domingo, 1 de novembro de 2009

REPÚDIO À COMUNICAÇÃO ESTATAL

Os participantes da Conferência Estadual de Comunicação, Etapa Preparatória da Conferência Nacional de Comunicação, reunidos em Sessão Plenária no dia 31 de outubro de 2009, na Usina de Arte João Donato, em Rio Branco (AC) , repudiam a política de comunicação do governo do Estado do Acre, que cerceia a liberdade de imprensa e impede o livre debate das diferentes visões e concepções de mundo presentes na sociedade acreana, num rigoroso e antidemocrático controle dos meios de comunicação locais, especialmente, no dito Sistema Público de Comunicação.

Ao passo que manifestam seu repúdio, exigem que o governo estadual apresente uma prestação de contas mensal de todos os gastos com comunicação e publicidade.

Exigem, ainda, a imediata implantação de uma política de acesso aos meios de comunicação estatais, possibilitando sua utilização por todas as pessoas, grupos, entidades ou coletivos interessados em transmitir suas opiniões, idéias, críticas, projetos, produção cultural e informações.

A prática do terror psicológico, o clima de medo e de tensão, o controle e a produção dos “fatos”, notícias e informações veiculadas nos meios de comunicação estatais – que o governo e seus assessores chamam de “público” -, além da censura prévia e o controle nos meios de comunicação particulares que vivem às expensas do erário, evidenciam a face de um governo autoritário e antidemocrático e o profundo desrespeito ao estado de direito no Brasil e à população acreana, em particular.

Rio Branco – Acre, 31 de outubro de 2009.

Plenária Final da Conferência Estadual de Comunicação.

14 comentários:

Unknown disse...

Ainda tem gente que levanta essa bandeira. O governo do estado do Acre é o grande terrorista da mídia, bla, bla,bla... Pessoal, acordem, os donos da mídia é que chegaram ao ponto de gritar ao governo: "POR FAVOR, ME CENCURE, ME CENCUREEEE". Está num ponto tão crítico que se acabar esse jabar, muita gnt vai pra rua.

Hércules

Noemi Zein Telles disse...

Olá Altino, tudo bom?
Eu subi no palco do MediaOn quarta dia 28 para falar contigo, trocamos algumas palavras, está lembrado?
Foi uma pena que eu precisava ir e você precisava dar entrevista para a imprensa. Queria ter podido conversar mais contigo.
Admiro muito o teu trabalho.
Sou estudante de jornalismo e também me importo muito com as florestas e a natureza. Infelizmente vivo um pouco longe dessa realidade, mas ainda pretendo lutar muito por essa causa!
Um abraço,
Noemi Zein Telles
PS: Já te sigo no Twitter, ok?

Rosangela Barros disse...

Um Bom Domingo, Altino!

Parabéns aos “participantes da Conferência Estadual de Comunicação que repudiam a política de comunicação desse governo” irresponsável e antidemocrático!...

As iniciativas que exige que o “governo estadual apresente uma prestação de contas” e a “implantação de uma política de acesso aos meios de comunicação estatais” devem ser apenas o inicio das várias exigências dos proficionais que tem compromisso com a sociedade e a veracidade dos fatos informativo...

Pois as torturas psicológica e toda forma de opressão não estão apenas no “controle dos meios de comunicação”, elas são a metodologia de toda governabilidade desse fascista Arnóbio Marques e sua gente de confiança!...

MARCOS VENÍCIOS disse...

"Quedê" o quase senador Anibal???

Ele foi avisado que o bicho ia pegar, por isso não foi a Conferência?

Joana D'Arc disse...

Altino,Bem Vindos Todos à Luta da "Sustentabilidade da Cidadania" Estou Indo Representar em Desfavor desse GOV no Conselho de Ètica do PT NACIONAL,Vou Imprimir Esse Material para ANEXAR à DENÚNCIA!!! Este GOV é Um Contumaz Violador das LEIS e dos DIREITOS HUMANOS FUNDAMENTAIS...HUMANOS DIREITOS!!! Será a Tônica da Ordem do Dia Acreano!Aos Detentores do Mérito, O MÉRITO!Parabéns,Joana D'Arc

Odele Souza disse...

Oi Altino,

Passei pra deixar um abraço.

Valterlucio disse...

Na dominação ou na tentativa de dominar a imprensa o que se percebe mais facilmente é a necessidade que governos autoritários têm de desequilibrar em seu favor a notícia, a informação - mostrar o que há de bom e esconder o que há de ruim. Neste sentido a imprensa, se concordar, é paga pelos dois serviços. O segundo, obviamente, sujo.

Trecho de "A imprensa serve pra quê? Aqui, como lá..."

www.valterlucio.blogspot.com

Julio Cesar disse...

