Oscar David Montesinos, um menino de 10 anos, tornou-se um símbolo da resistência ao golpe que derrubou o presidente constitucional de Honduras, Manuel Zelaya.
Não morro de amores pelo Lula, mas considero que uma resposta de alto nível se dá em ações que são reconhecidas. Observem que não é o Lula, é o "President of the Federative Republic of Brazil" ou "o Presidente da República Federativa do Brasil".
aqui o original: http://www.chathamhouse.org.uk/events/special_events/chatham_house_prize/2009/
aqui com a ajuda do Google e um pouco de preguiça: http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&tl=pt&u=http%3A%2F%2Fwww.chathamhouse.org.uk%2Fevents%2Fspecial_events%2Fchatham_house_prize%2F2009%2F
Se não me engano anteontem estava no bom dia Brasil o Alexandre Garcia,e tinha passado uma reportagem sobre o congresso brasileiro que não apoiava o asilo ao zelaya.
Ai o Alexandre Garcia foi defender o golpe e disse Zelaya não saiu por um golpe,ele foi acusado de corrupçaõ e foi cassado pela suprema corte e o congresso validou a descisão.
Más é claro,né?Ninguem pode ser desposto sem uma acusação e corrupção foi só um presuposto para isso.
E pense bem,Zelaya foi saber que tinha sido derrubado,de madrugada,quando homens do exercito invadiram o palacio,arrobaran a porta,o tiraram de pijama e o expulsaram do pais junto com sua primeira dama.
E deram ordens para que caso ele volta-se fosse preso.
O cara é um safado que por conta da popularidade queria mudar a constituição e fazer igual ao Hugo Chavez e reeleger-se quantas vezes fosse candidato, e nós brasileiros ficamos como idiotas vendo as armações do Chavez que arquitetou toda a irresponsabilidade e colocou o cara na embaixada brasileira, se ele fosse macho teria levado para a da Venezuela. O cara foi retirado do poder por todas as esferas da justiça Hondurenha,similares aqui como, Senado, Congresso, e STF, quem somos nós pra nos meter-mos nas instituições dos países alheios se não conseguimos resolver a fuleragem em nosso próprio senado.
Bem, Andei lendo em alguns blogs e depois concluí que não houve golpe e sim foi tirado do poder um senhor que queria fazer de Honduras o que o Coronel Chaves fez na Venezuela, o que o Evo fez na Bolívia, o que o Rafael fez no Equador... Um bando de caudilhos inconcequentes que conseguiram levar o Lula a mais uma enrrascada.
O cara tá fazendo da embaixada um comitê politico, instigando a população a enfrentamentos desnecessários pois a situação estava estável, e como ele viu que a comunidade internacional tava se lixando pra ele, o mesmo com a ajuda de outro caudilho(Chavez) resolveu apelar pra esse método escuso com a conivência inconsequente do governo Lula, que diga-se de passagem tem que colocar na sua conta os acontecimentos que vierem a acontecer.
Esse garoto me fez lembrar a reportagem lida em outro periódico virtual (http://www.ac24horas.com/index.php?option=com_content&task=view&id=6104&Itemid=30) de um rapaz que luta contra o Estado para sobreviver. Já imaginaram isso? Ingressar com processo em juizo contra o Estado. Lutar contra o próprio Estado, que se diz de 'direito' pelo seus dirigentes ou incosequentes? Para que isso? Para pedir ajuda para sobreviver, pedir minutos a mais de vida. É uma vergonha! Negar ajuda para um cidadão acreano tenha a esperança de sobreviver. De lutar contra uma doença que definha qualquer ser humano. Negar e com a desculpa mais esfarrapada do mundo 'se dermos ajuda, outros irão querer também'. Absurdo! Isso é brincar com a vida do ser humano. Espero que ele saia desse coma, que se encontra, após cirurgia feita aqui na cidade. Pq antes não havia especialista? Fico imaginando como um secretario desses dorme. Será que sua conciencia o deixa dormir? Deus não perdoa. Lembrem-se disso.
Em Honduras, a não re-eleição é cláusula pétrea. A ninguém é dado alterar esta disposição da carta magna do país. Eis a prova:
ARTICULO 239.- El ciudadano que haya desempeñado la titularidad del Poder Ejecutivo no podrá ser Presidente o Designado. El que quebrante esta disposición o proponga su reforma, así como aquellos que lo apoyen directa o indirectamente, cesarán de inmediato en el desempeño de sus respectivos cargos, y quedarán inhabilitados por diez años para el ejercicio de toda función pública.
“O cidadão que tenha desempenhado a titularidade do Poder Executivo não poderá ser presidente ou indicado. Quem transgredir essa disposição ou propuser a sua reforma, assim como aqueles que o apoiarem direta ou indiretamente, perderão imediatamente seus respectivos cargos e ficarão inabilitados por dez anos para o exercício de qualquer função pública”
O artigo da constituição hondurenha reza que quem tentar reformar a constituição para que se permita a re-eleição e tiver cargo público perderá IMEIDATAMENTE este cargo. Portanto, não há processo, não há julgamento.
O Zelaya incorreu neste artigo e perdeu, imediatamente, o cargo.
É certo que as Forças Armadas, ao executarem o mandado de prisão, extrapolaram os limites aos quais se deviam circunscrever, ao expulsarem do país o presidente Zelaya. No entanto, embora esse excesso configure uma nítida e inadmissível ilegalidade, não tem, à evidência, o condão de contaminar o processo constitucional da substituição presidencial, de modo a convertê-lo num ?golpe de Estado?. Por conseguinte, abstraído o lamentável e condenável episódio da expulsão, cabe a pergunta: onde estaria o tão decantado ?golpe de Estado?? Só na cabeça de prestidigitadores sempre desejosos de transformar o quadrado em redondo, e o preto em branco, e que, por meio da franca adoção de uma ?novilíngua jurídica?, pretendem, à viva força, incutir no espírito alheio que a obediência à Constituição e às leis que governam os Estados de Direito configura ?golpe de Estado?. Isso porque, embora não o declarem abertamente, têm para si que Estado de Direito não passa de mera ilusão burguesa?.
Mas, se isso pode adquirir foros de verdade, cabe, em contrapartida, por exigência de um mínimo de lógica, indagar sobre como deveriam ser classificados os que, eleitos sob a égide de uma Constituição que juraram defender, passam a usar o cargo como gazua para arrombá-la, com o propósito de perpetuar-se no poder, metamorfoseando-se em caudilhos e caudilhotes com vestes de ?democratas?. Qual seria o título a eles mais adequado ? O de ?Defensores do Povo?, cujos interesses só eles, na sua onisciência, conseguem detectar, ou o de ?Defensores da Democracia?, de acordo com sua particular visão desse conceito, ou, ainda, de ?Duces? ou ?Fuhrers?? Antes de responder a essa pergunta, é mister, no entanto, não esquecer de que a eleição pelo povo é apenas um vestibular, no qual não se encerram outras tantas exigências dessa ?escola? que se chama Democracia. O eleito pelo povo há que respeitar a Constituição e as leis do país, e não destruí-las aproveitando-se do poder de que se investiu mercê da eleição. Eleição pelo povo não significa, por si só, alvará pleno para que o eleito possa fazer tudo que bem entender, inclusive destruir a ordem constitucional e, em consequência, a democracia, sob cuja égide se elegeu. Outra expressão também trabalhada pela novilíngua e que entrou na moda consiste em chamar o atual governo hondurenho de ?governo de facto?, com o nítido propósito de contrapô-lo ao ?governo de jure?. Mas, se a investidura do governo substituto seguiu os trâmites previstos na Constituição, por que ?governo de facto?? Se não for má-fé, ou ignorância dos fatos, talvez isso deva ser debitado à retirada do ensino do latim em nossas escolas.
