segunda-feira, 10 de agosto de 2009

DOUTORA HONORIS CAUSA

Para o jornalista Vitor Hugo Soares, na Bahia e no Acre Marina Silva dá impressão de despedida do PT



"A senadora Marina Silva (PT-AC), ex-ministra do Meio Ambiente, que está em Salvador, recebeu na manhã desta segunda-feira(10), o título de Doutora Honoris Causa da Universidade Federal da Bahia (Ufba). O governador Jaques Wagner (PT) participou da cerimônia que ganhou forte apelo político nos últimos dias na Bahia, além do sentido acadêmico original.


Professores, estudantes, políticos e militantes do PT e do PV dividiram todos os espaços do auditório da histórica Faculdade de Medicina da UFBA, no Terreiro de Jesus, a primeira escola de estudos médicos do País. Jaques Wagner, emociopnado como a maioria do público, disse que está acostumado a homenagear muitas pessoas, mas que a senadora, que ele chamou de “irmã”, merecia essa homenagem por “sua densidade, conteúdo”. A senadora Marina Silva também ministrou a aula magna de início do segundo semestre da Ufba.

Antes de desembarcar na capital baiana, Marina já havia vivido fortes emoções no final de semana no Acre, seu estado natal, que ela representa no senado. A revista digital Terra Magazine informa: durante as 32 horas que permaneceu em Rio Branco (AC) para ouvir familiares, amigos e aliados políticos a respeito do convite para trocar o PT pelo PV, o comportamento da senadora Marina Silva (PT-AC), ex-ministra do Meio Ambiente, “deixou em todos os interlocutores a certeza de que será mesmo candidata a presidente da República”.

“Foram horas marcadas por ansiedade, choro e ranger de dentes. Em várias ocasiões, a senadora e seus aliados não conseguiram controlar a emoção. Choraram ao relembrar de fatos que foram permeados por apelos para que permaneça no PT”, assinala o Blog da Amazonia, do jornalista Altino Machado, no texto reproduzido pela TM.

Marina, Evangélica da Assembléia de Deus, tem jejuado e pediu a várias pessoas para que dobrem os joelhos em oração para que Deus a ilumine e mostre o melhor caminho, informa ainda a matéria do Blog da Amazõnia que Terra Magazine reproduz.

TANTAS EMOÇÕES – Durante as conversas, Marina Silva várias vezes se referiu ao PT como “o nosso partido”, mas um apelo evidenciou ainda mais a disposição dela de se desfiliar da legenda para estabelecer uma nova fase na sua trajetória política, informa Altino Machado.

- Vocês não precisam me acompanhar. Permaneçam no PT e mantenham a coesão da [coligação] Frente Popular do Acre para que possam ser ampliadas as conquistas até aqui alcançadas nos três mandatos consecutivos de nosso partido. Esse é um projeto político que tem dado certo no Estado – afirmou.

A primeira conversa de Marina Silva foi com a família dela, logo após desembarcar em Rio Branco na tarde sexta-feira. Parte da família veio do seringal Bagaço, onde a senadora nasceu. Prevaleceu entre todos o ponto de vista de “seu” Pedro, o pai dela, de que “o que ela decidir está decidido”.

A senadora se reuniu posteriormente com o governador Binho Marques (PT), a quem considera o maior amigo de sua vida, além de ser o principal aliado político dela. Marques a conheceu por acaso há mais de 28 anos, quando Marina estava grávida da filha Shalom e caiu. Ele a ajudou a se reerguer do chão e desde então fizeram parte de um grupo de teatro como atores, sendo que ela gostava mesmo era de costurar as roupas do figurino. Começaram a militância no PT e cursaram história na Universidade Federal do Acre.

Filho de uma família de classe média, considerado o “riquinho” do grupo, foi Marques quem pagou a inscrição dela na universidade, comprava livros e com quem compartilhou lutas no movimento estudantil. Nos últimos dias, o governador tem sido procurado por petistas de alto coturno que apelam para que ajude a dissuadir Marina Silva da aparente disposição de abandonar seus 30 anos de militância no PT.

- Tenho que ser sincero: a luta da Marina tem ganhado um projeção cada vez maior no cenário nacional e mundial. Nós não temos a menor possibilidade de pressioná-la para mudar o que pensa e faz – é o que tem respondido de essencial o governador.

(Postado por Vitor Hugo Soares, em Salvador(BA), com informações do Blog da Amazonia e Terra Magazine, onde a íntegra do texto de Altino pode ser lida).

Vitor Hugo Soares escreve no Bahia em Pauta, Terra Magazine e Blog do Noblat.

Nenhum comentário: