terça-feira, 5 de janeiro de 2010

A FAMÍLIA CAMELI E O PT

"Miséria da população continua crescendo em larga escala no Estado", diz Gladson Cameli

Numa reportagem de Fábio Pontes sobre a década perdida do Acre, na última edição de A Gazeta em 2009, o historiador Marcus Vinícius Neves afirmou que o governador Orleir Cameli representava o que havia de mais atrasado no Acre: o seringalismo dos coronéis de barranco.


O historiador lembrou que foi durante a gestão de Cameli que o "esquadrão da morte" começou a agir dentro da Polícia Militar com mais intensidade.

- O Acre vai para a lona totalmente. Com cidades destruídas e a população entregue à miséria, o Acre parecia sem futuro, com os acreanos desmotivados - acrescentou.

O historiador petista esqueceu que as empresas da família Cameli são as principais financiadoras das campanhas da Frente Popular do Acre.


A família Cameli não gostou das declarações dele, claro. A Gazeta traz na edição desta terça-feira a resposta do deputado Gladson Cameli (PP), sobrinho do ex-governador.

Segue trecho da resposta de Gladson Cameli, cotado para se tornar vice-governador do PT no lugar do primo César Messias:

"Com relação à Segurança Pública, onde Orleir é injustamente colocado como "apoiador" do grupo na reportagem, foi em seu governo que de fato teve início as ações de desmantelamento do Esquadrão da Morte no Acre, através de medidas de apoio ao Tribunal de Justiça e outros órgãos estadual e federal.

Não seria demais lembrar que parte dos projetos do governo Orleir Cameli foram dados continuidade pelo governo de Jorge Viana e dos demais comandados pelo PT, todos devidamente apoiados por ele e sua família durante o período eleitoral.

Enfim, Orleir Cameli não é um coronel de barranco, não é o responsável pela criação do Esquadrão da Morte, muito menos pela "destruição" do Acre e pela miséria da população, que aliás continua crescendo em larga escala no Estado para lamentação de todos nós."

Leia mais em A Gazeta.

6 comentários:

Unknown disse...

O Orlei cameli realmente não é o responsável por todas aquelas mazelas que aconteceram naquele período aqui no Acre, mas, com toda a certeza, é um dos principais responsáveis. Sem dúvida ele hall dos piores governadores que este Estado teve.

Hércules

Profª Elda disse...

Lascou, agora o Marcus Vinícius Neves , um cara altamente competente vai ser perseguido?
As pessoas n tem mais liberdade de falar a verdade?

Alberto disse...

As pessoas podem falar o que quiser. Necessariamente isso nao significa que seja a verdade.

Gabi Ramos disse...

Olha, eu não quero nem saber mais se o PT caminha lado a lado com a família Cameli, todos sabem disso, só o PT que ainda não sabe rss... Mesmo com alguns membros da família Cameli fazendo parte do Governo eles tem a cara de pau de dizerem e afirmarem que não tem nada e nenhuma ligação com o Orleir. Nem eu e muito menos a população mais pobre e menos esclarecida do que eu querem saber disso. O que queremos, e falo pelos mais carentes, é saúde adequada, saneamento básico, água limpa chegando nas casas todos os dias e não um dia sim e dez não. Queremos saber de comida, emprego, segurança, educação e etc e tal. é disso que queremos saber, não mais importa de onde venha e de que tipo de acordos o governo do PT faça. Se tiver que se unir ao Diabo para dar tudo isso a população que se una. Eles não prestam, nem família nem partido, porém não interessa, o que interessa são os resultados positivos a população, mas infelizmente não se tem visto isso. Pois desemprego, falta do mais necessário que é a água nos bairros carentes não tem, é complicado então se unir ao Diabo...

Rosangela Barros disse...

Aqui venho concordar com todo o comentário de Gabi e discordar de Elda, pois dizer que Marcus Vinícius Neves é um profissional competente, só quem não conhece seus interesses políticos partidários e econômicos, pois nada do que ele diz deveria ser tomado como verdade, pelo pouco que sei as pesquisas que lhe deram reconhecimento de historiador, pertenciam inicialmente a sua (in memória) esposa Célia, portanto ele da História do Acre não sabe nada, é apenas mais um dos estrangeiros que aqui chega (para se dar bem) como o dono da verdade para os “Zé mané” acreanos aplaudirem!... Ele tem mais é quer ser perseguido e expulso do Acre para os acrianos conseguirem trabalhar com tranqüilidade.

E bravo, bravíssimo aos governantes que apóiam esta espécie de profissional em detrimento aos profissionais acrianos e “arreparem” bem que nós temos excelentes historiadores verdadeiramente comprometidos com nossa gente e nossa História: eles sim é que são perseguidos.

Anônimo disse...

Não é novidade que a familia Cameli e o PT firmaram um acordo, isso é corriqueiro e merece um debate mais amplo.

Agora dizermos coisas do tipo:
"Ele tem mais é quer ser perseguido e expulso do Acre para os acrianos conseguirem trabalhar com tranqüilidade", isso não dá. A xenofobia anda lado a lado com as mais quentes teorias e manifestações nazistas, facistas, ditatoriais e seja lá o que for. Se alguem discordar do Marcos, então pesquise e escreva a respeito. Não vejo um debate coeso a respeito do que ele escreve. O importante é que ele escreve e paga caro por isso.

Até discordo do Marcos em seus textos, mas atacá-lo assim, não dá. Abraços a todos.

Daniel da Silva Klein.
Historiador.
Professor da Universidade Federal do Acre e Historiador do Departamento de Patrimonio Historico e Cultural do Acre.