quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

BARÃO ORLEIR CAMELI ABRE O BICO


Após longo silêncio, o neopetista Orleir Cameli, empreiteiro e ex-governador do Acre, resolveu conceder entrevista exclusiva aos veículos de comunicação de sua família em Cruzeiro do Sul (AC).

Sobre a condenação por desvio de R$ 22 milhões da extinta rubrica "verba secreta":

- Se me condenarem a pagar isso eu vou querer cobrar o pedágio dessas obras, que eu fiz com esse recurso. É ilegal? Não sei, talvez até seja. Mas não é imoral. Nada do que se faz pra benefício do povo pode ser ilegal. (…) Por que é que estão me condenando?.

Sobre drogas:

- Até hoje nós não sabemos o que existe por trás de tudo isso... O povo inteiro acompanhou... Os Estados Unidos inventou (sic) que o Iraque tinha bomba química. Aí os Estados Unidos foi lá e liquidou (sic) o Iraque. Aí os Estados Unidos, a Europa, todos os grandes países, inclusive o nosso, não tem uma forma de inibir a produção de droga no Peru, na Bolívia e na Colômbia. Eu não sei porque, eu não sei o que acontece.

Sobre sustentabilidade:

- Acho muito bonito o discurso da sustentabilidade, mas na prática pouca gente é capaz de fazer um negócio viável conforme se prega na teoria ambientalista. Me ensina a fazer isso. Tão certo na questão de preservar, mas não tem um programa desse... É muito bonito, mas ninguém vem aqui ensinar como é que faz. Só querer preservar a custa da miséria do povo que taí? Não!

Sobre a promessa de importação de verduras do Peru:

- Sabe que eles não deram conta de trazer um avião com verdura pra cá... Fizeram o Governo espalhar essa notícia e não conseguiram trazer. A culpa não é do Governo, é dos maus empresários que tinha nesse negócio aí.

Clique aqui para assistir a entrevista do Barão no site Jurua Online.

14 comentários:

Anônimo disse...

Não vou nem entrar no mérito num todo da postagem, mas como concordo com as palavras do cara sobre sustentabilidade!

“Acho muito bonito o discurso da sustentabilidade, mas na prática pouca gente é capaz de fazer um negócio viável conforme se prega na teoria ambientalista. Me ensina a fazer isso. Tão certo na questão de preservar, mas não tem um programa desse... É muito bonito, mas ninguém vem aqui ensinar como é que faz. Só querer preservar a custa da miséria do povo que taí? Não!”

Unknown disse...

E todos os empresarios que importariam os tomates são ligados ao governo: Raimundinho Damasceno, Manu Cameli e o Donário, primo do Mâncio Lima Cordeiro.
É pouco ou quer mais?

Valterlucio disse...

Pedágio? Que pedágio é esse? As estradas foram privatizadas?

Acreucho disse...

Valter possivelmente ele estaria falando de "ágio". Quanto aos negócios dos horti importados do Peru, ainda bem que não vieram. Este esquema é um absurdo tão grande que é incomentável.

Rosangela Barros disse...

Sinceramente?... Apedrejem-me quem achar que eu mereço: morei em Cruzeiro do Sul e tive o privilégio de conhecer pessoalmente o senhor Orleir Cameli, por isso concordo com tudo o que ele disse na entrevista, principalmente diante da política ambientalista da FPA...

Altemar disse...

É... O Orleir foi Governador do Acre....
Estou em Acrelândia e acho que o Bocalom conseguiria superá-lo.
Vou encher a cara!
Tomara que o Vasco não vacile hoje. Binho, por favor, Continue!

@MarcelFla disse...

Não quero saber do PT por razões ideológicas, por não concordar com algumas coisas e principalmente pelo tapa na cara de todos os militantes que foi Orlei Cameli, Narciso Mendes entre outros fazerem parte da frente popular. É foda aguentar ter um vice-governador da laia do senhor Cameli.

Agora quer saber como fazer senhor Orlei? ESTUDE! Faça um curso de Engenharia Florestal ou contrate alguém que adeque suas obras as normas ambientais, caso contrário, no futuro não vai ter nem miseravéis nem barões para aproveitá-las.

Queria saber mesmo é das drogas encontradas no avião Boeing do ex-governador em um aeroporto em São Paulo! essas sim merecem resposta.

Tem gente se achando uma Maria Madalena..

lindomarpadilha.blogspot disse...

Caro Altino,

As obras de pavimentação da BR 317, entre Boca do Acre e Rio Branco, tem como construtora a empresa Colorado, do grupo Cameli. è uma obra problemática e de impactos ainda não estudados e devidamente avaliados. Mesmo assim, no verão de 2009 o Sr. Orleir, sem licensa de instalação, colocou vários maquinários na estrada para forçar a expedição da licença pelo Ibama e, principalmente para colocar os fazendeiros e a população em geral contra os índios sob a alegação de que a culpa do não asfaltamento era dos indígenas.

No dia 03 de julho, na tentativa de esclarecer a população, especialmente de Boca do Acre, de que a questão do não licenciamento era a falta de um estudo de impacto ambiental exigido por lei e que ainda não havia sido feito, houve uma audiência pública promovida pelo DENIT. A audiência se tornou mais um palanque politiqueiro que qualquer outra coisa.

