terça-feira, 8 de setembro de 2009

ÔNIBUS COM AR CONDICIONADO

Por causa do calor em Rio Branco - 41°C no centro da cidade nesta terça-feira- o deputado Moisés Diniz (PCdoB), líder do governo na Assembléia Legislativa do Acre, lançou uma campanha pela instalação de aparelhos de ar condicionado nos ônibus.

- Imagine uma criança de sete anos de idade ou um idoso de 70 anos tendo que ficar todos os dias presos em ônibus lotados e ainda por cima tendo que enfrentar o calor excessivo - assinalou.

Diniz defendeu a criação de um comitê formado por membros da sociedade, políticos e instituições públicas.

- Todos os dias pelo menos 30 mil pessoas passam pelo terminal urbano e o aumento da temperatura do Planeta está afetando a todos, mas prejudica mais as populações menos favorecidas.

Diniz sugere que sejam debatidas formas de dividir o ônus do aumento do consumo do diesel entre prefeitura, governo e empresários.

18 comentários:

edsoncc47@gmail.com disse...

Então aproveite Deputado psrs amplisr mais sinda o alcance do condicionador de ar, e é muito simples, se estamos pagando energia de hidrelétrica, então o preço necessáriamente tem que ser menor que o da energia produzida em termolétrica, e assim muitos mais poderão pagar a energia consumida por ar refrigerado. Saudações Camarada

Acreucho disse...

Bem, ar condicionado em onibus é besteira. Com o abrir e fechar das três enormes portas do veículo, o ar sai todo e adianta pouca coisa, em alguns que já tem a gente pode comprovar isso. Já a instalação de um sistema de circulação de ar, eu seria favorável. Concordo com o Edsoncc47, Moisés, a Prefeitura, Governo e Eletroacre, bem poderiam subsidiar a minha conta de luz que está um horror! As empresas vão transformar isso numa manobra pra aumentar o preço da passagem, pode ter certeza.

Anônimo disse...

O maior problema é que as empresas de onibus dão dinheiro pras campanahs da frente popular e principalmente do PCdoB. Como terão autoridade para impor essa exigência?

Anônimo disse...

Já houve a experiência de ônibus com ar condicionado para o Universitário. Não deu muito certo.. No fim do dia, ninguém aguentava ficar em um ônibus fechado com um monte de gente suada por causa do calor do dia... Acho que um sistema de ventilação funcionaria melhor.

Anônimo disse...

deputado,
deputado, acho que temos algumas prioridades mais importantes que o ar condicionado nos onibus ou quarta ponte, o sr. nÃO ACHA?
por falar em ponte a que esta sendo construida termina em um funil em termos de transito, o Sr já passou em frente da terminal urbano na hora do pique?
o sr. visita os hospitais?
Além do mAIS RIO BRANCO já teve ar condicionado nos onibus. Por que será que não tem mais? Força estranhas? poder ?
por Que deputado estes ar condicionados foram retirados?

...vdj... disse...

Pode até fazer nevar nos coletivos... mas não vai resolver o problema. Não mesmo.

De que adiata as empresas comprarem carros com janelas que abrem somente na parte superior? De que adianta comprarem carros com fileiras individuais para superlotarem com as pessoas em pé? De que adianta a "fisclização" da empresa, se elas mesmas não cumprem os horários, fazendo com que os usuários esperem mais do que o necessário?

Ar condicionado em ônibus... com todos suados no fim do expediente? Melhor vir com um purificador de ar, senão a "catinga" vai ser poderosa!

Deputado, passe uma semana [só uma!] utilizando os ônibus nos horários de pico e nas principais linhas da cidade. Ah, não esqueça de utilizar aos domingos, num ponto onde não há cobertura.

Não é o calor que incomoda... é a qualidade do serviço e a estrutura dos equipamentos que são realmente RUINS!

.
.
.

Anônimo disse...

Eu acho a ideia muito interessante,desde que troquem primeiros os Onibus urbanos,para maiores comodidades dos que usam diariamente os micro-onibus!Ar condicionando numa terra que faz 41 graus centigrados,realmente seria muito bom!mas tem que dizer que vai fazer e cumprir,sem desviar o dinheiro publico,nao 'e?Gente o povo que usa onibus precisa de um pouco de conforto,vcs nao acham?nao 'e todo mundo que pode ter um carro com ar condicionado,vamos pensar nos menos favorecidos que tb merecem um pouco de conforto(entre comillas),j'a que sao eles que votam nos candidatos que esbanjam,boas casa,viagens,carros na porta de suas casas,fartura e dinheiro no bolso e nos Bancos!

bacural disse...

