sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

PUMA



Primeiro dia na amável companhia deste filhote mais que perfeito de pastor suíço, também conhecido como pastor branco. Tem cinco meses incompletos. Presente do advogado João Tezza e de sua mulher Soraya, melhores criadores da raça no Acre. São donos de Aleph, jovem campeão das Américas e Caribe. Saiba mais aqui.

9 comentários:

NN disse...

Parabéns Altino,a raça precisa de pessoas sérias como vc.Meus parabéns tb aos amigos João e Soraya,pela luta pela raça aí no Acre.

Nilton Novaes
www.pastorbranco.com
Dunas Brancas Kennel

Rosangela Barros disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Itaan Arruda disse...

Caro Altino,
Também sou "cachorreiro". Adquiri um do mesmo canil (naturalmente da mesma ninhada), após uma prazerosa conversa com o bom Tezza. Só uma correção: trata-se de um pastor alemão branco. Há diferenças entre uma raça e outra. Parabéns pela aquisição. Forte abraço de um leitor assíduo

Francisco Cândido Dias disse...

Itaan Arruda ,

Pastor Branco Suíço, Pastor Alemão Branco, Pastor Branco, e até mesmo Pastor Canadense são apenas nomenclaturas diferentes para distinguir o mesmo cão.
Só que se não me engana a memória em 2002 a FCI (Federação Cinológica Internacional), maior entidade cinófila do mundo, com mais de 80 países filiados, incluindo o Brasil, reconheceu a raça como Pastor Branco Suíço. Graças ao trabalho conjunto de criadores e de clubes especializados Suíços, que tiveram seus primeiros cães importados dos EUA e Canadá no começo da década de 70, a raça tornou-se independente e com uma padrão próprio. Essa conquista foi muito importante para o desenvolvimento do citado cão, fazendo com que pudesse participar de exposições de padrão e beleza, o que representou o primeiro passo para o fim do preconceito e o início da aceitação mundial dessa raça secular.Pois no inicio do nazismo na Alemanha na década de 30 Os nazistas, viram a pelagem branca como uma característica indesejável na raça e, sem embasamento científico algum, presumiram que esta empalidecia a cor escura dos Pastores Alemães e ainda seria a causadora de doenças. A partir daquele momento o PB foi banido de forma cruel e perversa.
Atualmente, Pastores Brancos Suíços são encontrados exercitando diversas atividades como guarda, guia de deficientes visuais e físicos, como cães de polícia e resgate, atuando no combate ao tráfico de drogas, segurança de aeroportos, como companhia, em competições esportivas, entre outros. Isto é, nas mesmas funções de seus primos Pastores Alemães.

Iberê Thenório disse...

Puuuutz! Esse cachorro é muito legal, Altino! Não vai deixar ele bravo. Quando eu for aí no acre quero poder chegar perto dele, hehehe! Abração!

ALTINO MACHADO disse...

Estamos esperando, Iberê. Puma já está aviosado que você é nosso amigo. Abraçao

TCastela disse...

Que legal, também sou um cachorreiro e tenho um pastor branco, a "Yuki" que quer dizer neve em japonês, pensa numa raça que adora o dono! Muito carinhoso e amável, mas adora uivar, hehehe, te prepara pra cantoria em dias de lua clara!
Abraços amigo.

Andarilho disse...

PARABÉNS Altino. É um belo presente.
E parabéns aos criadores dessa raça no Estado. Não sabia que tinha um canil assim.
Para mim uma das melhores raças para a família.

Pastor Branco Suíço





Foto: Canil Faro Fino
Pastor Branco Suíço, Pastor Alemão Branco, Pastor Branco, e até mesmo Pastor Canadense são apenas nomenclaturas diferentes para distinguir o mesmo cão. E não há como traçar a história desse belíssimo animal sem falar também do Pastor Alemão, uma vez que ambos estão entrelaçados em suas origens.




Desde o final do Século XIX, o Pastor Alemão é uma das raças mais populares de todo o mundo e é indiscutível a sua presteza na guarda, em resgates, como guia de deficientes, como companhia, na prática de esportes, entre outras atividades tão bem desempenhadas pela raça. O que muitos desconhecem é que o Pastor Alemão, além de versátil, pode apresentar uma grande variedade de cores como o amarelo, o preto, o cinza e entre estas, também o branco.
E embora muito seja questionado sobre a cor branca o que a história mostra é que de fato é uma das cores originais da raça.




Em toda Europa, e especialmente na Alemanha o pastoreio era muito comum fazendo parte da vida de muitas famílias. Os fazendeiros faziam uso de cães para guiar seu rebanho durante o dia e para protegê-lo de predadores indesejáveis por toda a noite. Por muitos anos os alemães utilizaram uma enorme variedade de cães para esse trabalho e a partir de uma seleção preliminar esses cães foram classificados como cães pastores e considerados a partir de seu tamanho, cor ou estrutura.
O Capitão Max, deve está feliz no tumulo, devido o crscimento dessa raça no mundo.

Fernanda disse...

Muito lindo o seu cão. Parabéns. Tb sou "cachorreira" e amante da raça Pastor Alemão. No meu caso possuo um cinza (de linha de trabalho - muito utilizado na prática do esporte denominado schutzhund) e uma capa preta (de linha de show, tb chamam linha de estrutura).
São excelentes cães. Amigos, fiéis, protetores e companheiros. Tenha certeza que, além de um cão, vc adquiriu um verdadeiro amigo.
Mas não deixe de radiografá-lo futuramente (qndo ele atingir os 18 meses), principalmente se vc pretender utilizá-lo na reprodução.
Isso porque o pastor alemão (seja o branco, o capa preta, o preto, o cinza, enfim, qualquer deles) geralmente carrega em sua carga genética uma doença chamada "displasia coxofemural", que se manifesta em alguns animais e em outros não.
Então, até mesmo se não for reproduzir, procure radiografar seu cão e ver se está tudo ok com suas articulações trazeiras.
O Dr. Tezza e sua esposa, certamente já devem fazer esse controle em seu canil, porém, em cada indivíduo da espécie tem-se q fazer o controle para evitar problemas de saúde futuros.
Enfim, conselho dado.
Parabeńs pelo seu lindo cão.