Diz-se ainda ter havido um golpe militar ?com apoio do Ministério Público, da Suprema Corte e do Congresso Nacional?. Ora, o que exsurge do relato dos fatos é exatamente o contrário, ou seja, a Suprema Corte é quem decidiu pelo afastamento do presidente, fazendo-o a requerimento do Ministério Público, com a aprovação do Congresso, tendo a força militar sido requisitada pelo Poder Judiciário, nos termos do artigo 313 da Constituição, para o fim de fazer cumprir a ordem judicial. Se a deposição de um presidente é decretada pela Suprema Corte de um país soberano, em que se baseiam outros países para arrogar-se o direito de, certamente sem ao menos terem examinado os fatos com a necessária atenção, desrespeitar o Poder Judiciário e a própria soberania do país no qual ocorreu a deposição, qualificando de ?golpe? os atos praticados conforme a Constituição? É interessante notar como certas figuras, de tão acostumadas a desrespeitar o seu próprio Estado de Direito sem que nada lhes aconteça, não conseguem se dar conta de que, em outros países, ainda que insignificantes em termos territoriais, possa haver cidadãos menos frouxos, com coragem e vontade política suficiente para fazer vingar as instituições e as leis ali imperantes. Por outro lado, o fato de em Honduras a deposição do presidente não ser feita por meio de impeachment, tal como no Brasil ou nos EUA, em nada altera a questão, porquanto a questão relevante consiste em verificar se o processo constitucionalmente previsto para tal fim em cada país foi respeitado, até porque cabe a cada país escolher, para o fim de que se trata, a sistemática e o conjunto de normas que melhor se adapte às suas características político-jurídicas. Precisamos pensar com nossos próprios neurônios e procurarmos a verdade, ainda que isso possa ser cansativo e consumir tempo. Do contrário, os verdadeiros democratas, os que prezam o Estado de Direito, constatarão que será muito tarde ?quando a ficha lhes cair?.
Um grande abraço em minha cidade natal(Cruzeiro do Sul- 28 de Setembro) pelos seus 105 anos, mas pra minha familia este é sempre um dia de reflexões pois neste mesmo dia em 1971 tivemos perdas irreparáveis: Minha avó Ermengarda Souza Moura Dias e Raimundo Vieira da Costa(genro de minha vó)se foram num terrível acidente aéreo em Sena Madureira, assim claro como tantas outras famílas ficaram enlutadas naquele fatídico dia.
Vingador você esqueceu o narcotraficante Uribe, dica de leitura: http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/blog/caixazero/?id=920718 sugiro outras publicações disponíveis nas Bancas, o Blog do tio Rei tá meio "caído", Veja, Contigo, Caras devem estar no mesmo patamar. Se liga brother
Ontem à noite, estava na Rede Vida o Professor e Sumidade Jurídica Ives Gandra Martins sendo entrevistado e o pensamento dele, que tem estudado há anos as constituições de diversos países do mundo é de que "não houve golpe". Há uma cláusula pétrea na Constituição Hondurenha que sequer permite a alguém "pensar, quanto mais sugerir" uma mudança no sentido de prorrogar mandatos políticos, para perpetuação no poder, cuja pena é a perda do cargo em qualquer nível, seja presidente ou faxineiro. Quem queria dar um golpe era o Zelaya e está tendo apoio de escrotos como Hugo Chaves, que jogou esta enorme bomba na mão do ingênuo Lula. Só que a ingenuidade de Lula acaba quando ele quer fazer disso uma oficina para um possível golpe desses no Brasil, caso Dilma não decole. É só isso. No mais o Brasil não tinha que meter a colher no prato dos outros, agora a m... está feita. Este negócio de Lula "não negociar com golpistas" é puro "jogo de cena" e fricote.
Bravo! Esse menino quase tira todas as dúvidas, porém me arrepia quando penso numa criança sendo manipulada para satisfazer um sistema. Daí , vem novamente o questionamento: qual a relação política do Brasil com Honduras, a ponto do Lula emitir sua decisão dizendo que para o Brasil Manuel Zelaya ainda é presidente: mas pavorosa fico, quando penso na “guerra dos morros” brasileiro que só se intensificou na administração de Lula. Paro por aqui, para refletir um pouco mais e fazer um comentário mais maduro, pois de política externa nada compreendo... Adiante! Brasil para a Revolução também! o socialismo brasileiro do presidente Lula, talvez tenha influenciado o menino que está contra o golpe.
Ser retirado do poder por todas as esferas da justiça Hondurenha, não significa nada, principalmente quando se compara com: Senado, Congresso, e STF (olhe o que são essas esferas em nosso país: o que fizeram com nosso senador acriano nada mais foi do quer um ato fascista. O José Sarney não tem maturidade política maior, ou melhor do quer o Senador Tião, tudo não passou da ditadura da democracia brasileira ). Ainda mais: nós temos péssimos exemplos também da justiça brasileira é só memorizar fatos recente, onde o Presidente delibera e consuma todos os fatos: quem somos nós para nos meter nos países alheios: certíssimo, pois nós não temos exemplo interno de um sociedade socialmente democrática e justa, nem poder bélico, se necessário fosse, para intervir na política interna seja lá que pais fosse. O Presidente Lula nada mais é do que um fã de Geoge Buch: está querendo imitá-lo para ganhar fama (poder).
Cacei, cacei (busquei) maturidade para um comentário mais útil e não encontrei, então lembrei de minhas leituras com Gilles Deleuze que acredita firmemente que o caos numa sociedade é sempre uma manifestação de infantilismo. Então, Bravo! Brevíssimo para o menino! Esse menino, mesmo sendo manipulado, não esconde a verdadeira história em que o país se encontra, pois deixou bem claro que até a Igreja apoio o golpe: “o papa é pop e papa tudo”, gente querem fascismo pior do que o da religião: a hipocrisia religiosa sustenta qualquer sistema ditatorial... portanto, um puro ato fascista e tirânico! Quem compara Manuel Zelaya a Hugo Chaves, Rafael Correia e Evo Morales, ótimo, é ele mesmo que queremos no poder, para não permitir o domínio militarista de Álvaro Uribe em outros países. Não é porque Buch está fora do poder que devemos relaxar para as interferência externas: nós estamos num, acredito eu, momento ainda muito influenciado pelo militarismo americano de Gerge Buch... todo cuidado é pouco!
Esses blogueiros (Dias e Vingador) também acreditam em Bicho Papão e "homem do saco"? Estão "lendo" muito e ainda justificam juridicamente "cláusula pétrea", humpf! Em que mundo vcs vivem? Golpe é golpe em qualquer lugar, não me venham com argumentos do Alexandre Garcia, Bóris Casoy et caterva, já estou farto deles. Investiguem quantas cláusulas pétreas o Fernando Henrique quebrou para se reeleger? Quantas o "aliado preferêncial" mor dos EUA, Álvaro Uribe está quebrando para também se reeleger e instalar bases militares dos EUA naquele País? Como foi que FHC quebrou o monopólio do petróleo e desconstitucionalizou o princípio da prospecção de nossos minérios? Vcs sabem que o povo nunca foi consultado, que ele comprou votos e entregou o patrimônio nacional aos capitais estrangeiros, ou acham que a Vale foi bem vendida por 2,5 bi quando em menos de dez anos já está cotada em 250 bi? Adiante rapazes!