Caro Anônimo das 10:48, se você não acha que ar condicionado em ônibus seja uma prioridade, é que com certeza você só anda de automovel com vidro fechado desfrutando de um ventinho gelado. A questão é, o ar condicionado não é mais questão de luxo e sim, NECESSIDADE. Vá você pegar um ônibus com um sol a pino, lotado pra ver se você não sai no minimo com uma enxaqueca, ou até mesmo a noite vá para a parada da Uninorte..vc desce do onibus suado neguinho,e a maioria que pega esses onibus, já passou por um todo um dia exaustante de trabalho e só chega em casa depois das 23:30. Tá bom pra você? ..então colega, ao MENOS um tá pensando na população...fazendo o papel dele!!

Anônimo disse...

Caro bacural
vc faz fez um visita aos hospitais para saber como e o calor dentrodas enfermarias onde os pobre as pessoas ficam durante o tratamento?
na semana passada meu avô ficou internado, e eu sei o que ele passou no hospital. Lá sim deveria por ar condicionado nas enfermaria.
Deputado que tal fazer um campanha para por ar condicionado nos hospitais, nas enfermarias.

Anônimo disse...

deputado
que tal um projeto para fazer paradas de onibus fechadas de vidro transparente, assim a gente ve que ta lá dentro por causa da violencia que esta solta na nossa cidade.Sendo que estas paradas de onibus poderia ser climatizadas.
boa ideia, o que acha?

Acreucho disse...

Seria melhor um sistema de circulação de ar do tipo "Bepo", como nos caminhões, mais economico e eficiente.

Anônimo disse...

Melhor que o ar-condicionado é adotar um sistema de circulação de ar dentro do ônibus, até porque, hoje os reajustes são feitos a base de custos altos nas planilhas, imaginem o ar condicionado, o quanto aumentaria a conta para o povão.

O dep. de chapa (dentadura) engraçada, deveria propor uma discurssão para se arborizar rio branco, estudar os locais onde podem ser plantadas algum tipo de árvore, por exemplo, ao invés de se investir uma grana num concurso onde se elegeu um monumento ridículo, deveria ter plantado várias espécies de arvores, poderia propor aos fazendeiros que criassem um corredor de arvores como existem na alemanha, que nada mais é do que ao longo de suas cercas eles plantarem alguma espécie de arvore, estamos passando por um aumento de temperatura como nunca se viu e isso é o resultado de muitas agressões, queimadas, contaminação de água, combustível fossil e por aí vai.

Dep. proponha algo mais impactante.

Hércules

bacural disse...

Não só fiz visitas, como trabalho lá voluntáriamente (sem receber), e realmente a questão é caótica meu caro,mas isso é um problema que pode ser resolvido lá dentro ... o ponto em debate aqui é a questão de ônibus. ;)

Anônimo disse...

Altino, porque vc não faz o costumas debate da questão ambiental relacionada à instalação destes eventuais ar-condicionados? Você tá puxando o saco deste comunista?

Gabi Ramos disse...

Caro Deputado, sou Acreana morando no Paraná a um bom tempo, porém nunca deixo de ir ao meu Acre uma vez ao ano. E todo ano que vou vejo a mesma coisa. Ônibus super lotados além de sua capacidade. E isso sim é um problema muito mais grave a ser resolvido. Ar condicionado seria luxo para esse tão grave problema de super lotação. Tem mais problemas graves para serem resolvidos, como transportes adequados para deficientes, ponto de ônibus adequado para cadeirantes, coisas que o município pode resolver, basta ter competência e bom senso. Mas com todo respeito a sua pessoa, o Sr. como um homem politico, deveria muito bem saber disso, mas enquanto o povo do Acre não passar a cobrar seus direitos como aqui em Curitiba, que faz gosto deixar o carro na garagem e ir ao trabalho de ônibus, sem exagero, deixamos nossos carros na garagem e vamos de ônibus. Enquanto os acreanos não passarem a cobrar seus impostos em beneficio do municipio, irá aparecer Deputados mediocres e sem capacidade de ver a sua frente realmente os problemas mais sérios que deveriam ser debatidos.
Gabi Ramos.
Cascavel - Paraná.

Unknown disse...

E aí Deputado em que pé ficou a CPI da energia? Vamos pagar menos pela energia? Como vai ficar o ICMS das contas de energia, ainda por fora? Gostaria de saber as respostas, e positivas, claro! Quanto à Gabi, tem peçonha, mas morando em Cascavel, queria o quê?

ar condicionado disse...

Boa ideia com o calor que faz dentro dentro dos transportes públicos, só mesmo um ar condicionado para refrescar.

Pirondi disse...

Realmente é uma boa ideia.


Mas sera que alguem vai nos ouvir?



http://www.arcondicionadoportatil.org