terça-feira, 24 de novembro de 2009

SENADO APROVA REFERENDO

Povo vai decidir sobre fuso horário do Acre

O Senado aprovou nesta terça-feira, 24, o decreto legislativo de autoria do deputado Flaviano Melo (PMDB-AC), que dispõe sobre a ralização de um referendo para que o eleitor acreano decida se quer ou não que o horário oficial do Acre permaneça com uma hora de diferença em relação ao de Brasília.

A Lei 11.662, de autoria do senador Tião Viana (PT-AC), sancionada em maio do ano passado pelo presidente Lula, reduziu em uma hora a diferença do fuso horário do Acre em relação à Brasília. O decreto legislativo estabelece que o referendo sobre o fuso horário coincidirá com as eleições de 2010.

Leia mais:

Deputado quer referendo popular no Acre para decidir sobre fuso horário

Tião Viana quer hora legal no Brasil unificada pela hora da Amazônia

Arthur Virgílio desiste do projeto de hora única no Brasil pedido pela Globo

Flaviano Melo reafirmou ao Blog da Amazônia que o fato do senador Tião Viana não ter consultado a população foi um erro grave.

- Acho que no fundo ele já admite que foi um ato antidemocrático. Mas isso é compreensível porque foi um ato de alguém que não teve a vivência de ter lutado pela democracia - disse o deputado.

O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) se referiu ao projeto dele que pretendia unificar a hora legal em todo o território brasileiro. Caso fosse aprovado, o Brasil deixaria de ter três horários oficiais.

- Daí a vantagem de se ter um mandato de permanente contato com a sociedade, com o eleitor. Eu fui a eles, fui às pessoas e recebi influxo muito negativo em relação ao projeto de minha autoria. O que fiz? Retirei o projeto.

Durante a sessão, o senador Tião Viana assinalou que quando apresentou um projeto de lei alterando o horário do Acre para ser igual ao horário de Rondônia, do Amazonas e de outros Estados, o fez com absoluta razão técnica.

- Apresentei ao mesmo tempo um projeto de decreto legislativo propondo um plebiscito. Ninguém se interessou pelo andamento da matéria. Posteriormente, ninguém se posicionou contrariamente ao meu projeto de lei e, agora, há um entendimento de alguns parlamentares do Estado, por uma divergência dentro do Estado, que deve haver o plebiscito.

O senador considerou "absolutamente natural" o entendimento que tem sobre a matéria.

- O meu voto será a favor do entendimento de que deve haver o plebiscito apenas por considerar que eu fui o primeiro a apresentar essa matéria no Senado Federal - acrescentou Viana.

O senador petista, em julho do ano passado, chegou a prometer que apresentaria um projeto de decreto legislativo para consultar a população sobre a mudança do fuso horário.


3 comentários:

...vdj... disse...

Apesar dos pesares, eu já me acostumei com o atual fuso-horário 'TM'. Porém sou a favor do plebiscito, uma vez que a população deve sempre ser consultada antes de uma mudança tão significativa como essa.

Poderíamos votar tambem a favor ou contra a PROGRAMAÇÃO GRAVADA que somos obrigados a assistir em todos os canais televisivos de segunda a sábado. Que tal?

Joga essa também, Altino!!!

.
.
.

UJS DE CRUZEIRO DO SUL disse...

olha só meu caro Altino, vai ser derrota dupla da oposição, o Flaviano acha que isso vai influenciar no resultado,,, coitadinho.

Andarilho disse...

veja o que li no blog do Calixto:
O SENADOR ESPERTO
Escrito por calixto
26-Nov-2009
Os deputados federais da frente popular estão "soltando fogo pelas narinas" com a covardia do senador Tião Viana durante o processo de votação do Referendo através do qual o povo acreano responderá se quer continuar ou não com o horário do Tião.

O motivo é o seguinte:


Na ocasião em o projeto foi votado na Câmara Federal, o senador os pressionou e os obrigou a votar contra o Referendo, mesmo sabendo do desgaste que isto lhes causaria.

Mesmo com o voto contrário destes parlamentares a matéria foi aprovada e enviada para o Senado Federal para revisão e votacão.

A expectativa de todos era que Tião Viana mantivesse a coerência e a palavra e, também compartilhasse com eles a responsabilidade e o desgaste votando da mesma forma que lhes tinha recomendado.
Espertamente Tião votou a favor do Referendo e deixou seus aliados manchados por terem votado contra a vontade popular.