Mais do mesmo, porém mostrando como é que se tem moral, segura essa: http://www.elpais.com/articulo/opinion/Brasil/crisis/Honduras/elpepiopi/20090930elpepiopi_5/Tes
Bem, Sei que o blog não é meu, mas será que o dias do blog não se contenta em escrever em seu blog? Acredito que se eu tivesse um blog só passaria aqui pra ler e nunca pra comentar ainda mais no nome do blog...rsrsrs
Bem, José Sávio primeiro não sou blogueiro, apenas comento aqui porque gosto do que o Altino publica. Quanto ao fato do Uribe tentar um terceiro mandato acho deplorável, acredito que os homens necessitam mais da pátria do que a pátria dos homens, principalmente aqueles que a querem como sua propriedade, sou contra a reeleição acredito no mandato de cinco anos e pronto. O problema é que a maioria dos “esquerdistas” (que coisa fora de moda) acham que só eles servem para administrar um país e fazem de tudo para se perpetuarem no poder nem que para isso paguem mensalão, andem com dólares na cueca, superfaturem obras ou criem uma guerrinha civil entre os seus. Não se engane se o Brasil não possuísse instituições fortes o Lula nunca nos deixaria, estaríamos na situação da Venezuela que só empobreceu com o Coronel, além do mais se FHC errou ele já está no ostracismo e isso vai acontecer com o Lula também. Se ele fez tudo o que você falou o Lula deu a Petrobrás de presente pro Evo. Alternância de poder é primordial em uma democracia
Golpe, que golpe? Em Honduras? Fala sério. O tal do Zelaya foi destituido do poder dentro da legalidade e amparado pela Constituição que ele procurava rasgar.
Ostracismo FHC?Ele é considerado por pessoas inteligentes claro um dos interlectuais mais influentes do mundo,pra ser mais preciso o 35º,faz palestras no mundo inteiro, quanto ao LULA, esse só futuro dirá.
Altino, Está certo que a tolerância é uma virtude, mas a sua está além da conta. Você permite que essas malas que tem blog (e que ninguém lê) usem e abusem do seu e da nossa paciência. Afinal quando acessamos o seu blog queremos ler seus artigos e não a opinião desses chatos sem “disconfiômetro”.
Você é um cidadão livre, com direito a expressar suas opiniões baseado naquilo que você consegue perceber do mundo em que vive, seja através de observação, vivência, informação, comunicação. A forma como você percebe o mundo está diretamente relacionada com o seu nível de informação, recebido diretamente pelos canais de comunicação de que dispõe e socialmente influenciado pelo que vivencia, pelo que observa, pelo que ouve. Se você é milionário, o som do brinde de champagne em taças de cristal lhe é comum. Se você é favelado, o som de tiros de AR15 lhé é inconfundível. O acesso à informação é tudo. O político é corrupto, desonesto, ladrão. Ele desvia, rouba, furta e usufrui os bens do estado em favor próprio. E os bens que são desviados deixam de se transformar em saúde, segurança, trabalho, comida, estradas, transporte, educação. Os bens usurpados do estado deixam de servir a população que os gera. A maior parte da população fica sem saúde. A maior parte da população fica sem segurança. A maior parte da população fica sem trabalho. A maior parte da população fica sem comida. A maior parte da população fica sem estrada. A maior parte da população fica sem transporte. A maior parte da população fica sem educação. E a falta de educação só permite que as pessoas percebam o mundo através do conceito formado pelo seu poder de observação, da sua vivência, da informação que recebem e dos canais de comunicação que têm a disposição. E, assim, o som do brinde de champagne em taças de cristal continua comum a poucos, enquanto os tiros de AR15 se tornam cada vez mais inconfundíveis para muitos. E você é um cidadão livre, com direito a expressar suas opiniões.D. Bia eu vivo num país democrático, se a srª vive num estado onde as pessoas são oprimidas , paciência.
Bem, ("Vingador" e Dias) há pessoas que continuam denominando o Golpe civil-militar de 1964 no Brasil de "Revolução de 64", recentemente a Folha de São Paulo classificou esse período como "Ditabranda" e assim vamos encontrando opinião diferentes para fatos diversos. Mesmo existindo aqueles que não acreditam na existência da bipolaridade entre esquerda e direita, eu vou continuar achando que existe, quase nos mesmos moldes do período em que o conceito foi construído na Revolução Francesa. Mas, não se encabulem, há pessoas que também não acreditam em assimetrias sociais criadas pelos homens, para esses as castas na Índia, a existencia de escravidão (clássica e colonial), dos servos e senhores no feudalismo, da mão invisível do liberalismo, tudo isso é criação de Deus. O que podemos fazer?
Prezado BLOG DIAS, Há pessoas que de fato pensam que percebem tudo a sua volta, e a dinâmica que compõem os fatos. Como pensam que sabem tudo, não são capazes de perceber o “outro”. Desse modo também não são capazes de expressar com clareza e lógica suas idéias, e em geral ignoram o espaço que ocupa m e que se situam. São pessoas que estão sempre tentando expressar-se de forma confusa e desconexa através de uma retórica de efeito sem padrão e aleatória. Também nunca conseguem estabelecer uma ordem na confusão de seus sentimentos. Por tudo isso é muito importante saber que em qualquer espaço livre, de qualquer dinâmica nunca podemos perder a percepção do outro. Isso não é uma questão de Democracia, de opressão ou de oprimido, é uma questão de educação, civilidade e urbanidade. Afinal “o preço da liberdade é a eterna vigilância”.
A Srª escreveu que queria ler os artigos e não saber das opiniões dos outros, sugerindo para que o blogueiro não publicasse os comentários, fique a srª sabendo que o salário de um blogueiro são os comentários. Outra coisa, eu não sou rabeta pra ser comandado pelo rabo.
A sociedade humana D. Bia é formada de pessoas que têm necessidade umas das outras para expressar suas opiniões, desejos para continuar a espécie , buscar seus objetivos e realizar sonhos. Sem as comunidades o homem não se organizaria e não sobreviveria. É o outro que ajuda na busca por alimento e abrigo. Seja da forma mais simples, quando o pequeno agricultor planta e colhe. Seja através do que constrói, do que cuida de doenças, do que educa. Enfim, uma imensa corrente permite que o ser humano nasça, cresça, viva. O mundo moderno exige cada vez mais que essa ajuda seja diária, porém ela é imperceptível para muitos. Seres humanos têm necessidades materiais e espirituais. Cada um precisa de afeto, atenção, carinho, respeito. Todos têm uma fé e esperança que o ajudam no dia-a-dia. Com isso adquirem forças, muitas vezes, até sobrenaturais. E conseguem transpor montanhas. Viver em sociedade é uma necessidade vital para o ser humano. Uma pessoa rica que se isola em uma ilha, porque lá tem alimentos suficientes para seu sustento, não estará bem. Ela sentirá falta de alguém para lhe fazer companhia. Será triste e sozinha, necessitará de alguém. Ninguém é uma ilha. Precisamos, porém, de uma sociedade organizada, para que todos vivam satisfatoriamente. Uma sociedade justa, onde todas as pessoas possam ter oportunidades e aproveitá-las. Benefícios e encargos distribuídos. Direitos respeitados e deveres assumidos. Responsabilidades e limites, na medida certa. Tenhamos sempre a esperança que estamos aprendendo a viver em sociedade. Afinal, cumprimos o nosso papel a cada amanhecer!? Assim caminha a humanidade... Não farei mais comentários,tchau e desculpe se ofendi alguém.
Más o negócio é o seguinte,quer dizer que vai ser a sim daqui pra frente,qualquer cara(presidente)que queira mudar um artigo na constituição vai ser caçado,expulso e ameaçado de prisão??? Não podemos agir assim,ele fez um pedido,se o congresso disse não,blz,é só tentar outra vez 1 referendo,plebiscito ou coisa do genero.
Agora eu pergunto a todos vocês que apoiam a deposição do Zelaya. Quando o collor foi sacaneado,foi deposto,foi necessário o uso do exercito para tirar ele da cama em plena madrugada,sem ter tempo de pegar nada pessoal e já foi expulso do país,aconteceu isso com ele???