Naquela audiência pública o Sr. Orleir estava presente e tomava parte na campanha "BR já" patrocinada pelos fazendeiros e, pasme, com apoio irrestrito e pessoal do superintendente do INCRA, Sr. Cardoso.

Então, meu caro, a questão ambiental é antes uma questão de respeito às pessoas e às leis. Não podemos aceitar que um órgão público faça vista grossa para essa questão, neste caso específico da BR 317 me refiro ao Sr. Cardoso do INCRA. Tão pouco podemos aceitar que empreiteiros decidam sobre questão ambiental. É o mesmo que pedir para a raposa tomar conta do galinheiro.

Bom trabalho

Lindomar Padilha

Rosangela Barros disse...

Sr. Marcel Marques não consegui entender quem está se sentindo uma Maria Madalena...

Agora, já que senhor não aceita a aliança da frente popular com o senhor Oleir Cameli, tome uma atitude!... Faça alguma coisa para esclarecer melhor essa situação que surpreendeu muitos militantes que dizem amém pra tudo que o governo dita!.. Porque a mim não surpreendeu em nada... Eu lhe dou a pista para o Sr. entender melhor: o jornalista Tião Maia, ele mesmo quem me contou que depois duma briga com o ex-governador Jorge Viana foi expulso do barco e ficou as margens do rio passando frio e fome,... irado de raiva ele teve que ir pedir refúgio em Cruzeiro do Sul (ou melhor foi salvo do afogamento pelo senhor Cameli), e por lá o Tião Maia facilitou essa ponte entre ele (o Sr. Cameli) e a frente popular!... Aproveite a pista e pesquise, vá a Cruzeiro do Sul saber se tem fundamento! :B/

Alberto disse...

Caro Lindomar,

Acho que tenho mais conhecimento nesse assunto do que voce. Por isso vamos aos fatos:
A empresa se instalou e levou seus maquinarios para Boca do Acre por que recebeu a Ordem de servico do governo do Amazonas. Cabia entao, ao governo do Amazonas providenciar a liberacao da licenca ambiental, que saiu, se nao me falha a memoria, uns 6 meses depois.

lindomarpadilha.blogspot disse...

Caro Alberto,

Vamos considerar que de fato você saiba mesmo mais que eu e mais que muitos outros. Se a audiência pública foi no dia 03 de julho, e foi lá que o Ibama recebeu o relatório parcial e provisório contendo estudos realizados pela Unesp sob responsabilidade de Bernadete Castro, Camila Salles, Rafaela Silva e coordenada pelo Sr. Ariovaldo Oliveira e, seis meses depois, segundo esta sua informação, saiu a licença logo, a licença saiu agora em janeiro.

Um detalhe muito importante a ser observado foi a ausência do MPF do Amazonas na referida audiência pública. Outro aspecto não menos importante é que audiências públicas são para "ouvir" as opiniões e não para apresentar decisões já tomadas, como querem fazer crer os "financiadores" daquela audiência.

Bom trabalho

Lindomar Padilha

Andarilho disse...

Se esse rapaz aí fosse eleito. Acho que ele asfaltaria essa BR. Por inumeros motivos.

@MarcelFla disse...

Não necessito ir a Cruzeiro do Sul, se tivesse interesse nisso bastava encontrar-me no bar da papuda ou no bar do bigode com meu amigo Tião e perguntar diretamente a ele, o que não me interessa.

Não preciso ir a fundo, ou fazer nada com a relação dos Cameli com a frente popular, já disse antes e repito: Não tenho qualquer ligação ou interesse financeiro neste governo!

Não sou tão guerrilheiro como alguns que brigam feito loucos por suas idéias achando que vão mudar o mundo, tudo porque não tiveram o que queriam ou foi negado suas aspirações, simplesmente observo e tento ser justo, por isso quando tem algo que não está correto qualquer governo FPA ou MDA critico, quando faz algo bom elogio, SIMPLES ASSIM.

Rosangela Barros disse...

Senhor Marcel, demorou de mais pensando para dizer as mesmas idéias que eu lhe repassei em outras palavra. Então vamos vê se nos entendemos: a divergência entre mim e o senhor estar apenas no julgo que estamos fazendo ao Programa da Floresta Digital; permita-me, por favor, não aceitar tal programa e criticá-lo quantas vezes for necessário; que eu lhe concedo todo o direito para defendê-lo tantas vezes o senhor queira. Vamos vê de novo se o senhor entende: eu também não aceitaria tal programa mesmo que fosse o MDA, não me importa quem esteja governando para eu perceber se a ação governamental terá impacto nocivo ou não, com isso eu quero lhe dizer que não é porque o Programa é da FPA que eu não concordo, entendeu-me?...

Quando o projeto governamental é benéfico à sociedade, eu concordo; quando o projeto governamental é maléfico à sociedade, eu discordo!... Dá licença?... Posso continuar discordando?... E o senhor defende!... “SIMPLES ASSIM”, não é mesmo?...