segunda-feira, 24 de maio de 2010

AO AMADO DOM MOACYR

Marina Silva

Li na Folha (22/5) sua afirmação de que sou frágil e não tenho perfil para a Presidência da República. No início, fiquei triste. Já tinha ouvido algo parecido do senhor, de forma carinhosa, mas ler assim como está no jornal tem outro peso.


Refletindo mais, reconciliei-me com sua mensagem.

Quando ando por aí, muitos me dizem que minha luta é de Davi contra Golias. Então vamos conversar sobre passagens bíblicas, que conhecemos bem. Elas se completam e iluminam o que quero dizer.

Quando Saul terminava seu reinado, Deus mandou o sacerdote e profeta Samuel ungir novo rei entre os muitos filhos de Jessé. O profeta procurou entre os mais belos, os mais fortes e os mais habilidosos, mas Deus descartou todos. Jessé lembrou então de Davi, o seu filho mais novo, que pastoreava ovelhas. O profeta o achou muito fraquinho, meio esquisito. Mas Deus ordenou que o ungisse rei dos israelitas, porque olhava para o seu coração, e não para a sua aparência.

Foi assim que Davi foi escolhido para ser rei. E logo provou seu valor ao enfrentar Golias, o gigante filisteu, guerreiro acostumado a usar escudo, capacete e armadura e a manejar a espada. O jovem Davi, aparentemente fraco e sem muito preparo para aquele tipo de duelo, ganhou a luta porque não tentou usar a armadura de Saul, que lhe fora ofertada e nem lhe cabia direito. Usou sua própria arma, a funda, e ali colocou a pedra para jogá-la no lugar certo, na testa do gigante.

Assim como o senhor, dom Moacyr, Samuel era homem corajoso, temente a Deus, preparado para o sacerdócio desde um ano de idade. O senhor é muito importante na minha vida, da mesma forma que Samuel foi na vida de Davi. E está me vendo com olhos cuidadosos, preocupados com circunstâncias que talvez me causem sofrimento.

Mas, como sabe por experiência própria, não podemos ficar presos às circunstâncias.

Quando o senhor chegou ao Acre, aos 36, enfrentou os poderosos e ficou do lado de Chico Mendes e de todos os que eram aparentemente fracos e despreparados para enfrentar os gigantes das motosserras.

Como me ensinou, não me intimido com as circunstâncias e procuro me encontrar com o que está no coração de homens e mulheres sinceros, que, como o senhor, buscam fazer o melhor, apesar das dificuldades e riscos.

Aprendi com o senhor boa parte dos valores que me guiam, entre eles não vergar a coluna às pressões dos interesses espúrios.

Por favor, meu amado irmão, não me diga agora que esses valores não servem para governar o Brasil e me fragilizam. Tranquilize-se: eles são e continuarão sendo a minha força e a minha funda diante dos desafios, qualquer que seja o tamanho deles.

Marina Silva escreve às segundas-feiras na Folha de S. Paulo.

22 comentários:

Joana D'Arc disse...

ALTINO,USAREI ESTE POST PARA UMA
REFLEXÃO "DE MULHER,CRUZEIRENSE e
ACREANA QUE NÃO DESISTE NUNCA!!!"
1.O ACRE 'ENJOADO COMO ELE SÓ...
SE DEU AO LUXO DE "PRESENTEAR O
BRASIL" COM UMA DE SUAS MAIORES
RIQUEZAS' QUE FOI 'CEDER MARINA
SILVA AO BRASIL',E,DIGA-SE,COMO
SENADORA DA REPÚBLICA!

2.DIGO DESTA MANEIRA,POIS AVALIO
QUE A SENADORA 'NÃO FEZ O DEVER
DE CASA COM OS ACREANOS',POIS O
"PAÍS" A ABSORVEU COMPLETAMENTE!