Más foi isso que aconteceu com o Zelaya,ele pediu para mudar um simples artigo na constituição,vale lembrar que lá é só um mandato,se fosse assim éra para o fhc ter sido deposto. Ai o zelaya tava lá dormindo com a primeira dama,ai derrepente a porta é arrombada e soldados do exercito,o tiram da cama,e dizem para ele sair do país,se ele não sair ele é preso.
Vocês acham que isso é legal?Éssa é a melhor forma de tirar alguem do poder?com o collor foi assim tambem?
Não podemos inventar um outro nome para o que se é chamado de golpe,não podemos.
Então vamos fazer assim,vamos derrubar qualquer presidente que queira mudar um pedaço da constituição,pode ser pétrea ou de outro genero. E o novo governo já fechou uma emissora de rádio,invadiu uma tv tirou todos os equipamentos(ai não da de funcionar,né?)Corta regurlamente a agua a luz e o telefone da embaixada brasileira,fechou a rua da embaixada,o pessoal da oea foi lá em honduras e não pode entrar,o povo tem hora certa para sair da rua,os direitos constitucionais já foram rompidos,e agora...eles precisam fazer o que mais...para que nós possamos chamar aquilo lá................De GOLPE. Patrick Leon
Bem, Patrick, bia, melhor do Quinarí e a quem interessar possa, o problema de vocês é que confundem tudo que falamos, não vi aqui ninguém defendendo escravidão, casta, revolução de 64. O que estamos discutindo é a deposição de um presidente que quer mudar uma causa pétrea da constituição de um país, que foi introduzida ali para evitar a perpetuação de políticos de esquerda e de direita, entendeu? Em qualquer caso eu posso desenhar.... Em relação a revolução que muitos chamam de ditadura é sim uma ditabranda se comparada a todas as ditaduras de esquerda de Stalin a Hugo Chaves, tem mais pra mim essa onde de que lutou pela fim da ditadura não isenta ninguém de cometer erros no presente ou no futuro. Outra coisa se eu tivesse lutado contra a chamada ditadura teria vergonha de receber uma indenização por parte do governo, afinal estava lutando por um ideal e ideal não tem preço, lutaram por que quiseram não foram forçados, lutaram por querer aqui uma ditadura stanilista ou trotskista e neste caso já sabemos no que iria terminar, milhões e milhões de mortos.
Querido, aqui está o texto da "maravilhosa e muito bem escreita" CONSTITUCION POLITICA DE LA REPUBLICA DE HONDURAS, sugiro atenção e isenção na hora de analisar a fundo os artigos 239, 373 e 374. Espero que cada um faça seu próprio juizo, eu disse PRÓPRIO, sem observar o que dizem certos jornalistas cabeça furada Brasil afora, notadamente no Sudeste. Desculpe a alugação Altino.
Só uma pergunta aos sabidos em constituição hondurenha que estão dizendo que não houve golpe: no caso de deposição, quem deveria assumir a presidência?
e outra perguntinha: Pq (além de tirar da cama e ainda de pijamas levar para outro pais) tiveram a cara de pau de ler uma carta de renuncia, supostamente escrita pelo Sr. Zelaya???
Vilmar, eu escrevi que não comentaria mais nesse tópico, mas vou tentar lhe responder quem deveria assumir a presidência no caso de deposição em honduras, e sabe quem deveria assumir? Quem assumiu(Roberto Micheletti, pois o Vice President Ernesto Elvin Santos se demitiu em Dezembro de 2008 para concorrer à presidência, então o presidente do Congresso Nacional assumiu.QSL?see you later!
Porque será que todos os países do mundo condenaram o golpe, inclusive a ONU, a OEA e até os EUA e só aqui no Brasil os meios de comunicação e alguns "elementos bem informados" ficam inventando defesas?
Patrick Leon,quem quiser visitar o meu blog é o quinarinoar.blogspot.com
Estou muito surpreso,jamais imaginaria que aqui na nossa terra tinha tantos entendedores da constituição hondurenha,isso é bom.
Gostaria de dizer que admiro o chavez,mais não sou seu fã,muito menos fã do socialismo. Más sou a favor das eleições em que o candidato pode se candidatar enquanto quiser,e lá em honduras,só é uma vez,o que o Zelaya fez foi a mesma coisa que o fhc fez.
O micheletti,não vou com a cara dele,e para aqueles que dizem que ele queria combater um discipulo do chavez em Honduras,é simples,ele esta fazendo a mesma coisa que o chavez faz,fechou rádio,tv e pior,que lá na venezuela pode se protestar.
Então isso foi um golpe e se não intervirmos com nóssas forças armadas,isso se tornara uma ditadura.
Patrick Leon,quem quiser visitar o meu blog é o quinarinoar.blogspot.com
Estou muito surpreso,jamais imaginaria que aqui na nossa terra tinha tantos entendedores da constituição hondurenha,isso é bom.
Gostaria de dizer que admiro o chavez,mais não sou seu fã,muito menos fã do socialismo. Más sou a favor das eleições em que o candidato pode se candidatar enquanto quiser,e lá em honduras,só é uma vez,o que o Zelaya fez foi a mesma coisa que o fhc fez.
O micheletti,não vou com a cara dele,e para aqueles que dizem que ele queria combater um discipulo do chavez em Honduras,é simples,ele esta fazendo a mesma coisa que o chavez faz,fechou rádio,tv e pior,que lá na venezuela pode se protestar.
Então isso foi um golpe e se não intervirmos com nóssas forças armadas,isso se tornara uma ditadura.
Eu Nasci Há 10 Mil Anos Atrás e não sou uma Metamorfose Ambulante, simplesmente sou um Maluco Beleza: Enquanto você Se esforça pra ser Um sujeito normal E fazer tudo igual...
Eu do meu lado Aprendendo a ser louco Maluco total Na loucura real...
Controlando A minha maluquez Misturada Com minha lucidez...
Vou ficar Ficar com certeza Maluco beleza Eu vou ficar Ficar com certeza Maluco beleza...
E esse caminho Que eu mesmo escolhi É tão fácil seguir Por não ter onde ir...
Controlando A minha maluquez Misturada Com minha lucidez Eeeeeeeeuu!... Controlando A minha maluquez Misturada Com minha lucidez
Vou ficar Ficar com certeza Maluco beleza Eu vou ficar Ficar com certeza Maluco beleza Eu vou ficar Ficar com toda certeza Maluco, maluco beleza...
Eles defendem o golpe hondurenho,por que em primeiro lugar nós temos aqui no Brasil uma oposição que só pensa em fazer o errado,se o Lula tivese negado o abrigo,eles estariam criticando o Lula,em segundo lugar nós temos uma imprensa que apoia os golpes militares,liderada pela globo e a record,que querendo ou não querendo apoiaram a ditadura e acham legal esses lances de golpe de estado. Pelo fato de eleição presidencial querem manipular o povo com a idéia que o Lula esta se metendo aonde não é chamado.
Todo esse apoio é uma manipulação da midia contra o governo Lula.
47 comentários:
Espero ajudar
Por que é golpe?
http://www.conjur.com.br/2009-set-28/constituicao-honduras-foi-usada-legitimar-golpe-estado
Como funciona:
http://www.youtube.com/watch?v=ZI2qqw80Mf4
Não morro de amores pelo Lula, mas considero que uma resposta de alto nível se dá em ações que são reconhecidas. Observem que não é o Lula, é o "President of the Federative Republic of Brazil" ou "o Presidente da República Federativa do Brasil".
aqui o original:
http://www.chathamhouse.org.uk/events/special_events/chatham_house_prize/2009/
aqui com a ajuda do Google e um pouco de preguiça:
http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&tl=pt&u=http%3A%2F%2Fwww.chathamhouse.org.uk%2Fevents%2Fspecial_events%2Fchatham_house_prize%2F2009%2F
O pequeno revolucionário tem uma capacidade avassaladora de galvanizar as massas.
