, elaborado por dois geólogos, relativo à fissura no pilar central da ponte sobre o rio Caeté, na BR-364, em Sena Madureira.

Executada pela Construtora Cidade, a ponte foi inaugurada (leia) há dois anos e custou R$ 12 milhões. Apresentou falha há um mês e encontra-se interdidata por medida de segurança.

O Deracre contratou a consultoria dos geólogos, embora tenha se antecipado em afirmar (leia) que a obra fora afetada por terremoto.


Entrevista com um dos geólogos:

Quando concluem o laudo sobre a ponte do rio Caeté?
Já concluímos e enviamos hoje ao Deracre.

A fissura na ponte foi causada por terremoto?
Cremos que não, mas recomendamos que seja feito um levantamento dos terremotos dos últimos dez anos num raio de 500 quilômetros. O Acre é afetado por terremotos locais e também dos Andes. Como não se leva em consideração essa variável, recomendamos o estudo.

O estudo pode ser determinante para sabermos se a falha decorre de falha de engenharia ou se foi causada por terremoto?
Acreditamos que não foi causada por terremoto, mas recomendamos o estudo.

Teremos que pagar pela construção de outra ponte ou a falha pode ser reparada?
Nós fomos contratados para fazer um laudo geológico. Entregamos esse laudo ao Deracre, a quem cabe divulgar ou não. Quanto à sua pergunta especificamente, não somos habilitados para respondê-la.

Foto: Márcio Farias

4 comentários:

Acreucho disse...

Enviar o estudo ao Deracre é um
perigo. Esses geólogos estão muito
reticentes, "cremos, acreditamos, não estamos habilitados". Que raio de técnico é esse que não tem respostas precisas e definitivas e que recomenda: "outros estudos" para que sejam confirmadas ou não "as suspeitas" deles? Se não estavam habilitados a fazer o laudo, deveriam ter passado a bola pra frente. É o tal laudo, "sem pé, nem cabeça", não concluiu nada, não definiu nada, só gastou dinheiro à toa.

Notícias atualizadas. disse...

Eis uma frase que o Deputado estadual Luiz Tchê citou quando a ponte foi inaugurada:
"O nome desta ponte poderia ser Ponte da Esperança. É uma obra que deve servir de modelo para a construção de pontes na Amazônia."
Senhor Deputado, se todas as pontes da Amazônia forem desse tipo teremos que viajar só de avião.Além disso,esperança é o nome que a população acriana mas conhece.Para mim,a esperança que tenho é que os PETRALHAS saiam do poder.

Julio Cesar disse...

Altino,

Sabe quem é novo chefe dos defensores do Acre Dion Nobrega. Isso mesmo, o Binho "zero em redação" Marques nomeou o ex-secretário de Orleir Cameli como novo presidente daquela instituição, parabéns Binho mais das suas ..

Julio Cesar disse...

Bom dia Altino,

coluna PORONGA ( Léo Rosas

Mudança de editoria

"A diretoria de Manoel Lima tem muitas conquistas para apresentar aos trabalhadores em Educação. Sem contar que tirou o Sinteac das páginas policiais para as de política. A mudança de editoria resgatou a credibilidade da entidade."

É verdade o comentário acima, mais também verdade que o SINTEAC foi parar nas páginas policiais quando foi dirigido pelo Márcio Batista ( atual secretário do Angelim )