3.BAIRRISTA e CRUZEIRENSE QUE SOU,
FICAREI 'AFÔNICA' DECLAMANDO EM
VERSO e PROSA OS 'ATRIBUTOS' E OS
SIGNIFICADOS DE TAMANHA GRANDEZA
HUMANAS!!!

EU SOU DO TIPO QUE ASSUMO POSIÇÃO
SEMPRE...ESTA É DAQUELAS "MACRO"
QUE SE AUDAZ ESTRANGEIRO ALGUM DIA
NOSSOS BRIOS DE NOVO OFENDER . . .
LUTAREMOS COM A MESMA ENERGIA. . .
SEM RECUAR,SEM CAIR,SEM TEMER !!!

AVANTE MARINA SILVA!!!
AVANTE MARINA SILVA DO ACRE!!!
AVANTE MARINA SILVA DO BRASIL!!!
AVANTE MARINA SILVA DO MUNDO!!!

JOANA D'ARC VALENTE SANTANA,MULHER
CIDADÃ e PRESIDENTE DA U. S. O. S.-
ORGANIZAÇÃO UNIVERSALISTA EM DIREI-
TOS HUMANOS - ACRE - BRASIL

Unknown disse...

Dom Moacir, Dom Moacir...!!??!!??

joaquim da rosa disse...

POLITICOS, fui a um plenario onde pude ver com meus olhos,um politico na luxuria cantando votos entre os deputados.quando persuadia algum comparsa seu partido não perguntava,unia-se com falsidade.
O politico era um cão ,era um gato ,era um rato .
O politico meu DEUS ja foi um homem.

Rosangela Barros disse...

“Abri, Senhor, os meus lábios para bendizer o vosso Santo Nome!... Purificai o meu coração de todos os pensamentos vãos, desordenados e estranhos... Iluminai o meu entendimento e inflamai” minha vontade para que eu possa expressar-me atenta e claramente neste comentário!... “Além da espada e da fome, existe uma tragédia maior: o Silêncio de Deus, que se revelará mais ainda e que parecerá estar fechado em seu Céu, como que Desgostoso do agir da humanidade”...

Pois bem: permitam-me, admiradores da Senadora, mas terei que afirmar com todo o respeito que a tenho: esta resposta da presidenciável ao Dom Moacyr é uma blasfêmia, pois na altura da fé... não é justo para uma política justificar sua busca de poder através das pelavas bíblica, logo sabemos que Elas foram as palavras daqueles que estão longe de qualquer poder em busca de vida digna para aqueles renegados pelos poderosos!... E que não é o caso dum Presidente de República!...

Perdoai-nos Senhor, pois não sabemos o que escrevemos!...

Rachel Moreira disse...

É POR ISSO QUE VOTO NESSA MULHER E FAÇO CAMPANHA. PORQUE É UMA MULHER DE FIBRA E DE FÉ... FÉ NA HUMANIDADE. ME DESCULPE ROSANGELA, MAS SE NÃO PODEMOS TER NUMA PRESIDENTE DA REPUBLICA ALGUÉM QUE BUSQUE UMA VIDA DIGNA PARA AQUELES RENEGADOS PELOS PODEROSOS. VAMOS TER OQUE ENTÃO LÁ NO PLANALTO. SE FOR ASSIM VAMOS PEDIR QUE O SARNEY, O COLOR OU OUTRO DA MESMA LAIA SE CANDIDATE.

Altemar disse...

Hora de chupar manga:

http://odia.terra.com.br/portal/brasil/html/2010/5/ato_de_gabeira_some_com_marina_83243.html

o que é isto companheira?

Unknown disse...

Rosangela, não entendi "... não é justo para uma política justificar sua busca de poder através das pelavas bíblica"???
Marina é religiosa, ela é e pronto e acabou e que bom seria que os politicos se baseassem nas palavras de Deus.
Pq Deus fala em AMOR, HONESTIDADE, JUSTIÇA...
Vá entender esse povo.
SÓ SEI QUE....MARINA PRESIDENTE!!
Ela arrasou na Band sábado.

Fátima Almeida disse...

Que lástima Marina ter se tornado fundamentalista.Está mais para a Teerã de Khomeini que para a Paris de Sartre, Beauvoir, Marcuse, Deleuze, Guattari, Foucault e mais para trás os estoicos,para quem o cosmos é um organismo vivo, racional e divino ao mesmo tempo, sendo o logos, ou divino, imanente e transcendente e, nunca, jamais, exterior, como o Deus dos cristãos. Sendo a ecologia contemporânea uma variação do estoicismo, parece, portanto,completamente sem lógica esse ambientalismo da Marina..

Jalul disse...

Fátima, pensei que eu tivesse ficando esclerosada. Estou não. Acho esses papos tão estranhos...

Fátima Almeida disse...

Leila, eu li um artigo da assessoria Marina Silva sobre uma esperança grande de trazer 8 milhões de votos via Edir Macedo, um mês antes das eleições. Isso para mim é esclerose múltipla. Como disse Clarice Lispector: toda compreensão parece com uma aguda incompreensão...

VILA VERDE disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
VILA VERDE disse...

Fica quieta, Rosângela! Você, caladinha, ainda está errada. Todo mundo sabe que sua revolta contra a Senadora Marina é porque você queria que ela lhe desse ajuda de maneira incorreta. Como se negou, você a condena. Continuo a suplicar a você: - Vá estudar um pouquinho de Português! Pelo menos isso!

Carlos.

Julio Cesar disse...

Só tenho uma pegunta a Senadora Marina Silva.

Se ela como evangélica terá coragem de pedir votos para o Edvaldo Magalhães. O PC do B defende entre outras coisas o aborto. Eu sou a favor da vida assim como o Senador Tião Viana. Alguém pode me informar o email da Sen. Marina. Um que ela leia.

sérgio de carvalho disse...

Defendo sobretudo um Estado laico e sim, preocupo - me com a posição de Marina diante de diferentes temas espinhosos, basta ver o que a bancada evangélica tem feito no governo em nome da Bíblia, ou melhor, de uma interpretação fundamentalista e tendenciosa da mesma, é de assustar. Porém, o texto de Marina ao meu ver é muito pertinente. Não o achei de forma alguma fundamentalista, pelo contrário, soube usar a espiritualidade , não o fanatismo religioso para dialogar com outro líder, também político, também espiritualista.
Espero muito de um possível governo da Marina, sua trajetória cria boas e necessárias expectativas. E espero, sobretudo, que ela não caia em nenhuma armadilha fundamentalista, mas sim que use sua formação crsitã em prol de uma sociedade melhor, mais ética, mais cristã, mais budista, mais umbandista, mais hinduísta... que se associe aos homens de Deus sim, aos homens de boa vontade, como Boff e Don Moacyr, cuja ações falam mais que quaisquer dogmatismos e crenças, mesmo que esses homens entendam Deus de uma maneira diferente da sua, ou mesmo que sejam céticos, porém cheios de ética e responsabilidades.
O mito de davi contra golias foi muito oportuno...
paz e bem...

sérgio de carvalho disse...

Defendo sobretudo um Estado laico e sim, preocupo - me com a posição de Marina diante de diferentes temas espinhosos, basta ver o que a bancada evangélica tem feito no governo em nome da Bíblia, ou melhor, de uma interpretação fundamentalista e tendenciosa da mesma, é de assustar. Porém, o texto de Marina ao meu ver é muito pertinente. Não o achei de forma alguma fundamentalista, pelo contrário, soube usar a espiritualidade , não o fanatismo religioso para dialogar com outro líder, também político, também espiritualista.
Espero muito de um possível governo da Marina, sua trajetória cria boas e necessárias expectativas. E espero, sobretudo, que ela não caia em nenhuma armadilha fundamentalista, mas sim que use sua formação crsitã em prol de uma sociedade melhor, mais ética, mais cristã, mais budista, mais umbandista, mais hinduísta... que se associe aos homens de Deus sim, aos homens de boa vontade, como Boff e Don Moacyr, cuja ações falam mais que quaisquer dogmatismos e crenças, mesmo que esses homens entendam Deus de uma maneira diferente da sua, ou mesmo que sejam céticos, porém cheios de ética e responsabilidades.
O mito de davi contra golias foi muito oportuno...
paz e bem...

sérgio de carvalho disse...