A força de suas palavras é quase libertadora. À La lutte mon enfant!
Não há muito o que dizer.
Esse dicurso foi de arrepiar.
Só para comentar a manipulação da midia.
Se não me engano anteontem estava no bom dia Brasil o Alexandre Garcia,e tinha passado uma reportagem sobre o congresso brasileiro que não apoiava o asilo ao zelaya.
Ai o Alexandre Garcia foi defender o golpe e disse Zelaya não saiu por um golpe,ele foi acusado de corrupçaõ e foi cassado pela suprema corte e o congresso validou a descisão.
Más é claro,né?Ninguem pode ser desposto sem uma acusação e corrupção foi só um presuposto para isso.
E pense bem,Zelaya foi saber que tinha sido derrubado,de madrugada,quando homens do exercito invadiram o palacio,arrobaran a porta,o tiraram de pijama e o expulsaram do pais junto com sua primeira dama.
E deram ordens para que caso ele volta-se fosse preso.
Agora eu te pergunto...Isso é democratico?
O cara é um safado que por conta da popularidade queria mudar a constituição e fazer igual ao Hugo Chavez e reeleger-se quantas vezes fosse candidato, e nós brasileiros ficamos como idiotas vendo as armações do Chavez que arquitetou toda a irresponsabilidade e colocou o cara na embaixada brasileira, se ele fosse macho teria levado para a da Venezuela. O cara foi retirado do poder por todas as esferas da justiça Hondurenha,similares aqui como, Senado, Congresso, e STF, quem somos nós pra nos meter-mos nas instituições dos países alheios se não conseguimos resolver a fuleragem em nosso próprio senado.
Bem,
Andei lendo em alguns blogs e depois concluí que não houve golpe e sim foi tirado do poder um senhor que queria fazer de Honduras o que o Coronel Chaves fez na Venezuela, o que o Evo fez na Bolívia, o que o Rafael fez no Equador...
Um bando de caudilhos inconcequentes que conseguiram levar o Lula a mais uma enrrascada.
O cara tá fazendo da embaixada um comitê politico, instigando a população a enfrentamentos desnecessários pois a situação estava estável, e como ele viu que a comunidade internacional tava se lixando pra ele, o mesmo com a ajuda de outro caudilho(Chavez) resolveu apelar pra esse método escuso com a conivência inconsequente do governo Lula, que diga-se de passagem tem que colocar na sua conta os acontecimentos que vierem a acontecer.
Esse garoto me fez lembrar a reportagem lida em outro periódico virtual (http://www.ac24horas.com/index.php?option=com_content&task=view&id=6104&Itemid=30) de um rapaz que luta contra o Estado para sobreviver. Já imaginaram isso? Ingressar com processo em juizo contra o Estado. Lutar contra o próprio Estado, que se diz de 'direito' pelo seus dirigentes ou incosequentes? Para que isso? Para pedir ajuda para sobreviver, pedir minutos a mais de vida.
É uma vergonha! Negar ajuda para um cidadão acreano tenha a esperança de sobreviver. De lutar contra uma doença que definha qualquer ser humano.
Negar e com a desculpa mais esfarrapada do mundo 'se dermos ajuda, outros irão querer também'. Absurdo!
Isso é brincar com a vida do ser humano. Espero que ele saia desse coma, que se encontra, após cirurgia feita aqui na cidade. Pq antes não havia especialista?
Fico imaginando como um secretario desses dorme. Será que sua conciencia o deixa dormir?
Deus não perdoa. Lembrem-se disso.
Quanta bobagem! Alguém pode conseguir um Nintendo Wii pra esse garoto?
Em Honduras, a não re-eleição é cláusula pétrea. A ninguém é dado alterar esta disposição da carta magna do país. Eis a prova:
ARTICULO 239.- El ciudadano que haya desempeñado la titularidad del Poder Ejecutivo no podrá ser Presidente o Designado. El que quebrante esta disposición o proponga su reforma, así como aquellos que lo apoyen directa o indirectamente, cesarán de inmediato en el desempeño de sus respectivos cargos, y quedarán inhabilitados por diez años para el ejercicio de toda función pública.
“O cidadão que tenha desempenhado a titularidade do Poder Executivo não poderá ser presidente ou indicado. Quem transgredir essa disposição ou propuser a sua reforma, assim como aqueles que o apoiarem direta ou indiretamente, perderão imediatamente seus respectivos cargos e ficarão inabilitados por dez anos para o exercício de qualquer função pública”
O artigo da constituição hondurenha reza que quem tentar reformar a constituição para que se permita a re-eleição e tiver cargo público perderá IMEIDATAMENTE este cargo. Portanto, não há processo, não há julgamento.
O Zelaya incorreu neste artigo e perdeu, imediatamente, o cargo.
Simples assim.
É certo que as Forças Armadas, ao executarem o mandado de prisão, extrapolaram os
limites aos quais se deviam circunscrever, ao expulsarem do país o presidente Zelaya.
No entanto, embora esse excesso configure uma nítida e inadmissível ilegalidade, não
tem, à evidência, o condão de contaminar o processo constitucional da substituição
presidencial, de modo a convertê-lo num ?golpe de Estado?.
Por conseguinte, abstraído o lamentável e condenável episódio da expulsão, cabe a
pergunta: onde estaria o tão decantado ?golpe de Estado?? Só na cabeça de
prestidigitadores sempre desejosos de transformar o quadrado em redondo, e o preto
em branco, e que, por meio da franca adoção de uma ?novilíngua jurídica?, pretendem,
à viva força, incutir no espírito alheio que a obediência à Constituição e às leis que
governam os Estados de Direito configura ?golpe de Estado?. Isso porque, embora não o
declarem abertamente, têm para si que Estado de Direito não passa de mera ilusão
burguesa?.
Mas, se isso pode adquirir foros de verdade, cabe, em contrapartida, por exigência de
um mínimo de lógica, indagar sobre como deveriam ser classificados os que, eleitos sob
a égide de uma Constituição que juraram defender, passam a usar o cargo como gazua
para arrombá-la, com o propósito de perpetuar-se no poder, metamorfoseando-se em
caudilhos e caudilhotes com vestes de ?democratas?. Qual seria o título a eles mais
adequado ? O de ?Defensores do Povo?, cujos interesses só eles, na sua onisciência,
conseguem detectar, ou o de ?Defensores da Democracia?, de acordo com sua particular
visão desse conceito, ou, ainda, de ?Duces? ou ?Fuhrers??
Antes de responder a essa pergunta, é mister, no entanto, não esquecer de que a
eleição pelo povo é apenas um vestibular, no qual não se encerram outras tantas
exigências dessa ?escola? que se chama Democracia. O eleito pelo povo há que respeitar
a Constituição e as leis do país, e não destruí-las aproveitando-se do poder de que se
investiu mercê da eleição. Eleição pelo povo não significa, por si só, alvará pleno para
que o eleito possa fazer tudo que bem entender, inclusive destruir a ordem
constitucional e, em consequência, a democracia, sob cuja égide se elegeu.
Outra expressão também trabalhada pela novilíngua e que entrou na moda consiste em
chamar o atual governo hondurenho de ?governo de facto?, com o nítido propósito de
contrapô-lo ao ?governo de jure?. Mas, se a investidura do governo substituto seguiu os
trâmites previstos na Constituição, por que ?governo de facto?? Se não for má-fé, ou
ignorância dos fatos, talvez isso deva ser debitado à retirada do ensino do latim em
nossas escolas.
Diz-se ainda ter havido um golpe militar ?com apoio do Ministério Público, da Suprema
Corte e do Congresso Nacional?. Ora, o que exsurge do relato dos fatos é exatamente o
contrário, ou seja, a Suprema Corte é quem decidiu pelo afastamento do presidente,
fazendo-o a requerimento do Ministério Público, com a aprovação do Congresso, tendo a
força militar sido requisitada pelo Poder Judiciário, nos termos do artigo 313 da
Constituição, para o fim de fazer cumprir a ordem judicial.