Altino,

É verdade que o presidente do SINJAC tem um DAS no governo ?

Iberê Thenório disse...

Olá, Altino!
Fiquei sem entender quais são, objetivamente, as ações do governo que cerceiam a liberdade de imprensa. Outra coisa que me gerou dúvidas é: como, na prática, é possível que as pessoas usem o aparelho de comunicação do estado para "transmitir suas opiniões, idéias, críticas, projetos, produção cultural e informações"? Há algum exemplo no mundo de órgão de comunicação que tenha essa abertura?

Klederson disse...

Bom, antes que joguem todas as pedras, acabamos de criar o projeto ALEAC (www.aleac.net) que da voz aos municípios e sua populacao sem distinção. É o primeiro projeto de jornalismo colaborativo do Acre e vale a pena conferir.

Acreucho disse...

E quem não repudia as atitudes governamentais petistas com relação à comunicação ou à censura dela? Todos nós repudiamos e execramos esse tipo de coisa. Concordo com o Hercules, os "donos" de "meios de comunicação" ficam pedindo ao governo para serem censurados, pois, quanto mais censura, mais dinheiro, que é o que importa as empresas de comunicação. Se por acaso a oposição tivesse meios de pagar mais que o governo, nós teríamos "meios de comunicação de oposição". Não há idealismo nem ética no que fazem os donos de jornais, TVs, rádios e afins, o que interessa é o lucro. Uma parte dos jornalistas faz de seus meios de comunicação, "chapa branca" porque são pardidários do governo, outra parte faz porque emprego de jornalista no Acre é muito difícil e não podem perder seus empregos, outros fazem porque isso "dá muito dinheiro". Em resumo: se a mídia chapa branca existe é porque existem corruptos e corruptores, um não existe sem o outro. Mas, isso não se dá somente nos meios de comunicação. Na saúde por exemplo, existem pessoas que afirmam e acreditam que no Acre a saúde "vai bem obrigado"; que a educação é algo exemplar por aqui; que a segurança pública está às mil maravilhas. Tem gente tapada que acredita em tudo isso! Assim como o presidente do Sindicato dos Jornalistas quer fazer "um novo jornalismo".

Unknown disse...

Altino,

O que foi que houve nesse principio de discursão. Grande abraço. Segue link do Youtube.

http://www.youtube.com/watch?v=jFN0w4HUXzY

Edimilson Araujo disse...

Eu estava na Conferência de Comunicação e fui contrário à aprovação desta declaração. Na verdade, no meu ponto de vista deveríamos ter aprovado uma carta reconhecendo os avanços da comunicação no Acre nos últimos anos. Porque se retirarmos a Rede Aldeia do Ar só vai sobrar uma artéria jorrando sangue nesses jornais positivistas existentes no Acre que entorpecem a vida das pessoas com a idéia de que a realidade é o que está pôsto, é o que se vê e que nada muda. Daqui a pouco estarei apresentando um Seminário na Disciplina de Sociologia Rural no Curso de Engenharia Florestal, com a orientação do Professor de Ciencas Sociais Marcos Inácio sobre as contradições entre o positivismo-funcionalismo e a teoria histórico-crítica. É possível vislumbrar claramente esta visão americanisada de jornalismo privado do Acre. Não podemos afirmar que o sistema público de comunicação do Acre é o melhor, mas já tem semelhanças com um jornalismo mais ético e reponsável relacionado ao modelo francês. Acredito que é preciso que de forma coerente e nos espaços adequados e sugeridos na própria conferência, nos empenhemos para melhorar a qualidade da comunicação do Acre, que comparados a muitos Estados brasileiros, com certeza está muito melhor.

Acreucho disse...

Aí Edimilson, falhou e não disse nada! "...mas já tem semelhanças com um jornalismo mais ético e reponsável...". Acorda homem!
"...Porque se retirarmos a Rede Aldeia do Ar só vai sobrar uma artéria jorrando sangue nesses jornais positivistas existentes no Acre que entorpecem a vida das pessoas com a idéia de que a realidade é o que está pôsto...". Ninguém quer que a Rede Aldeia seja "tirada do ar", ela é útil, porém é totalmente "chapa branca" e só faz elogiar o governo o tempo todo, sem um programa que "discuta os problemas do Acre". Já a artéria jorrando sangue... só não vê a realidade da violência no Acre, quem não sai às ruas. Outra coisa, "sistema público de comunicação" é algo rançoso do tempo da ditaduta! Só se diz ali o que o governo permite e manda dizer e os privados estão agindo da mesma forma. Seminários, reuniões, congressos não irão resolver os problemas do Acre. São apenas uma maneira de se construir "currais eleitorais".