Defendo sobretudo um Estado laico e sim, preocupo - me com a posição de Marina diante de diferentes temas espinhosos, basta ver o que a bancada evangélica tem feito no governo em nome da Bíblia, ou melhor, de uma interpretação fundamentalista e tendenciosa da mesma, é de assustar. Porém, o texto de Marina ao meu ver é muito pertinente. Não o achei de forma alguma fundamentalista, pelo contrário, soube usar a espiritualidade , não o fanatismo religioso para dialogar com outro líder, também político, também espiritualista.
Espero muito de um possível governo da Marina, sua trajetória cria boas e necessárias expectativas. E espero, sobretudo, que ela não caia em nenhuma armadilha fundamentalista, mas sim que use sua formação crsitã em prol de uma sociedade melhor, mais ética, mais cristã, mais budista, mais umbandista, mais hinduísta... que se associe aos homens de Deus sim, aos homens de boa vontade, como Boff e Don Moacyr, cuja ações falam mais que quaisquer dogmatismos e crenças, mesmo que esses homens entendam Deus de uma maneira diferente da sua, ou mesmo que sejam céticos, porém cheios de ética e responsabilidades.
O mito de davi contra golias foi muito oportuno...
paz e bem...

lzomatos disse...

Simplesmente, SEN-SA-CIO-NAL!

Marina Presidente!

Antonio Alves disse...

Oi, Fátima. O texto a que você se refere não é da assessoria da Marina. Aliás, foi muito mal recebido por muitas pessoas do Movimento Marina Silva. A posição dela é clara: "sou evangélica, o Estado é laico" é o que tem dito em todas as ocasiões. Para mais detalhes, recomendo o blog http://minhamarina.org.br e o site do Instituto Democracia e Sustentabilidade. Um abraço.

lindomarpadilha.blogspot disse...

Caro Altino,

mas que vários meios de comunicação divulgaram a espectativa atribuída à Marina de conseguir apoio decisivo como "fiel da balança" de Edir Macedo, isso tem. E os comentários do Astélio Moreira hoje no Bom dia Rio Branco?

Bom trabalho

Lindomar Padilha

lindomarpadilha.blogspot disse...

Caro Altino,

Não pretendo manifestar meu voto. só o farei em relação ao absurdo horário do Tião, aí meu voto é 77. Mas veja, ainda em relação ao artigo publicado pela Folha, o diz a jornalista Wania Pinheiro:

"O tempo irá mostrar a todos a importância de Marina Silva para o Mundo, assim como mostrou a de outros líderes como Mahatma Gandhi e Jesus Cristo, esse último, como todos já sabem, crucificado e morto com a conivência de sacerdotes (...)"

Marina = Gandhi = Jesus Cristo???? Morto (ou mortos) com a conivência de sacerdotes...???

Dá para ser menos, né?

Bom trabalho.

Lindomar Padilha

Unknown disse...

Por favor Joana D'arc, ao digitar aperte a tecla FIXA ou CAPSLOCK pois quando você escreve em letras maiusculas é a mesma coisa como se estive gritando. Critica construtiva.

Unknown disse...

Se for verdade, que tipo de aliança será essa, Marina-Edir Macedo? Se verdade for, podemos - para tomar a provocação de Lindomar - escrever Marina=Edir Macedo=Gandhi=Jesus Cristo?
Onde essa aliança levará? Quais seus termos? Marina está fazendo no campo religioso o tipo de alinaça que Lula fez no campo político?
Sobre outro ponto obscuro: Existe mesmo diferença entre Marina e os irmãos Viana? Qual?