Se a deposição de um presidente é decretada pela Suprema Corte de um país soberano,
em que se baseiam outros países para arrogar-se o direito de, certamente sem ao
menos terem examinado os fatos com a necessária atenção, desrespeitar o Poder
Judiciário e a própria soberania do país no qual ocorreu a deposição, qualificando de
?golpe? os atos praticados conforme a Constituição? É interessante notar como certas
figuras, de tão acostumadas a desrespeitar o seu próprio Estado de Direito sem que
nada lhes aconteça, não conseguem se dar conta de que, em outros países, ainda que
insignificantes em termos territoriais, possa haver cidadãos menos frouxos, com
coragem e vontade política suficiente para fazer vingar as instituições e as leis ali
imperantes.
Por outro lado, o fato de em Honduras a deposição do presidente não ser feita por meio
de impeachment, tal como no Brasil ou nos EUA, em nada altera a questão, porquanto a
questão relevante consiste em verificar se o processo constitucionalmente previsto para
tal fim em cada país foi respeitado, até porque cabe a cada país escolher, para o fim de
que se trata, a sistemática e o conjunto de normas que melhor se adapte às suas
características político-jurídicas.
Precisamos pensar com nossos próprios neurônios e procurarmos a verdade, ainda que
isso possa ser cansativo e consumir tempo. Do contrário, os verdadeiros democratas, os
que prezam o Estado de Direito, constatarão que será muito tarde ?quando a ficha lhes
cair?.
Um grande abraço em minha cidade natal(Cruzeiro do Sul- 28 de Setembro) pelos seus 105 anos, mas pra minha familia este é sempre um dia de reflexões pois neste mesmo dia em 1971 tivemos perdas irreparáveis: Minha avó Ermengarda Souza Moura Dias e Raimundo Vieira da Costa(genro de minha vó)se foram num terrível acidente aéreo em Sena Madureira, assim claro como tantas outras famílas ficaram enlutadas naquele fatídico dia.
Vingador você esqueceu o narcotraficante Uribe, dica de leitura:
http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/blog/caixazero/?id=920718
sugiro outras publicações disponíveis nas Bancas, o Blog do tio Rei tá meio "caído", Veja, Contigo, Caras devem estar no mesmo patamar.
Se liga brother
Ontem à noite, estava na Rede Vida o Professor e Sumidade Jurídica Ives Gandra Martins sendo entrevistado e o pensamento dele, que tem estudado há anos as constituições de diversos países do mundo é de que "não houve golpe". Há uma cláusula pétrea na Constituição Hondurenha que sequer permite a alguém "pensar, quanto mais sugerir" uma mudança no sentido de prorrogar mandatos políticos, para perpetuação no poder, cuja pena é a perda do cargo em qualquer nível, seja presidente ou faxineiro. Quem queria dar um golpe era o Zelaya e está tendo apoio de escrotos como Hugo Chaves, que jogou esta enorme bomba na mão do ingênuo Lula. Só que a ingenuidade de Lula acaba quando ele quer fazer disso uma oficina para um possível golpe desses no Brasil, caso Dilma não decole. É só isso. No mais o Brasil não tinha que meter a colher no prato dos outros, agora a m... está feita. Este negócio de Lula "não negociar com golpistas" é puro "jogo de cena" e fricote.
Bravo! Esse menino quase tira todas as dúvidas, porém me arrepia quando penso numa criança sendo manipulada para satisfazer um sistema. Daí , vem novamente o questionamento: qual a relação política do Brasil com Honduras, a ponto do Lula emitir sua decisão dizendo que para o Brasil Manuel Zelaya ainda é presidente: mas pavorosa fico, quando penso na “guerra dos morros” brasileiro que só se intensificou na administração de Lula. Paro por aqui, para refletir um pouco mais e fazer um comentário mais maduro, pois de política externa nada compreendo...
Adiante! Brasil para a Revolução também! o socialismo brasileiro do presidente Lula, talvez tenha influenciado o menino que está contra o golpe.
Ser retirado do poder por todas as esferas da justiça Hondurenha, não significa nada, principalmente quando se compara com: Senado, Congresso, e STF (olhe o que são essas esferas em nosso país: o que fizeram com nosso senador acriano nada mais foi do quer um ato fascista. O José Sarney não tem maturidade política maior, ou melhor do quer o Senador Tião, tudo não passou da ditadura da democracia brasileira ). Ainda mais: nós temos péssimos exemplos também da justiça brasileira é só memorizar fatos recente, onde o Presidente delibera e consuma todos os fatos: quem somos nós para nos meter nos países alheios: certíssimo, pois nós não temos exemplo interno de um sociedade socialmente democrática e justa, nem poder bélico, se necessário fosse, para intervir na política interna seja lá que pais fosse.
O Presidente Lula nada mais é do que um fã de Geoge Buch: está querendo imitá-lo para ganhar fama (poder).
Cacei, cacei (busquei) maturidade para um comentário mais útil e não encontrei, então lembrei de minhas leituras com Gilles Deleuze que acredita firmemente que o caos numa sociedade é sempre uma manifestação de infantilismo. Então, Bravo! Brevíssimo para o menino! Esse menino, mesmo sendo manipulado, não esconde a verdadeira história em que o país se encontra, pois deixou bem claro que até a Igreja apoio o golpe: “o papa é pop e papa tudo”, gente querem fascismo pior do que o da religião: a hipocrisia religiosa sustenta qualquer sistema ditatorial... portanto, um puro ato fascista e tirânico!
Quem compara Manuel Zelaya a Hugo Chaves, Rafael Correia e Evo Morales, ótimo, é ele mesmo que queremos no poder, para não permitir o domínio militarista de Álvaro Uribe em outros países. Não é porque Buch está fora do poder que devemos relaxar para as interferência externas: nós estamos num, acredito eu, momento ainda muito influenciado pelo militarismo americano de Gerge Buch... todo cuidado é pouco!
Esses blogueiros (Dias e Vingador) também acreditam em Bicho Papão e "homem do saco"? Estão "lendo" muito e ainda justificam juridicamente "cláusula pétrea", humpf!
Em que mundo vcs vivem? Golpe é golpe em qualquer lugar, não me venham com argumentos do Alexandre Garcia, Bóris Casoy et caterva, já estou farto deles. Investiguem quantas cláusulas pétreas o Fernando Henrique quebrou para se reeleger? Quantas o "aliado preferêncial" mor dos EUA, Álvaro Uribe está quebrando para também se reeleger e instalar bases militares dos EUA naquele País? Como foi que FHC quebrou o monopólio do petróleo e desconstitucionalizou o princípio da prospecção de nossos minérios? Vcs sabem que o povo nunca foi consultado, que ele comprou votos e entregou o patrimônio nacional aos capitais estrangeiros, ou acham que a Vale foi bem vendida por 2,5 bi quando em menos de dez anos já está cotada em 250 bi?
Adiante rapazes!
Mais do mesmo, porém mostrando como é que se tem moral, segura essa:
http://www.elpais.com/articulo/opinion/Brasil/crisis/Honduras/elpepiopi/20090930elpepiopi_5/Tes
Bem,
Sei que o blog não é meu, mas será que o dias do blog não se contenta em escrever em seu blog?
Acredito que se eu tivesse um blog só passaria aqui pra ler e nunca pra comentar ainda mais no nome do blog...rsrsrs
Bem,
José Sávio primeiro não sou blogueiro, apenas comento aqui porque gosto do que o Altino publica. Quanto ao fato do Uribe tentar um terceiro mandato acho deplorável, acredito que os homens necessitam mais da pátria do que a pátria dos homens, principalmente aqueles que a querem como sua propriedade, sou contra a reeleição acredito no mandato de cinco anos e pronto.
O problema é que a maioria dos “esquerdistas” (que coisa fora de moda) acham que só eles servem para administrar um país e fazem de tudo para se perpetuarem no poder nem que para isso paguem mensalão, andem com dólares na cueca, superfaturem obras ou criem uma guerrinha civil entre os seus.
Não se engane se o Brasil não possuísse instituições fortes o Lula nunca nos deixaria, estaríamos na situação da Venezuela que só empobreceu com o Coronel, além do mais se FHC errou ele já está no ostracismo e isso vai acontecer com o Lula também. Se ele fez tudo o que você falou o Lula deu a Petrobrás de presente pro Evo.
Alternância de poder é primordial em uma democracia
Golpe, que golpe? Em Honduras? Fala sério. O tal do Zelaya foi destituido do poder dentro da legalidade e amparado pela Constituição que ele procurava rasgar.
Tá certo vingador, apesar de vc ter me sacaneado lá atrás, tô contigo.
Ostracismo FHC?Ele é considerado por pessoas inteligentes claro um dos interlectuais mais influentes do mundo,pra ser mais preciso o 35º,faz palestras no mundo inteiro, quanto ao LULA, esse só futuro dirá.
Altino,
Está certo que a tolerância é uma virtude, mas a sua está além da conta.
Você permite que essas malas que tem blog (e que ninguém lê) usem e abusem do seu e da nossa paciência. Afinal quando acessamos o seu blog queremos ler seus artigos e não a opinião desses chatos sem “disconfiômetro”.
Você é um cidadão livre, com direito a expressar suas opiniões baseado naquilo que você consegue perceber do mundo em que vive, seja através de observação, vivência, informação, comunicação.
A forma como você percebe o mundo está diretamente relacionada com o seu nível de informação, recebido diretamente pelos canais de comunicação de que dispõe e socialmente influenciado pelo que vivencia, pelo que observa, pelo que ouve.
Se você é milionário, o som do brinde de champagne em taças de cristal lhe é comum.
Se você é favelado, o som de tiros de AR15 lhé é inconfundível.
O acesso à informação é tudo.
O político é corrupto, desonesto, ladrão.
Ele desvia, rouba, furta e usufrui os bens do estado em favor próprio. E os bens que são desviados deixam de se transformar em saúde, segurança, trabalho, comida, estradas, transporte, educação.
Os bens usurpados do estado deixam de servir a população que os gera.
A maior parte da população fica sem saúde.
A maior parte da população fica sem segurança.
A maior parte da população fica sem trabalho.
A maior parte da população fica sem comida.
A maior parte da população fica sem estrada.
A maior parte da população fica sem transporte.
A maior parte da população fica sem educação.
E a falta de educação só permite que as pessoas percebam o mundo através do conceito formado pelo seu poder de observação, da sua vivência, da informação que recebem e dos canais de comunicação que têm a disposição.
E, assim, o som do brinde de champagne em taças de cristal continua comum a poucos, enquanto os tiros de AR15 se tornam cada vez mais inconfundíveis para muitos.
E você é um cidadão livre, com direito a expressar suas opiniões.D. Bia eu vivo num país democrático, se a srª vive num estado onde as pessoas são oprimidas , paciência.
Pobrezinho. O pai dessa criança deveria ser punido por permitir que seu filho se iguale aos guerreiros infantis dos Aiatolás.
Bem, ("Vingador" e Dias) há pessoas que continuam denominando o Golpe civil-militar de 1964 no Brasil de "Revolução de 64", recentemente a Folha de São Paulo classificou esse período como "Ditabranda" e assim vamos encontrando opinião diferentes para fatos diversos. Mesmo existindo aqueles que não acreditam na existência da bipolaridade entre esquerda e direita, eu vou continuar achando que existe, quase nos mesmos moldes do período em que o conceito foi construído na Revolução Francesa. Mas, não se encabulem, há pessoas que também não acreditam em assimetrias sociais criadas pelos homens, para esses as castas na Índia, a existencia de escravidão (clássica e colonial), dos servos e senhores no feudalismo, da mão invisível do liberalismo, tudo isso é criação de Deus. O que podemos fazer?
Prezado BLOG DIAS,
Há pessoas que de fato pensam que percebem tudo a sua volta, e a dinâmica que compõem os fatos. Como pensam que sabem tudo, não são capazes de perceber o “outro”. Desse modo também não são capazes de expressar com clareza e lógica suas idéias, e em geral ignoram o espaço que ocupa m e que se situam.
São pessoas que estão sempre tentando expressar-se de forma confusa e desconexa através de uma retórica de efeito sem padrão e aleatória. Também nunca conseguem estabelecer uma ordem na confusão de seus sentimentos.
Por tudo isso é muito importante saber que em qualquer espaço livre, de qualquer dinâmica nunca podemos perder a percepção do outro. Isso não é uma questão de Democracia, de opressão ou de oprimido, é uma questão de educação, civilidade e urbanidade.
Afinal “o preço da liberdade é a eterna vigilância”.
A Srª escreveu que queria ler os artigos e não saber das opiniões dos outros, sugerindo para que o blogueiro não publicasse os comentários, fique a srª sabendo que o salário de um blogueiro são os comentários. Outra coisa, eu não sou rabeta pra ser comandado pelo rabo.
A sociedade humana D. Bia é formada de pessoas que têm necessidade umas das outras para expressar suas opiniões, desejos para continuar a espécie , buscar seus objetivos
e realizar sonhos.
Sem as comunidades o homem não se organizaria e não sobreviveria. É o outro que ajuda na busca por alimento e abrigo. Seja da forma mais simples, quando o pequeno agricultor planta e colhe. Seja através do que constrói, do que cuida de doenças, do que educa. Enfim, uma imensa corrente permite que o ser humano nasça, cresça, viva. O mundo moderno exige cada vez mais que essa ajuda seja diária, porém ela é imperceptível para muitos.
Seres humanos têm necessidades materiais e espirituais. Cada um precisa de afeto, atenção, carinho, respeito. Todos têm uma fé e esperança que o ajudam no dia-a-dia. Com isso adquirem forças, muitas vezes, até sobrenaturais. E conseguem transpor montanhas.
Viver em sociedade é uma necessidade vital para o ser humano. Uma pessoa rica que se isola em uma ilha, porque lá tem alimentos suficientes para seu sustento, não estará bem. Ela sentirá falta de alguém para lhe fazer companhia. Será triste e sozinha, necessitará de alguém. Ninguém é uma ilha.
Precisamos, porém, de uma sociedade organizada, para que todos vivam satisfatoriamente. Uma sociedade justa, onde todas as pessoas possam ter oportunidades e aproveitá-las. Benefícios e encargos distribuídos. Direitos respeitados e deveres assumidos. Responsabilidades e limites, na medida certa.
Tenhamos sempre a esperança que estamos aprendendo a viver em sociedade. Afinal, cumprimos o nosso papel a cada amanhecer!? Assim caminha a humanidade...
Não farei mais comentários,tchau e desculpe se ofendi alguém.
Esse dias é muito sabido,né?Parabéns cara.
Más o negócio é o seguinte,quer dizer que vai ser a sim daqui pra frente,qualquer cara(presidente)que queira mudar um artigo na constituição vai ser caçado,expulso e ameaçado de prisão???
Não podemos agir assim,ele fez um pedido,se o congresso disse não,blz,é só tentar outra vez 1 referendo,plebiscito ou coisa do genero.
Agora eu pergunto a todos vocês que apoiam a deposição do Zelaya.
Quando o collor foi sacaneado,foi deposto,foi necessário o uso do exercito para tirar ele da cama em plena madrugada,sem ter tempo de pegar nada pessoal e já foi expulso do país,aconteceu isso com ele???
Más foi isso que aconteceu com o Zelaya,ele pediu para mudar um simples artigo na constituição,vale lembrar que lá é só um mandato,se fosse assim éra para o fhc ter sido deposto.
Ai o zelaya tava lá dormindo com a primeira dama,ai derrepente a porta é arrombada e soldados do exercito,o tiram da cama,e dizem para ele sair do país,se ele não sair ele é preso.
Vocês acham que isso é legal?Éssa é a melhor forma de tirar alguem do poder?com o collor foi assim tambem?
Não podemos inventar um outro nome para o que se é chamado de golpe,não podemos.
Então vamos fazer assim,vamos derrubar qualquer presidente que queira mudar um pedaço da constituição,pode ser pétrea ou de outro genero.
E o novo governo já fechou uma emissora de rádio,invadiu uma tv tirou todos os equipamentos(ai não da de funcionar,né?)Corta regurlamente a agua a luz e o telefone da embaixada brasileira,fechou a rua da embaixada,o pessoal da oea foi lá em honduras e não pode entrar,o povo tem hora certa para sair da rua,os direitos constitucionais já foram rompidos,e agora...eles precisam fazer o que mais...para que nós possamos chamar aquilo lá................De GOLPE.
Patrick Leon
Bem,
Patrick, bia, melhor do Quinarí e a quem interessar possa, o problema de vocês é que confundem tudo que falamos, não vi aqui ninguém defendendo escravidão, casta, revolução de 64.
O que estamos discutindo é a deposição de um presidente que quer mudar uma causa pétrea da constituição de um país, que foi introduzida ali para evitar a perpetuação de políticos de esquerda e de direita, entendeu? Em qualquer caso eu posso desenhar....
Em relação a revolução que muitos chamam de ditadura é sim uma ditabranda se comparada a todas as ditaduras de esquerda de Stalin a Hugo Chaves, tem mais pra mim essa onde de que lutou pela fim da ditadura não isenta ninguém de cometer erros no presente ou no futuro.
Outra coisa se eu tivesse lutado contra a chamada ditadura teria vergonha de receber uma indenização por parte do governo, afinal estava lutando por um ideal e ideal não tem preço, lutaram por que quiseram não foram forçados, lutaram por querer aqui uma ditadura stanilista ou trotskista e neste caso já sabemos no que iria terminar, milhões e milhões de mortos.
يا إلهي
oh my god,
Oh, Dios mío
невероятный
Querido,
aqui está o texto da "maravilhosa e muito bem escreita" CONSTITUCION POLITICA DE LA REPUBLICA DE HONDURAS, sugiro atenção e isenção na hora de analisar a fundo os artigos 239, 373 e 374. Espero que cada um faça seu próprio juizo, eu disse PRÓPRIO, sem observar o que dizem certos jornalistas cabeça furada Brasil afora, notadamente no Sudeste. Desculpe a alugação Altino.
Foi mau,
faltou o link da cont hondurenha:
http://pdba.georgetown.edu/Constitutions/Honduras/hond05.html
Só uma pergunta aos sabidos em constituição hondurenha que estão dizendo que não houve golpe: no caso de deposição, quem deveria assumir a presidência?
e outra perguntinha: Pq (além de tirar da cama e ainda de pijamas levar para outro pais) tiveram a cara de pau de ler uma carta de renuncia, supostamente escrita pelo Sr. Zelaya???
Vilmar, eu escrevi que não comentaria mais nesse tópico, mas vou tentar lhe responder quem deveria assumir a presidência no caso de deposição em honduras, e sabe quem deveria assumir? Quem assumiu(Roberto Micheletti, pois o Vice President Ernesto Elvin Santos se demitiu em Dezembro de 2008 para concorrer à presidência, então o presidente do Congresso Nacional assumiu.QSL?see you later!
Porque será que todos os países do mundo condenaram o golpe, inclusive a ONU, a OEA e até os EUA e só aqui no Brasil os meios de comunicação e alguns "elementos bem informados" ficam inventando defesas?
Patrick Leon,quem quiser visitar o meu blog é o quinarinoar.blogspot.com
Estou muito surpreso,jamais imaginaria que aqui na nossa terra tinha tantos entendedores da constituição hondurenha,isso é bom.
Gostaria de dizer que admiro o chavez,mais não sou seu fã,muito menos fã do socialismo.
Más sou a favor das eleições em que o candidato pode se candidatar enquanto quiser,e lá em honduras,só é uma vez,o que o Zelaya fez foi a mesma coisa que o fhc fez.
O micheletti,não vou com a cara dele,e para aqueles que dizem que ele queria combater um discipulo do chavez em Honduras,é simples,ele esta fazendo a mesma coisa que o chavez faz,fechou rádio,tv e pior,que lá na venezuela pode se protestar.
Então isso foi um golpe e se não intervirmos com nóssas forças armadas,isso se tornara uma ditadura.
Patrick Leon,quem quiser visitar o meu blog é o quinarinoar.blogspot.com
Estou muito surpreso,jamais imaginaria que aqui na nossa terra tinha tantos entendedores da constituição hondurenha,isso é bom.
Gostaria de dizer que admiro o chavez,mais não sou seu fã,muito menos fã do socialismo.
Más sou a favor das eleições em que o candidato pode se candidatar enquanto quiser,e lá em honduras,só é uma vez,o que o Zelaya fez foi a mesma coisa que o fhc fez.
O micheletti,não vou com a cara dele,e para aqueles que dizem que ele queria combater um discipulo do chavez em Honduras,é simples,ele esta fazendo a mesma coisa que o chavez faz,fechou rádio,tv e pior,que lá na venezuela pode se protestar.
Então isso foi um golpe e se não intervirmos com nóssas forças armadas,isso se tornara uma ditadura.
a bom...
mais uma coisa então, já estão tão por dentro assim...
a deposição foi por processo administrativo ou impeachment?
Eu Nasci Há 10 Mil Anos Atrás e não sou uma Metamorfose Ambulante, simplesmente sou um Maluco Beleza:
Enquanto você
Se esforça pra ser
Um sujeito normal
E fazer tudo igual...
Eu do meu lado
Aprendendo a ser louco
Maluco total
Na loucura real...
Controlando
A minha maluquez
Misturada
Com minha lucidez...
Vou ficar
Ficar com certeza
Maluco beleza
Eu vou ficar
Ficar com certeza
Maluco beleza...
E esse caminho
Que eu mesmo escolhi
É tão fácil seguir
Por não ter onde ir...
Controlando
A minha maluquez
Misturada
Com minha lucidez
Eeeeeeeeuu!...
Controlando
A minha maluquez
Misturada
Com minha lucidez
Vou ficar
Ficar com certeza
Maluco beleza
Eu vou ficar
Ficar com certeza
Maluco beleza
Eu vou ficar
Ficar com toda certeza
Maluco, maluco beleza...
vilmar , cuidado com o bafõmetro.rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrrs
Responder a pergunta do José Sávio:
Eles defendem o golpe hondurenho,por que em primeiro lugar nós temos aqui no Brasil uma oposição que só pensa em fazer o errado,se o Lula tivese negado o abrigo,eles estariam criticando o Lula,em segundo lugar nós temos uma imprensa que apoia os golpes militares,liderada pela globo e a record,que querendo ou não querendo apoiaram a ditadura e acham legal esses lances de golpe de estado.
Pelo fato de eleição presidencial querem manipular o povo com a idéia que o Lula esta se metendo aonde não é chamado.
Todo esse apoio é uma manipulação da midia contra o governo Lula.
quinarinoar.blogspot.com
concerteza foi golpe e a midia esta manipulando para que não acreditemos que tenha sido um golpe.
zelaya é o presidente e ponto final
Postar um comentário